Mobilidade urbana de Porto Alegre/RS : a participação atual e o interesse pela adesão à MODALIDADE cicloviária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Henrique Wobeto Niederauer da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78299
Resumo: O crescimento das grandes cidades implica em maiores distâncias e tempos de deslocamento. Com isso, é comum o surgimento de problemas de mobilidade urbana como, por exemplo, congestionamentos, baixa aderência ao transporte coletivo e baixa qualidade das vias urbanas. Inserido neste contexto a utilização de meios de transporte não motorizados tem apresentado uma demanda crescente em diversas cidades do mundo. O presente trabalho apresenta uma estimativa de número de usuários da modalidade cicloviária para a cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, por meio de uma pesquisa de preferência. Através da revisão da literatura que aborda temas de mobilidade urbana, contextualizou-se o problema e adotaramse critérios para o delineamento da pesquisa de preferência. A pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira etapa visou à obtenção dos dados para a referida estimativa e abrangeu a elaboração, o teste e a aplicação do questionário de pesquisa de preferência. Foram obtidas 618 respostas, das quais 565 foram válidas para o estudo e divididas entre 243 de mulheres e 322 de homens. Na etapa subsequente, os dados foram formatados, selecionados e analisados. Verificou-se que os quatro modos de transporte mais utilizados pelos respondentes são, respectivamente, ônibus, automóvel (motorista), a pé e bicicleta. Os deslocamentos diários totais, para a maioria dos respondentes, são de até 30 km e levam até 2 horas para serem percorridos. Dos respondentes que informaram fazer algum uso da bicicleta, os do gênero masculino apresentaram maior proporção de utilização da bicicleta para fins de transporte bem como maior frequência de uso da bicicleta. Para ambos os gêneros verificou-se que não houve influência significativa da instituição da Lei Complementar n. 626 com o início da utilização da bicicleta, porém há uma parcela considerável de respondentes que informou estímulo ao uso da bicicleta quando do estabelecimento do sistema de aluguel de bicicletas Bike PoA. O estudo apontou grande potencial da modalidade cicloviária para a cidade de Porto Alegre, indicando a possibilidade de se atingir índices de utilização próximos aos de países exemplares na utilização de bicicletas.
id UFRGS-2_954e106185b0e86bcff45a7fdee76704
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78299
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Pedro Henrique Wobeto Niederauer daSenna, Luiz Afonso dos Santos2013-09-24T01:46:03Z2013http://hdl.handle.net/10183/78299000896990O crescimento das grandes cidades implica em maiores distâncias e tempos de deslocamento. Com isso, é comum o surgimento de problemas de mobilidade urbana como, por exemplo, congestionamentos, baixa aderência ao transporte coletivo e baixa qualidade das vias urbanas. Inserido neste contexto a utilização de meios de transporte não motorizados tem apresentado uma demanda crescente em diversas cidades do mundo. O presente trabalho apresenta uma estimativa de número de usuários da modalidade cicloviária para a cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, por meio de uma pesquisa de preferência. Através da revisão da literatura que aborda temas de mobilidade urbana, contextualizou-se o problema e adotaramse critérios para o delineamento da pesquisa de preferência. A pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira etapa visou à obtenção dos dados para a referida estimativa e abrangeu a elaboração, o teste e a aplicação do questionário de pesquisa de preferência. Foram obtidas 618 respostas, das quais 565 foram válidas para o estudo e divididas entre 243 de mulheres e 322 de homens. Na etapa subsequente, os dados foram formatados, selecionados e analisados. Verificou-se que os quatro modos de transporte mais utilizados pelos respondentes são, respectivamente, ônibus, automóvel (motorista), a pé e bicicleta. Os deslocamentos diários totais, para a maioria dos respondentes, são de até 30 km e levam até 2 horas para serem percorridos. Dos respondentes que informaram fazer algum uso da bicicleta, os do gênero masculino apresentaram maior proporção de utilização da bicicleta para fins de transporte bem como maior frequência de uso da bicicleta. Para ambos os gêneros verificou-se que não houve influência significativa da instituição da Lei Complementar n. 626 com o início da utilização da bicicleta, porém há uma parcela considerável de respondentes que informou estímulo ao uso da bicicleta quando do estabelecimento do sistema de aluguel de bicicletas Bike PoA. O estudo apontou grande potencial da modalidade cicloviária para a cidade de Porto Alegre, indicando a possibilidade de se atingir índices de utilização próximos aos de países exemplares na utilização de bicicletas.application/pdfporEngenharia civilMobilidade urbana de Porto Alegre/RS : a participação atual e o interesse pela adesão à MODALIDADE cicloviáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2013Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000896990.pdf000896990.pdfTexto completoapplication/pdf19887323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78299/1/000896990.pdfb6be3914ca3f489da3cd0406bd44024fMD51TEXT000896990.pdf.txt000896990.pdf.txtExtracted Texttext/plain124519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78299/2/000896990.pdf.txt1c7090c5e63be0e10c5552dd10caeac7MD52THUMBNAIL000896990.pdf.jpg000896990.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78299/3/000896990.pdf.jpg4e4da50f9c494d90d05e433db78e41c2MD5310183/782992018-10-15 09:14:24.724oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78299Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:14:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mobilidade urbana de Porto Alegre/RS : a participação atual e o interesse pela adesão à MODALIDADE cicloviária
title Mobilidade urbana de Porto Alegre/RS : a participação atual e o interesse pela adesão à MODALIDADE cicloviária
spellingShingle Mobilidade urbana de Porto Alegre/RS : a participação atual e o interesse pela adesão à MODALIDADE cicloviária
Silva, Pedro Henrique Wobeto Niederauer da
Engenharia civil
title_short Mobilidade urbana de Porto Alegre/RS : a participação atual e o interesse pela adesão à MODALIDADE cicloviária
title_full Mobilidade urbana de Porto Alegre/RS : a participação atual e o interesse pela adesão à MODALIDADE cicloviária
title_fullStr Mobilidade urbana de Porto Alegre/RS : a participação atual e o interesse pela adesão à MODALIDADE cicloviária
title_full_unstemmed Mobilidade urbana de Porto Alegre/RS : a participação atual e o interesse pela adesão à MODALIDADE cicloviária
title_sort Mobilidade urbana de Porto Alegre/RS : a participação atual e o interesse pela adesão à MODALIDADE cicloviária
author Silva, Pedro Henrique Wobeto Niederauer da
author_facet Silva, Pedro Henrique Wobeto Niederauer da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Henrique Wobeto Niederauer da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Senna, Luiz Afonso dos Santos
contributor_str_mv Senna, Luiz Afonso dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
topic Engenharia civil
description O crescimento das grandes cidades implica em maiores distâncias e tempos de deslocamento. Com isso, é comum o surgimento de problemas de mobilidade urbana como, por exemplo, congestionamentos, baixa aderência ao transporte coletivo e baixa qualidade das vias urbanas. Inserido neste contexto a utilização de meios de transporte não motorizados tem apresentado uma demanda crescente em diversas cidades do mundo. O presente trabalho apresenta uma estimativa de número de usuários da modalidade cicloviária para a cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, por meio de uma pesquisa de preferência. Através da revisão da literatura que aborda temas de mobilidade urbana, contextualizou-se o problema e adotaramse critérios para o delineamento da pesquisa de preferência. A pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira etapa visou à obtenção dos dados para a referida estimativa e abrangeu a elaboração, o teste e a aplicação do questionário de pesquisa de preferência. Foram obtidas 618 respostas, das quais 565 foram válidas para o estudo e divididas entre 243 de mulheres e 322 de homens. Na etapa subsequente, os dados foram formatados, selecionados e analisados. Verificou-se que os quatro modos de transporte mais utilizados pelos respondentes são, respectivamente, ônibus, automóvel (motorista), a pé e bicicleta. Os deslocamentos diários totais, para a maioria dos respondentes, são de até 30 km e levam até 2 horas para serem percorridos. Dos respondentes que informaram fazer algum uso da bicicleta, os do gênero masculino apresentaram maior proporção de utilização da bicicleta para fins de transporte bem como maior frequência de uso da bicicleta. Para ambos os gêneros verificou-se que não houve influência significativa da instituição da Lei Complementar n. 626 com o início da utilização da bicicleta, porém há uma parcela considerável de respondentes que informou estímulo ao uso da bicicleta quando do estabelecimento do sistema de aluguel de bicicletas Bike PoA. O estudo apontou grande potencial da modalidade cicloviária para a cidade de Porto Alegre, indicando a possibilidade de se atingir índices de utilização próximos aos de países exemplares na utilização de bicicletas.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-24T01:46:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78299
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000896990
url http://hdl.handle.net/10183/78299
identifier_str_mv 000896990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78299/1/000896990.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78299/2/000896990.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78299/3/000896990.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b6be3914ca3f489da3cd0406bd44024f
1c7090c5e63be0e10c5552dd10caeac7
4e4da50f9c494d90d05e433db78e41c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224453428871168