A cooperação brasileira na área da educação nos PALOPs no período 2000-2012 : principais atores e projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ullrich, Danielle Regina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carrion, Rosinha da Silva Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104974
Resumo: A partir da perspectiva da cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento, discursivamente apresentada como um processo de parceria entre países semiperiféricos e periféricos para fins de vantagens mútuas, o presente artigo, de natureza teórica, tem por objetivo provocar a reflexão acerca dos termos em que está se dando a cooperação entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs). Para tal, apresenta os projetos e investimentos realizados pelo Brasil, nos últimos doze anos, no conjunto dos PALOPs, notadamente na área de educação, com destaque para os atores por eles responsáveis. Os dados coletados revelam que 77,45% dos projetos de cooperação brasileira na África estão sendo realizados nesses países e que a área da educação é que mais está recebendo recursos (15,53%), alocados, principalmente, em formação profissional, alfabetização e formulação de políticas públicas para a educação. A conclusão a que se chega é que o direcionamento das ações de cooperação está em consonância com objetivos e estratégias da Política Externa Brasileira (PEB), refletindo tanto os objetivos de natureza política e econômica almejados pelo país quanto as questões de natureza cultural referentes à proximidade linguística e à matriz colonial comum ao Brasil e aos referidos países lusófonos.
id UFRGS-2_251f056a77bd82777f6a9264a7e560ca
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104974
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ullrich, Danielle ReginaCarrion, Rosinha da Silva Machado2014-10-25T02:15:38Z20140103-0620http://hdl.handle.net/10183/104974000932169A partir da perspectiva da cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento, discursivamente apresentada como um processo de parceria entre países semiperiféricos e periféricos para fins de vantagens mútuas, o presente artigo, de natureza teórica, tem por objetivo provocar a reflexão acerca dos termos em que está se dando a cooperação entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs). Para tal, apresenta os projetos e investimentos realizados pelo Brasil, nos últimos doze anos, no conjunto dos PALOPs, notadamente na área de educação, com destaque para os atores por eles responsáveis. Os dados coletados revelam que 77,45% dos projetos de cooperação brasileira na África estão sendo realizados nesses países e que a área da educação é que mais está recebendo recursos (15,53%), alocados, principalmente, em formação profissional, alfabetização e formulação de políticas públicas para a educação. A conclusão a que se chega é que o direcionamento das ações de cooperação está em consonância com objetivos e estratégias da Política Externa Brasileira (PEB), refletindo tanto os objetivos de natureza política e econômica almejados pelo país quanto as questões de natureza cultural referentes à proximidade linguística e à matriz colonial comum ao Brasil e aos referidos países lusófonos.From the perspective of South-South cooperation for development, discursively presented as a partnership process between peripheral and semi-peripheral countries for mutual benefit, this paper, theoretical, aims to provoke reflection about the terms on which are giving cooperation between Brazil and African Countries of Portuguese Official Language (PALOP). For such, it presents the projects and investments in Brazil over the last twelve years, in all the PALOPs, notably in the area of education highlighting the actors responsible for them. The data collected showed that 77.45% of the Brazilian cooperation projects in Africa, are being conducted in these countries, and the area of education that is getting more resources (15.53%) allocated mainly in vocational training, literacy and formulation of public policies. The conclusion reached is that the orientation of the actions of cooperation is in line with objectives and strategies of Brazilian Foreign Policy (PEB), reflecting both the goals of political and economic pursued by the country as issues of cultural nature in the face the linguistic proximity and common colonial matrix referred to Brazil and Portuguese-speaking countries.application/pdfporSociais e humanas [recurso eletrônico]. Santa Maria, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2014), p. 146-160DesenvolvimentoCooperação internacionalEducaçãoBrasilSouth-South cooperationEducationBrazilPALOPsA cooperação brasileira na área da educação nos PALOPs no período 2000-2012 : principais atores e projetosBrazilian cooperation in education with PALOPs (2000-2012) : main actors and projectsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000932169.pdf000932169.pdfTexto completoapplication/pdf329150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104974/1/000932169.pdf4f65d1640dc14c5cc196adbf015a261eMD51TEXT000932169.pdf.txt000932169.pdf.txtExtracted Texttext/plain50689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104974/2/000932169.pdf.txt9a3c67cabcbfde338a9390a1633b9103MD52THUMBNAIL000932169.pdf.jpg000932169.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104974/3/000932169.pdf.jpgbb8795e4ae822dbc630a25b59051c817MD5310183/1049742018-10-16 08:14:58.93oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104974Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:14:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cooperação brasileira na área da educação nos PALOPs no período 2000-2012 : principais atores e projetos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Brazilian cooperation in education with PALOPs (2000-2012) : main actors and projects
title A cooperação brasileira na área da educação nos PALOPs no período 2000-2012 : principais atores e projetos
spellingShingle A cooperação brasileira na área da educação nos PALOPs no período 2000-2012 : principais atores e projetos
Ullrich, Danielle Regina
Desenvolvimento
Cooperação internacional
Educação
Brasil
South-South cooperation
Education
Brazil
PALOPs
title_short A cooperação brasileira na área da educação nos PALOPs no período 2000-2012 : principais atores e projetos
title_full A cooperação brasileira na área da educação nos PALOPs no período 2000-2012 : principais atores e projetos
title_fullStr A cooperação brasileira na área da educação nos PALOPs no período 2000-2012 : principais atores e projetos
title_full_unstemmed A cooperação brasileira na área da educação nos PALOPs no período 2000-2012 : principais atores e projetos
title_sort A cooperação brasileira na área da educação nos PALOPs no período 2000-2012 : principais atores e projetos
author Ullrich, Danielle Regina
author_facet Ullrich, Danielle Regina
Carrion, Rosinha da Silva Machado
author_role author
author2 Carrion, Rosinha da Silva Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ullrich, Danielle Regina
Carrion, Rosinha da Silva Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento
Cooperação internacional
Educação
Brasil
topic Desenvolvimento
Cooperação internacional
Educação
Brasil
South-South cooperation
Education
Brazil
PALOPs
dc.subject.eng.fl_str_mv South-South cooperation
Education
Brazil
PALOPs
description A partir da perspectiva da cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento, discursivamente apresentada como um processo de parceria entre países semiperiféricos e periféricos para fins de vantagens mútuas, o presente artigo, de natureza teórica, tem por objetivo provocar a reflexão acerca dos termos em que está se dando a cooperação entre o Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs). Para tal, apresenta os projetos e investimentos realizados pelo Brasil, nos últimos doze anos, no conjunto dos PALOPs, notadamente na área de educação, com destaque para os atores por eles responsáveis. Os dados coletados revelam que 77,45% dos projetos de cooperação brasileira na África estão sendo realizados nesses países e que a área da educação é que mais está recebendo recursos (15,53%), alocados, principalmente, em formação profissional, alfabetização e formulação de políticas públicas para a educação. A conclusão a que se chega é que o direcionamento das ações de cooperação está em consonância com objetivos e estratégias da Política Externa Brasileira (PEB), refletindo tanto os objetivos de natureza política e econômica almejados pelo país quanto as questões de natureza cultural referentes à proximidade linguística e à matriz colonial comum ao Brasil e aos referidos países lusófonos.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-25T02:15:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104974
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-0620
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000932169
identifier_str_mv 0103-0620
000932169
url http://hdl.handle.net/10183/104974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Sociais e humanas [recurso eletrônico]. Santa Maria, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2014), p. 146-160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104974/1/000932169.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104974/2/000932169.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104974/3/000932169.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f65d1640dc14c5cc196adbf015a261e
9a3c67cabcbfde338a9390a1633b9103
bb8795e4ae822dbc630a25b59051c817
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447564324962304