A captura da diferença nos espaços escolares : um olhar deleuziano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ríos, Guillermo A.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Silva, Tomaz Tadeu da, Corazza, Sandra Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135323
Resumo: O propósito deste ensaio é o de explorar alguns dos dispositivos instalados nos espaços escolares que atuam na captura do diferente. Pois pensamos que é nesse jogo de localizações que os currículos escolares têm “normalizado” a diferença, impondo uma versão única do que implica devir-criança, aprendizagem, cultura. Um claro exemplo disso é a difundida afirmação “mentes sãs em corpos sãos”, instalada como o enunciado que mais tem insistido no esforço por calar as vozes da diferença. Esse silenciamento é o resultado de um desenvolvimento despótico do poder que tem imposto uma única maneira de ser educado e sadio. Apesar dos silenciamentos, dos estigmas, das injúrias das últimas décadas, esse “buraco negro” tem sido interpelado pela irrupção de diferentes modos culturais e sociais, bem como pelas diferentes maneiras de viver a identidade. É nesse “para além” dos muros escolas que irrompe outra maneira de nomear a diferença, ameaçando des-organizar esse cenário escolar, infiltrando-se nesses espaços, fazendo ruído e desfigurando as inscrições no muro branco. É nessa direção que somos ad-vertidos pelas vozes de Gilles Deleuze, quando ele nos introduz nos múltiplos devires da máquina de captura.
id UFRGS-2_254005ebcfaf4be7bac28dd76cd09257
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135323
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ríos, Guillermo A.Silva, Tomaz Tadeu daCorazza, Sandra Mara2016-04-07T17:55:43Z20020100-3143http://hdl.handle.net/10183/135323000367679O propósito deste ensaio é o de explorar alguns dos dispositivos instalados nos espaços escolares que atuam na captura do diferente. Pois pensamos que é nesse jogo de localizações que os currículos escolares têm “normalizado” a diferença, impondo uma versão única do que implica devir-criança, aprendizagem, cultura. Um claro exemplo disso é a difundida afirmação “mentes sãs em corpos sãos”, instalada como o enunciado que mais tem insistido no esforço por calar as vozes da diferença. Esse silenciamento é o resultado de um desenvolvimento despótico do poder que tem imposto uma única maneira de ser educado e sadio. Apesar dos silenciamentos, dos estigmas, das injúrias das últimas décadas, esse “buraco negro” tem sido interpelado pela irrupção de diferentes modos culturais e sociais, bem como pelas diferentes maneiras de viver a identidade. É nesse “para além” dos muros escolas que irrompe outra maneira de nomear a diferença, ameaçando des-organizar esse cenário escolar, infiltrando-se nesses espaços, fazendo ruído e desfigurando as inscrições no muro branco. É nessa direção que somos ad-vertidos pelas vozes de Gilles Deleuze, quando ele nos introduz nos múltiplos devires da máquina de captura.This essay is an attempt to explore some of the apparatuses which are in operation in the school spaces in order to capture everything that is seen as different. For we think that it is in this interplay of localizations that school curricula have worked to “normalize” the difference, imposing a single version of what becoming-child, learning and culture means. A clear example of this is the popular saying “sound minds in sound bodies”, one of the central statements in the general attempt to silence the voices of difference. This silencing is the result of a despotic development of a power that has imposed a single way of being educated and healthy. Yet, in spite of all the silences, injuries and stigmas of the last decades, this “black” hole has been interrogated by the irruption of different social and cultural ways of life, as well by different ways of living one’s own identity. It is from this “beyond the walls” that springs up another way of naming the difference. This process threatens do des-organize this school setting, infiltrating itself into these spaces, making an uproar and disfiguring the inscriptions on the white walls. It is in this sense that we are alerted by Deleuze’s voices, when he shows us the multiple becomings of the apparatuses of capture.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 111-122CriançaDiferençaCurrículoEscolaDeleuze, Gilles, 1925-1995EducationInfanceCaptureDifferenceDeleuzeA captura da diferença nos espaços escolares : um olhar deleuzianoThe capture of difference in school spaces : a Deleuzian viewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000367679.pdf000367679.pdfResumoapplication/pdf56671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135323/1/000367679.pdf408946eb468b4bc730dbb834cdede680MD51TEXT000367679.pdf.txt000367679.pdf.txtExtracted Texttext/plain2967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135323/2/000367679.pdf.txt4a7c6bdb80b68580d824554635621818MD52THUMBNAIL000367679.pdf.jpg000367679.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135323/3/000367679.pdf.jpg871eb7da05b3e87ee87923c1cb6382c1MD5310183/1353232023-04-27 03:29:15.527017oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135323Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:29:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A captura da diferença nos espaços escolares : um olhar deleuziano
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The capture of difference in school spaces : a Deleuzian view
title A captura da diferença nos espaços escolares : um olhar deleuziano
spellingShingle A captura da diferença nos espaços escolares : um olhar deleuziano
Ríos, Guillermo A.
Criança
Diferença
Currículo
Escola
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Education
Infance
Capture
Difference
Deleuze
title_short A captura da diferença nos espaços escolares : um olhar deleuziano
title_full A captura da diferença nos espaços escolares : um olhar deleuziano
title_fullStr A captura da diferença nos espaços escolares : um olhar deleuziano
title_full_unstemmed A captura da diferença nos espaços escolares : um olhar deleuziano
title_sort A captura da diferença nos espaços escolares : um olhar deleuziano
author Ríos, Guillermo A.
author_facet Ríos, Guillermo A.
Silva, Tomaz Tadeu da
Corazza, Sandra Mara
author_role author
author2 Silva, Tomaz Tadeu da
Corazza, Sandra Mara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ríos, Guillermo A.
Silva, Tomaz Tadeu da
Corazza, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Diferença
Currículo
Escola
Deleuze, Gilles, 1925-1995
topic Criança
Diferença
Currículo
Escola
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Education
Infance
Capture
Difference
Deleuze
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Infance
Capture
Difference
Deleuze
description O propósito deste ensaio é o de explorar alguns dos dispositivos instalados nos espaços escolares que atuam na captura do diferente. Pois pensamos que é nesse jogo de localizações que os currículos escolares têm “normalizado” a diferença, impondo uma versão única do que implica devir-criança, aprendizagem, cultura. Um claro exemplo disso é a difundida afirmação “mentes sãs em corpos sãos”, instalada como o enunciado que mais tem insistido no esforço por calar as vozes da diferença. Esse silenciamento é o resultado de um desenvolvimento despótico do poder que tem imposto uma única maneira de ser educado e sadio. Apesar dos silenciamentos, dos estigmas, das injúrias das últimas décadas, esse “buraco negro” tem sido interpelado pela irrupção de diferentes modos culturais e sociais, bem como pelas diferentes maneiras de viver a identidade. É nesse “para além” dos muros escolas que irrompe outra maneira de nomear a diferença, ameaçando des-organizar esse cenário escolar, infiltrando-se nesses espaços, fazendo ruído e desfigurando as inscrições no muro branco. É nessa direção que somos ad-vertidos pelas vozes de Gilles Deleuze, quando ele nos introduz nos múltiplos devires da máquina de captura.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-07T17:55:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/135323
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000367679
identifier_str_mv 0100-3143
000367679
url http://hdl.handle.net/10183/135323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 111-122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135323/1/000367679.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135323/2/000367679.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135323/3/000367679.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 408946eb468b4bc730dbb834cdede680
4a7c6bdb80b68580d824554635621818
871eb7da05b3e87ee87923c1cb6382c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447608794021888