Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelho, Bianca Vasconcelos do
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Machado, Luciane Machado de, Dorneles, Pedro Fernando Teixeira, Massoni, Neusa Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203745
Resumo: No presente trabalho são apresentados os resultados de entrevistas com licenciandos em Física da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Campus Bagé, com o objetivo de identificar e compreender que fatores se tornaram determinantes para os alunos continuarem no curso. Foram realizados grupos focais com estudantes que se encontravam a partir do quarto semestre. Os dados coletados foram analisados de acordo com a Teoria Fundamentada, que é uma metodologia de análise qualitativo-interpretativa. Ao longo do estudo, coleta e análise dos dados, foi possível observar que os entrevistados se encontravam motivados para concluírem sua graduação, inclusive com interesse em continuarem seus estudos em Pós-Graduações na área de Física. Como resultados preliminares, obtivemos que o PIBID1, a disponibilidade dos professores para atender os alunos, a interação com os colegas e a infraestrutura (em especial do Laboratório de Instrumentação) parecem ser fatores que contribuíram significativamente para a formação dos licenciandos e para sua decisão de permanência no curso.
id UFRGS-2_25418ef928986178b31702bc0535cb88
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203745
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Evangelho, Bianca Vasconcelos doMachado, Luciane Machado deDorneles, Pedro Fernando TeixeiraMassoni, Neusa Teresinha2019-12-27T04:02:03Z20191517-6312http://hdl.handle.net/10183/203745001106545No presente trabalho são apresentados os resultados de entrevistas com licenciandos em Física da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Campus Bagé, com o objetivo de identificar e compreender que fatores se tornaram determinantes para os alunos continuarem no curso. Foram realizados grupos focais com estudantes que se encontravam a partir do quarto semestre. Os dados coletados foram analisados de acordo com a Teoria Fundamentada, que é uma metodologia de análise qualitativo-interpretativa. Ao longo do estudo, coleta e análise dos dados, foi possível observar que os entrevistados se encontravam motivados para concluírem sua graduação, inclusive com interesse em continuarem seus estudos em Pós-Graduações na área de Física. Como resultados preliminares, obtivemos que o PIBID1, a disponibilidade dos professores para atender os alunos, a interação com os colegas e a infraestrutura (em especial do Laboratório de Instrumentação) parecem ser fatores que contribuíram significativamente para a formação dos licenciandos e para sua decisão de permanência no curso.In the present work are interviewed undergraduate students in physics at the Federal University of Pampa – Unipampa, Campus Bagé, with the objective of identifying factors that became determinant for the pupils to continue in the course. Interviews were conducted with students who were from the fourth semester. The collected data were analyzed according to the grounded theory, which is a methodology of qualitative-interpretative analysis. Throughout the study, data collection and analysis, it was possible to observe that the interviewees were motivated to conclude their graduation, including with interest in continuing their studies in post-graduation courses in the physics area. As preliminary results, we have that the PIBID, the availability of teachers to attend students, the interaction with colleagues and the infrastructure (the laboratory of instrumentation) are the factors that contributed Formation of the licensees.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 16, n. 3 (2019), p. 501-515Permanência na escolaLicenciatura em FísicaFormação de professoresPermanencyPhysics teacher students;Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de cursoRetention in the course of Degree in Physics of the Unipampa Campus Bagé : an exploratory study with students in final phase of courseinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106545.pdf.txt001106545.pdf.txtExtracted Texttext/plain48219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203745/2/001106545.pdf.txtb2ea3cbde90e477eeb5d0b915ff7ca38MD52ORIGINAL001106545.pdfTexto completoapplication/pdf231555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203745/1/001106545.pdfabf714094ca594a4b584fd8385705940MD5110183/2037452022-04-20 04:45:44.151103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203745Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:45:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Retention in the course of Degree in Physics of the Unipampa Campus Bagé : an exploratory study with students in final phase of course
title Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso
spellingShingle Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso
Evangelho, Bianca Vasconcelos do
Permanência na escola
Licenciatura em Física
Formação de professores
Permanency
Physics teacher students;
title_short Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso
title_full Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso
title_fullStr Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso
title_full_unstemmed Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso
title_sort Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso
author Evangelho, Bianca Vasconcelos do
author_facet Evangelho, Bianca Vasconcelos do
Machado, Luciane Machado de
Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
Massoni, Neusa Teresinha
author_role author
author2 Machado, Luciane Machado de
Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
Massoni, Neusa Teresinha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelho, Bianca Vasconcelos do
Machado, Luciane Machado de
Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
Massoni, Neusa Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Permanência na escola
Licenciatura em Física
Formação de professores
topic Permanência na escola
Licenciatura em Física
Formação de professores
Permanency
Physics teacher students;
dc.subject.eng.fl_str_mv Permanency
Physics teacher students;
description No presente trabalho são apresentados os resultados de entrevistas com licenciandos em Física da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Campus Bagé, com o objetivo de identificar e compreender que fatores se tornaram determinantes para os alunos continuarem no curso. Foram realizados grupos focais com estudantes que se encontravam a partir do quarto semestre. Os dados coletados foram analisados de acordo com a Teoria Fundamentada, que é uma metodologia de análise qualitativo-interpretativa. Ao longo do estudo, coleta e análise dos dados, foi possível observar que os entrevistados se encontravam motivados para concluírem sua graduação, inclusive com interesse em continuarem seus estudos em Pós-Graduações na área de Física. Como resultados preliminares, obtivemos que o PIBID1, a disponibilidade dos professores para atender os alunos, a interação com os colegas e a infraestrutura (em especial do Laboratório de Instrumentação) parecem ser fatores que contribuíram significativamente para a formação dos licenciandos e para sua decisão de permanência no curso.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:02:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203745
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-6312
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001106545
identifier_str_mv 1517-6312
001106545
url http://hdl.handle.net/10183/203745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 16, n. 3 (2019), p. 501-515
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203745/2/001106545.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203745/1/001106545.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b2ea3cbde90e477eeb5d0b915ff7ca38
abf714094ca594a4b584fd8385705940
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224981123694592