Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203745 |
Resumo: | No presente trabalho são apresentados os resultados de entrevistas com licenciandos em Física da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Campus Bagé, com o objetivo de identificar e compreender que fatores se tornaram determinantes para os alunos continuarem no curso. Foram realizados grupos focais com estudantes que se encontravam a partir do quarto semestre. Os dados coletados foram analisados de acordo com a Teoria Fundamentada, que é uma metodologia de análise qualitativo-interpretativa. Ao longo do estudo, coleta e análise dos dados, foi possível observar que os entrevistados se encontravam motivados para concluírem sua graduação, inclusive com interesse em continuarem seus estudos em Pós-Graduações na área de Física. Como resultados preliminares, obtivemos que o PIBID1, a disponibilidade dos professores para atender os alunos, a interação com os colegas e a infraestrutura (em especial do Laboratório de Instrumentação) parecem ser fatores que contribuíram significativamente para a formação dos licenciandos e para sua decisão de permanência no curso. |
id |
UFRGS-2_25418ef928986178b31702bc0535cb88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203745 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Evangelho, Bianca Vasconcelos doMachado, Luciane Machado deDorneles, Pedro Fernando TeixeiraMassoni, Neusa Teresinha2019-12-27T04:02:03Z20191517-6312http://hdl.handle.net/10183/203745001106545No presente trabalho são apresentados os resultados de entrevistas com licenciandos em Física da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Campus Bagé, com o objetivo de identificar e compreender que fatores se tornaram determinantes para os alunos continuarem no curso. Foram realizados grupos focais com estudantes que se encontravam a partir do quarto semestre. Os dados coletados foram analisados de acordo com a Teoria Fundamentada, que é uma metodologia de análise qualitativo-interpretativa. Ao longo do estudo, coleta e análise dos dados, foi possível observar que os entrevistados se encontravam motivados para concluírem sua graduação, inclusive com interesse em continuarem seus estudos em Pós-Graduações na área de Física. Como resultados preliminares, obtivemos que o PIBID1, a disponibilidade dos professores para atender os alunos, a interação com os colegas e a infraestrutura (em especial do Laboratório de Instrumentação) parecem ser fatores que contribuíram significativamente para a formação dos licenciandos e para sua decisão de permanência no curso.In the present work are interviewed undergraduate students in physics at the Federal University of Pampa – Unipampa, Campus Bagé, with the objective of identifying factors that became determinant for the pupils to continue in the course. Interviews were conducted with students who were from the fourth semester. The collected data were analyzed according to the grounded theory, which is a methodology of qualitative-interpretative analysis. Throughout the study, data collection and analysis, it was possible to observe that the interviewees were motivated to conclude their graduation, including with interest in continuing their studies in post-graduation courses in the physics area. As preliminary results, we have that the PIBID, the availability of teachers to attend students, the interaction with colleagues and the infrastructure (the laboratory of instrumentation) are the factors that contributed Formation of the licensees.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 16, n. 3 (2019), p. 501-515Permanência na escolaLicenciatura em FísicaFormação de professoresPermanencyPhysics teacher students;Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de cursoRetention in the course of Degree in Physics of the Unipampa Campus Bagé : an exploratory study with students in final phase of courseinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106545.pdf.txt001106545.pdf.txtExtracted Texttext/plain48219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203745/2/001106545.pdf.txtb2ea3cbde90e477eeb5d0b915ff7ca38MD52ORIGINAL001106545.pdfTexto completoapplication/pdf231555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203745/1/001106545.pdfabf714094ca594a4b584fd8385705940MD5110183/2037452022-04-20 04:45:44.151103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203745Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:45:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Retention in the course of Degree in Physics of the Unipampa Campus Bagé : an exploratory study with students in final phase of course |
title |
Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso |
spellingShingle |
Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso Evangelho, Bianca Vasconcelos do Permanência na escola Licenciatura em Física Formação de professores Permanency Physics teacher students; |
title_short |
Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso |
title_full |
Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso |
title_fullStr |
Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso |
title_full_unstemmed |
Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso |
title_sort |
Permanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de curso |
author |
Evangelho, Bianca Vasconcelos do |
author_facet |
Evangelho, Bianca Vasconcelos do Machado, Luciane Machado de Dorneles, Pedro Fernando Teixeira Massoni, Neusa Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Luciane Machado de Dorneles, Pedro Fernando Teixeira Massoni, Neusa Teresinha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evangelho, Bianca Vasconcelos do Machado, Luciane Machado de Dorneles, Pedro Fernando Teixeira Massoni, Neusa Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Permanência na escola Licenciatura em Física Formação de professores |
topic |
Permanência na escola Licenciatura em Física Formação de professores Permanency Physics teacher students; |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Permanency Physics teacher students; |
description |
No presente trabalho são apresentados os resultados de entrevistas com licenciandos em Física da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Campus Bagé, com o objetivo de identificar e compreender que fatores se tornaram determinantes para os alunos continuarem no curso. Foram realizados grupos focais com estudantes que se encontravam a partir do quarto semestre. Os dados coletados foram analisados de acordo com a Teoria Fundamentada, que é uma metodologia de análise qualitativo-interpretativa. Ao longo do estudo, coleta e análise dos dados, foi possível observar que os entrevistados se encontravam motivados para concluírem sua graduação, inclusive com interesse em continuarem seus estudos em Pós-Graduações na área de Física. Como resultados preliminares, obtivemos que o PIBID1, a disponibilidade dos professores para atender os alunos, a interação com os colegas e a infraestrutura (em especial do Laboratório de Instrumentação) parecem ser fatores que contribuíram significativamente para a formação dos licenciandos e para sua decisão de permanência no curso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-27T04:02:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203745 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-6312 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001106545 |
identifier_str_mv |
1517-6312 001106545 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 16, n. 3 (2019), p. 501-515 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203745/2/001106545.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203745/1/001106545.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2ea3cbde90e477eeb5d0b915ff7ca38 abf714094ca594a4b584fd8385705940 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224981123694592 |