Consequências da percepção de injustiça nos preços em um ambiente de serviços contínuos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kussler, Laura Sangalli
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18175
Resumo: Este trabalho visa investigar a percepção de injustiça nos preços de clientes atuais de um serviço contínuo em uma situação em que sejam oferecidas promoções a clientes novos e as intenções de comportamento originados desta percepção. Concentrou-se nas seguintes consequências: intenção de realizar boca-a-boca negativo e intenção de trocar de empresa, além do foco dado ao papel das emoções negativas resultantes da percepção de injutsiça nos preços. Em relação à intenção de trocar de empresa, mediu-se também o impacto dos custos de mudança e atratividade da concorrência nesta variável. Após revisão da literatura é apresentado o método de pesquisa utilizado. Foi realizado um estudo exploratório com duas etapas principais. Uma etapa qualitativa foi realizada com o intuito de observar as opiniões dos entrevistados e assim obter maiores informações sobre a percepção de injustiça nos preços. Posteriormente realizou-se uma pesquisa quantitativa com 200 estudantes, em que os dados foram coletados e analisados estatisticamente. Os resultados fornecem suporte às hipóteses derivadas do modelo teórico, com exceção da relação entre custos de mudança e intenção de troca de empresa. Assim, o estudo conclui que clientes atuais percebem injustiça nos preços pagos por suas mensalidades, quando oferecidas promoções para novos clientes. Como consequência, eles sentem emoções negativas, têm intenção de realizar boca-aboca negativo e trocar de empresa imediamente ou futuramente (dependendo da intensidade da emoção negativa).
id UFRGS-2_254dd5fdad54b24a2ba5a992a11c2657
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18175
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kussler, Laura SangalliSantos, Cristiane Pizzutti dos2010-01-07T04:15:26Z2009http://hdl.handle.net/10183/18175000713415Este trabalho visa investigar a percepção de injustiça nos preços de clientes atuais de um serviço contínuo em uma situação em que sejam oferecidas promoções a clientes novos e as intenções de comportamento originados desta percepção. Concentrou-se nas seguintes consequências: intenção de realizar boca-a-boca negativo e intenção de trocar de empresa, além do foco dado ao papel das emoções negativas resultantes da percepção de injutsiça nos preços. Em relação à intenção de trocar de empresa, mediu-se também o impacto dos custos de mudança e atratividade da concorrência nesta variável. Após revisão da literatura é apresentado o método de pesquisa utilizado. Foi realizado um estudo exploratório com duas etapas principais. Uma etapa qualitativa foi realizada com o intuito de observar as opiniões dos entrevistados e assim obter maiores informações sobre a percepção de injustiça nos preços. Posteriormente realizou-se uma pesquisa quantitativa com 200 estudantes, em que os dados foram coletados e analisados estatisticamente. Os resultados fornecem suporte às hipóteses derivadas do modelo teórico, com exceção da relação entre custos de mudança e intenção de troca de empresa. Assim, o estudo conclui que clientes atuais percebem injustiça nos preços pagos por suas mensalidades, quando oferecidas promoções para novos clientes. Como consequência, eles sentem emoções negativas, têm intenção de realizar boca-aboca negativo e trocar de empresa imediamente ou futuramente (dependendo da intensidade da emoção negativa).application/pdfporMarketingPreçosConcorrênciaVendasConsequências da percepção de injustiça nos preços em um ambiente de serviços contínuosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000713415.pdf000713415.pdfTexto completoapplication/pdf594802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18175/1/000713415.pdfa7a452b4e9e502829d5c3fa6ca06d781MD51TEXT000713415.pdf.txt000713415.pdf.txtExtracted Texttext/plain165538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18175/2/000713415.pdf.txt5a4b5f2aeb361dc3f23303841a3a8097MD52THUMBNAIL000713415.pdf.jpg000713415.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18175/3/000713415.pdf.jpg2b604794b5b9c6024a060ade7a44068cMD5310183/181752018-10-18 07:16:12.859oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18175Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:16:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consequências da percepção de injustiça nos preços em um ambiente de serviços contínuos
title Consequências da percepção de injustiça nos preços em um ambiente de serviços contínuos
spellingShingle Consequências da percepção de injustiça nos preços em um ambiente de serviços contínuos
Kussler, Laura Sangalli
Marketing
Preços
Concorrência
Vendas
title_short Consequências da percepção de injustiça nos preços em um ambiente de serviços contínuos
title_full Consequências da percepção de injustiça nos preços em um ambiente de serviços contínuos
title_fullStr Consequências da percepção de injustiça nos preços em um ambiente de serviços contínuos
title_full_unstemmed Consequências da percepção de injustiça nos preços em um ambiente de serviços contínuos
title_sort Consequências da percepção de injustiça nos preços em um ambiente de serviços contínuos
author Kussler, Laura Sangalli
author_facet Kussler, Laura Sangalli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kussler, Laura Sangalli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Preços
Concorrência
Vendas
topic Marketing
Preços
Concorrência
Vendas
description Este trabalho visa investigar a percepção de injustiça nos preços de clientes atuais de um serviço contínuo em uma situação em que sejam oferecidas promoções a clientes novos e as intenções de comportamento originados desta percepção. Concentrou-se nas seguintes consequências: intenção de realizar boca-a-boca negativo e intenção de trocar de empresa, além do foco dado ao papel das emoções negativas resultantes da percepção de injutsiça nos preços. Em relação à intenção de trocar de empresa, mediu-se também o impacto dos custos de mudança e atratividade da concorrência nesta variável. Após revisão da literatura é apresentado o método de pesquisa utilizado. Foi realizado um estudo exploratório com duas etapas principais. Uma etapa qualitativa foi realizada com o intuito de observar as opiniões dos entrevistados e assim obter maiores informações sobre a percepção de injustiça nos preços. Posteriormente realizou-se uma pesquisa quantitativa com 200 estudantes, em que os dados foram coletados e analisados estatisticamente. Os resultados fornecem suporte às hipóteses derivadas do modelo teórico, com exceção da relação entre custos de mudança e intenção de troca de empresa. Assim, o estudo conclui que clientes atuais percebem injustiça nos preços pagos por suas mensalidades, quando oferecidas promoções para novos clientes. Como consequência, eles sentem emoções negativas, têm intenção de realizar boca-aboca negativo e trocar de empresa imediamente ou futuramente (dependendo da intensidade da emoção negativa).
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-07T04:15:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18175
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000713415
url http://hdl.handle.net/10183/18175
identifier_str_mv 000713415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18175/1/000713415.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18175/2/000713415.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18175/3/000713415.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a7a452b4e9e502829d5c3fa6ca06d781
5a4b5f2aeb361dc3f23303841a3a8097
2b604794b5b9c6024a060ade7a44068c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224389342003200