Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265670 |
Resumo: | As dificuldades de aprendizagem da matemática inicial correspondem a um tema ainda pouco abordado na realidade brasileira, ainda mais se tratando da faixa etária de crianças da Educação Infantil. Por isso, este capítulo propõe discutir os conceitos e terminologias referentes a dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem com o objetivo de diferenciá-los e oportunizar uma melhor compreensão de ambos. Nesse sentido, serão detalhados estudos voltados à identificação das características de crianças com dificuldades na área para exemplificar a heterogeneidade presente nos quadros de dificuldade/transtorno. Além disso, também será destacada a importância de levar em consideração não apenas as características prejudicadas, como também aquelas preservadas, visando chamar atenção ao perfil heterogêneo dos aprendizes. Por fim, serão indicados possíveis encaminhamentos e implicações para práticas pedagógicas. |
id |
UFRGS-2_257d7aed9cfb818f68e8f5555ec1c5f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265670 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Assis, Évelin Fulginiti deCorso, Luciana Vellinho2023-10-05T03:33:53Z2023http://hdl.handle.net/10183/265670001185565As dificuldades de aprendizagem da matemática inicial correspondem a um tema ainda pouco abordado na realidade brasileira, ainda mais se tratando da faixa etária de crianças da Educação Infantil. Por isso, este capítulo propõe discutir os conceitos e terminologias referentes a dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem com o objetivo de diferenciá-los e oportunizar uma melhor compreensão de ambos. Nesse sentido, serão detalhados estudos voltados à identificação das características de crianças com dificuldades na área para exemplificar a heterogeneidade presente nos quadros de dificuldade/transtorno. Além disso, também será destacada a importância de levar em consideração não apenas as características prejudicadas, como também aquelas preservadas, visando chamar atenção ao perfil heterogêneo dos aprendizes. Por fim, serão indicados possíveis encaminhamentos e implicações para práticas pedagógicas.application/pdfporCORSO, Luciana Vellinho; LUNA, Fabiana de Miranda Rocha; WEBER, Raquel Elisa Weber (Org.). Matemática na educação infantil [recurso eletrônico]. Porto Alegre : CirKula, 2023. p. 155-176Dificuldades de aprendizagemEnsino de matemáticaAprendizagemEducação infantilDificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185565.pdf.txt001185565.pdf.txtExtracted Texttext/plain40731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265670/2/001185565.pdf.txt69f00193f0f8d23754247e7d09f2d67eMD52ORIGINAL001185565.pdfCapítuloapplication/pdf1394730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265670/1/001185565.pdf408ed26f2ca93bc01143ee1a65a4e029MD5110183/2656702023-10-06 03:41:02.327402oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-06T06:41:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos |
title |
Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos |
spellingShingle |
Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos Assis, Évelin Fulginiti de Dificuldades de aprendizagem Ensino de matemática Aprendizagem Educação infantil |
title_short |
Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos |
title_full |
Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos |
title_fullStr |
Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos |
title_full_unstemmed |
Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos |
title_sort |
Dificuldades versus transtornos na aprendizagem matemática : esclarecendo conceitos |
author |
Assis, Évelin Fulginiti de |
author_facet |
Assis, Évelin Fulginiti de Corso, Luciana Vellinho |
author_role |
author |
author2 |
Corso, Luciana Vellinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Évelin Fulginiti de Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem Ensino de matemática Aprendizagem Educação infantil |
topic |
Dificuldades de aprendizagem Ensino de matemática Aprendizagem Educação infantil |
description |
As dificuldades de aprendizagem da matemática inicial correspondem a um tema ainda pouco abordado na realidade brasileira, ainda mais se tratando da faixa etária de crianças da Educação Infantil. Por isso, este capítulo propõe discutir os conceitos e terminologias referentes a dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem com o objetivo de diferenciá-los e oportunizar uma melhor compreensão de ambos. Nesse sentido, serão detalhados estudos voltados à identificação das características de crianças com dificuldades na área para exemplificar a heterogeneidade presente nos quadros de dificuldade/transtorno. Além disso, também será destacada a importância de levar em consideração não apenas as características prejudicadas, como também aquelas preservadas, visando chamar atenção ao perfil heterogêneo dos aprendizes. Por fim, serão indicados possíveis encaminhamentos e implicações para práticas pedagógicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-05T03:33:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265670 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001185565 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265670 |
identifier_str_mv |
001185565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
CORSO, Luciana Vellinho; LUNA, Fabiana de Miranda Rocha; WEBER, Raquel Elisa Weber (Org.). Matemática na educação infantil [recurso eletrônico]. Porto Alegre : CirKula, 2023. p. 155-176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265670/2/001185565.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265670/1/001185565.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
69f00193f0f8d23754247e7d09f2d67e 408ed26f2ca93bc01143ee1a65a4e029 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447841079820288 |