O dizer do professor de matemática acerca da avaliação da aprendizagem de seu aluno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/66869 |
Resumo: | Neste trabalho investiga-se como vem ocorrendo dentro da escola básica o processo de avaliação da aprendizagem do aluno. Primeiramente faz-se um levantamento do que dizem os teóricos sobre esse tema tão importante e fundamental para o cotidiano escolar. Realiza-se uma apresentação detalhada relativa à importância de se pensar a avaliação através de práticas alternativas às normalmente utilizadas para classificar e excluir alunos. Partindo-se do pressuposto que o principal método avaliativo utilizado hoje nas escolas é a tradicional prova, também se realiza um estudo sobre esse método, abordando suas vantagens e desvantagens, e as diversas maneiras de se pensar uma prova sem que ela carregue consigo esse caráter de classificação de alunos. Após, procura-se resgatar da fala de professores de matemática da escola básica, pontos que sejam relevantes para o processo de avaliação do desempenho dos alunos. Entrevista-se professores, por acreditar-se que eles são os principais responsáveis pela constituição do processo avaliativo em sala de aula. Suas falas sobre avaliação da aprendizagem foram registradas sob a forma de entrevistas orais e, com isso, realiza-se uma análise, utilizando os referenciais teóricos já abordados. Entendemos que não falta força de vontade nem bagagem de conhecimentos por parte dos professores para constituir uma avaliação de forma mais diagnóstica com seus alunos. O que falta são condições de trabalho. Fatores como a precariedade da educação brasileira, a qualidade do ensino e até mesmo as exigências da corrida da vida moderna são os principais obstáculos percebidos nas falas desses professores. |
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Santos, Liliane Cristine ChavesCarrasco, Lucia Helena Marques2013-02-22T01:39:15Z2012http://hdl.handle.net/10183/66869000871970Neste trabalho investiga-se como vem ocorrendo dentro da escola básica o processo de avaliação da aprendizagem do aluno. Primeiramente faz-se um levantamento do que dizem os teóricos sobre esse tema tão importante e fundamental para o cotidiano escolar. Realiza-se uma apresentação detalhada relativa à importância de se pensar a avaliação através de práticas alternativas às normalmente utilizadas para classificar e excluir alunos. Partindo-se do pressuposto que o principal método avaliativo utilizado hoje nas escolas é a tradicional prova, também se realiza um estudo sobre esse método, abordando suas vantagens e desvantagens, e as diversas maneiras de se pensar uma prova sem que ela carregue consigo esse caráter de classificação de alunos. Após, procura-se resgatar da fala de professores de matemática da escola básica, pontos que sejam relevantes para o processo de avaliação do desempenho dos alunos. Entrevista-se professores, por acreditar-se que eles são os principais responsáveis pela constituição do processo avaliativo em sala de aula. Suas falas sobre avaliação da aprendizagem foram registradas sob a forma de entrevistas orais e, com isso, realiza-se uma análise, utilizando os referenciais teóricos já abordados. Entendemos que não falta força de vontade nem bagagem de conhecimentos por parte dos professores para constituir uma avaliação de forma mais diagnóstica com seus alunos. O que falta são condições de trabalho. Fatores como a precariedade da educação brasileira, a qualidade do ensino e até mesmo as exigências da corrida da vida moderna são os principais obstáculos percebidos nas falas desses professores.This paper investigates how occurred student’s evaluation and learning inside the school. First of all it was a survey of what the theorists say about this subject so important and fundamental to the school routine. It takes place a detailed presentation on the importance of thinking the evaluation through alternative practices instead of those normally used to classify and exclude students. Starting from the assumption that the main evaluative method used in schools today is the traditional proofs also conducts a study on this method, analyzing their advantages and disadvantages, and different ways of thinking a proof without this feature that it can carry by grading students. After, the rescue talks of primary’s education teachers will be searched, points that are relevant to the evaluation’s process of student performance. Teachers were interviewed, believing that they are the main responsible for the establishment of the evaluation process in the classroom. Their speeches on learning assessment were recorded under the oral interviews’ form and, therefore, it performs an analysis using the theoretical frameworks already discussed. We understand that there are not lack of willpower or knowledge from teachers to provide a more diagnostic evaluation with their students. What is missing are the working conditions. Factors such as the precariousness of Brazilian education, the teaching quality and even the demands of the modern’s life race are the main obstacles perceived in the words of those teachers.application/pdfporAvaliaçãoEducação básicaEvaluationProofLearningO dizer do professor de matemática acerca da avaliação da aprendizagem de seu alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871970.pdf000871970.pdfTexto completoapplication/pdf841990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66869/1/000871970.pdf662c0056f60664e686a2366242359e24MD51TEXT000871970.pdf.txt000871970.pdf.txtExtracted Texttext/plain133964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66869/2/000871970.pdf.txt8b5d9119bf254fd5fac373751f878bdeMD52THUMBNAIL000871970.pdf.jpg000871970.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66869/3/000871970.pdf.jpg72d3bbb1587e5487b55c0370f1f26db1MD5310183/668692018-10-17 07:48:11.247oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:48:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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