Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frasca, Louise Pontes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142124
Resumo: A educação, enquanto possibilidade de relação humana pode promover sentimentos dos mais elevados como, por exemplo: o encantamento, a paciência, o entusiasmo, a determinação, a perseverança e o amor. Compreender os espaços de ensino e aprendizagem, acolhedores e seguros, como meios propícios ao brotamento dessas realidades mágicas de criação e desenvolvimento nos reconstitui a esperança na jornada pelo conhecimento. Sob a luz do Paradigma Emergente, práticas educacionais inovadoras, experimentais e alternativas estão inspirando-se e buscando atingir o ideal transdisciplinar. Procurando entender melhor como esse ideal funciona me lancei no longo caminho autotransformador de minha própria formação tentando reorganizar e retirar dos meus cantos mais escuros boa parte dos entraves, que me impediam de conceber uma realidade mais harmônica na educação. E assim, me detive em explicar as causas e as consequências conectadas e geridas pelo Paradigma Dominante. Além disso, traço uma analogia entre as abordagens artísticas, espirituais e ecológicas, que possam vir a despertar certas conscientizações. A lógica do terceiro incluído, axioma basilar do Pensamento Complexo, possui a mesma natureza da lógica “acyntia-bheda-abheda-tattva” da filosofia védica, e dessa forma estabeleci essa comparação. Em meio à crise paradigmática, esbanja-se em um universo paralelo ambientes educacionais com prazer abundante, de reflexão, de beleza estética e de luta. E para expandir essa realidade me debrucei a conhecê-las e a contá-las.
id UFRGS-2_25dfc474d081aaffdfdedbc5c325ba9d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142124
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Frasca, Louise PontesFernandes, Rosana Aparecida2016-05-28T02:09:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/142124000989355A educação, enquanto possibilidade de relação humana pode promover sentimentos dos mais elevados como, por exemplo: o encantamento, a paciência, o entusiasmo, a determinação, a perseverança e o amor. Compreender os espaços de ensino e aprendizagem, acolhedores e seguros, como meios propícios ao brotamento dessas realidades mágicas de criação e desenvolvimento nos reconstitui a esperança na jornada pelo conhecimento. Sob a luz do Paradigma Emergente, práticas educacionais inovadoras, experimentais e alternativas estão inspirando-se e buscando atingir o ideal transdisciplinar. Procurando entender melhor como esse ideal funciona me lancei no longo caminho autotransformador de minha própria formação tentando reorganizar e retirar dos meus cantos mais escuros boa parte dos entraves, que me impediam de conceber uma realidade mais harmônica na educação. E assim, me detive em explicar as causas e as consequências conectadas e geridas pelo Paradigma Dominante. Além disso, traço uma analogia entre as abordagens artísticas, espirituais e ecológicas, que possam vir a despertar certas conscientizações. A lógica do terceiro incluído, axioma basilar do Pensamento Complexo, possui a mesma natureza da lógica “acyntia-bheda-abheda-tattva” da filosofia védica, e dessa forma estabeleci essa comparação. Em meio à crise paradigmática, esbanja-se em um universo paralelo ambientes educacionais com prazer abundante, de reflexão, de beleza estética e de luta. E para expandir essa realidade me debrucei a conhecê-las e a contá-las.application/pdfporEnsino e aprendizagemTécnicas de ensinoAlguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989355.pdf000989355.pdfTexto completoapplication/pdf362464http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142124/1/000989355.pdffe97bc2bf5a216f08d22c27b05df59a8MD51TEXT000989355.pdf.txt000989355.pdf.txtExtracted Texttext/plain170431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142124/2/000989355.pdf.txtbbb459c3f6b76837008df2e2108c0df4MD52THUMBNAIL000989355.pdf.jpg000989355.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142124/3/000989355.pdf.jpg446aa244241897d760c06848128acf17MD5310183/1421242018-10-26 09:29:14.34oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:29:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança
title Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança
spellingShingle Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança
Frasca, Louise Pontes
Ensino e aprendizagem
Técnicas de ensino
title_short Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança
title_full Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança
title_fullStr Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança
title_full_unstemmed Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança
title_sort Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança
author Frasca, Louise Pontes
author_facet Frasca, Louise Pontes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frasca, Louise Pontes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Rosana Aparecida
contributor_str_mv Fernandes, Rosana Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Técnicas de ensino
topic Ensino e aprendizagem
Técnicas de ensino
description A educação, enquanto possibilidade de relação humana pode promover sentimentos dos mais elevados como, por exemplo: o encantamento, a paciência, o entusiasmo, a determinação, a perseverança e o amor. Compreender os espaços de ensino e aprendizagem, acolhedores e seguros, como meios propícios ao brotamento dessas realidades mágicas de criação e desenvolvimento nos reconstitui a esperança na jornada pelo conhecimento. Sob a luz do Paradigma Emergente, práticas educacionais inovadoras, experimentais e alternativas estão inspirando-se e buscando atingir o ideal transdisciplinar. Procurando entender melhor como esse ideal funciona me lancei no longo caminho autotransformador de minha própria formação tentando reorganizar e retirar dos meus cantos mais escuros boa parte dos entraves, que me impediam de conceber uma realidade mais harmônica na educação. E assim, me detive em explicar as causas e as consequências conectadas e geridas pelo Paradigma Dominante. Além disso, traço uma analogia entre as abordagens artísticas, espirituais e ecológicas, que possam vir a despertar certas conscientizações. A lógica do terceiro incluído, axioma basilar do Pensamento Complexo, possui a mesma natureza da lógica “acyntia-bheda-abheda-tattva” da filosofia védica, e dessa forma estabeleci essa comparação. Em meio à crise paradigmática, esbanja-se em um universo paralelo ambientes educacionais com prazer abundante, de reflexão, de beleza estética e de luta. E para expandir essa realidade me debrucei a conhecê-las e a contá-las.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-28T02:09:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142124
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989355
url http://hdl.handle.net/10183/142124
identifier_str_mv 000989355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142124/1/000989355.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142124/2/000989355.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142124/3/000989355.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fe97bc2bf5a216f08d22c27b05df59a8
bbb459c3f6b76837008df2e2108c0df4
446aa244241897d760c06848128acf17
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447175101939712