Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142124 |
Resumo: | A educação, enquanto possibilidade de relação humana pode promover sentimentos dos mais elevados como, por exemplo: o encantamento, a paciência, o entusiasmo, a determinação, a perseverança e o amor. Compreender os espaços de ensino e aprendizagem, acolhedores e seguros, como meios propícios ao brotamento dessas realidades mágicas de criação e desenvolvimento nos reconstitui a esperança na jornada pelo conhecimento. Sob a luz do Paradigma Emergente, práticas educacionais inovadoras, experimentais e alternativas estão inspirando-se e buscando atingir o ideal transdisciplinar. Procurando entender melhor como esse ideal funciona me lancei no longo caminho autotransformador de minha própria formação tentando reorganizar e retirar dos meus cantos mais escuros boa parte dos entraves, que me impediam de conceber uma realidade mais harmônica na educação. E assim, me detive em explicar as causas e as consequências conectadas e geridas pelo Paradigma Dominante. Além disso, traço uma analogia entre as abordagens artísticas, espirituais e ecológicas, que possam vir a despertar certas conscientizações. A lógica do terceiro incluído, axioma basilar do Pensamento Complexo, possui a mesma natureza da lógica “acyntia-bheda-abheda-tattva” da filosofia védica, e dessa forma estabeleci essa comparação. Em meio à crise paradigmática, esbanja-se em um universo paralelo ambientes educacionais com prazer abundante, de reflexão, de beleza estética e de luta. E para expandir essa realidade me debrucei a conhecê-las e a contá-las. |
id |
UFRGS-2_25dfc474d081aaffdfdedbc5c325ba9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142124 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Frasca, Louise PontesFernandes, Rosana Aparecida2016-05-28T02:09:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/142124000989355A educação, enquanto possibilidade de relação humana pode promover sentimentos dos mais elevados como, por exemplo: o encantamento, a paciência, o entusiasmo, a determinação, a perseverança e o amor. Compreender os espaços de ensino e aprendizagem, acolhedores e seguros, como meios propícios ao brotamento dessas realidades mágicas de criação e desenvolvimento nos reconstitui a esperança na jornada pelo conhecimento. Sob a luz do Paradigma Emergente, práticas educacionais inovadoras, experimentais e alternativas estão inspirando-se e buscando atingir o ideal transdisciplinar. Procurando entender melhor como esse ideal funciona me lancei no longo caminho autotransformador de minha própria formação tentando reorganizar e retirar dos meus cantos mais escuros boa parte dos entraves, que me impediam de conceber uma realidade mais harmônica na educação. E assim, me detive em explicar as causas e as consequências conectadas e geridas pelo Paradigma Dominante. Além disso, traço uma analogia entre as abordagens artísticas, espirituais e ecológicas, que possam vir a despertar certas conscientizações. A lógica do terceiro incluído, axioma basilar do Pensamento Complexo, possui a mesma natureza da lógica “acyntia-bheda-abheda-tattva” da filosofia védica, e dessa forma estabeleci essa comparação. Em meio à crise paradigmática, esbanja-se em um universo paralelo ambientes educacionais com prazer abundante, de reflexão, de beleza estética e de luta. E para expandir essa realidade me debrucei a conhecê-las e a contá-las.application/pdfporEnsino e aprendizagemTécnicas de ensinoAlguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989355.pdf000989355.pdfTexto completoapplication/pdf362464http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142124/1/000989355.pdffe97bc2bf5a216f08d22c27b05df59a8MD51TEXT000989355.pdf.txt000989355.pdf.txtExtracted Texttext/plain170431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142124/2/000989355.pdf.txtbbb459c3f6b76837008df2e2108c0df4MD52THUMBNAIL000989355.pdf.jpg000989355.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142124/3/000989355.pdf.jpg446aa244241897d760c06848128acf17MD5310183/1421242018-10-26 09:29:14.34oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:29:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança |
title |
Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança |
spellingShingle |
Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança Frasca, Louise Pontes Ensino e aprendizagem Técnicas de ensino |
title_short |
Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança |
title_full |
Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança |
title_fullStr |
Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança |
title_full_unstemmed |
Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança |
title_sort |
Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança |
author |
Frasca, Louise Pontes |
author_facet |
Frasca, Louise Pontes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frasca, Louise Pontes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernandes, Rosana Aparecida |
contributor_str_mv |
Fernandes, Rosana Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Técnicas de ensino |
topic |
Ensino e aprendizagem Técnicas de ensino |
description |
A educação, enquanto possibilidade de relação humana pode promover sentimentos dos mais elevados como, por exemplo: o encantamento, a paciência, o entusiasmo, a determinação, a perseverança e o amor. Compreender os espaços de ensino e aprendizagem, acolhedores e seguros, como meios propícios ao brotamento dessas realidades mágicas de criação e desenvolvimento nos reconstitui a esperança na jornada pelo conhecimento. Sob a luz do Paradigma Emergente, práticas educacionais inovadoras, experimentais e alternativas estão inspirando-se e buscando atingir o ideal transdisciplinar. Procurando entender melhor como esse ideal funciona me lancei no longo caminho autotransformador de minha própria formação tentando reorganizar e retirar dos meus cantos mais escuros boa parte dos entraves, que me impediam de conceber uma realidade mais harmônica na educação. E assim, me detive em explicar as causas e as consequências conectadas e geridas pelo Paradigma Dominante. Além disso, traço uma analogia entre as abordagens artísticas, espirituais e ecológicas, que possam vir a despertar certas conscientizações. A lógica do terceiro incluído, axioma basilar do Pensamento Complexo, possui a mesma natureza da lógica “acyntia-bheda-abheda-tattva” da filosofia védica, e dessa forma estabeleci essa comparação. Em meio à crise paradigmática, esbanja-se em um universo paralelo ambientes educacionais com prazer abundante, de reflexão, de beleza estética e de luta. E para expandir essa realidade me debrucei a conhecê-las e a contá-las. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-28T02:09:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142124 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989355 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142124 |
identifier_str_mv |
000989355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142124/1/000989355.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142124/2/000989355.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142124/3/000989355.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe97bc2bf5a216f08d22c27b05df59a8 bbb459c3f6b76837008df2e2108c0df4 446aa244241897d760c06848128acf17 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447175101939712 |