As “centelhas da esperança”: o papel da literatura e da música no despertar da consciência histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontineles, Claudia Cristina da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/246
Resumo: O presente artigo analisa a importância da utilização de obras literárias e de composiçõesmusicais nas aulas de História como linguagens mediadoras no processo de ativação da consciência histórica, naquilo que foi definido por Walter Benjamin como um privilégio do ofício dos historiadores – privilégio que consideramos ser extensivo aos professores de História – que seria o de despertar no passado as centelhas da esperança, a partir das reminiscências por ele deixadas. Procuramos refletir em que medida as aulas de História, ao adotar essas linguagens, podem contribuir para também irradiar entre os estudantes uma postura reflexiva em relação às suas vidas e às configurações históricas estudadas e lhes ensinar a articular passado e presente, à proporção que os habilite a atribuir significados e relevância a esses eventos, por meio do entendimento de um passado saturado de “agoras” e da crença na possibilidade da existência de um futuro.
id ANPUH-2_c3da51c8f7e88375dd1ee47cb2ee50b5
oai_identifier_str oai:rhhj.anpuh.org:article/246
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling As “centelhas da esperança”: o papel da literatura e da música no despertar da consciência históricaHistória; História do BrasilO presente artigo analisa a importância da utilização de obras literárias e de composiçõesmusicais nas aulas de História como linguagens mediadoras no processo de ativação da consciência histórica, naquilo que foi definido por Walter Benjamin como um privilégio do ofício dos historiadores – privilégio que consideramos ser extensivo aos professores de História – que seria o de despertar no passado as centelhas da esperança, a partir das reminiscências por ele deixadas. Procuramos refletir em que medida as aulas de História, ao adotar essas linguagens, podem contribuir para também irradiar entre os estudantes uma postura reflexiva em relação às suas vidas e às configurações históricas estudadas e lhes ensinar a articular passado e presente, à proporção que os habilite a atribuir significados e relevância a esses eventos, por meio do entendimento de um passado saturado de “agoras” e da crença na possibilidade da existência de um futuro.Associação Nacional de História - ANPUH-BrasilFontineles, Claudia Cristina da Silva2016-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Dossiêapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/24610.20949/rhhj.v5i9.246Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 131-1581806-399310.20949/rhhj.v5i9reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/246/170https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/246/53https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/246/5410.20949/rhhj.v5i9.246.s5310.20949/rhhj.v5i9.246.s54Direitos autorais 2017 Claudia Cristina da Silva Fontineleshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T16:43:30Zoai:rhhj.anpuh.org:article/246Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2017-05-30T16:43:30Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv As “centelhas da esperança”: o papel da literatura e da música no despertar da consciência histórica
title As “centelhas da esperança”: o papel da literatura e da música no despertar da consciência histórica
spellingShingle As “centelhas da esperança”: o papel da literatura e da música no despertar da consciência histórica
Fontineles, Claudia Cristina da Silva
História; História do Brasil
title_short As “centelhas da esperança”: o papel da literatura e da música no despertar da consciência histórica
title_full As “centelhas da esperança”: o papel da literatura e da música no despertar da consciência histórica
title_fullStr As “centelhas da esperança”: o papel da literatura e da música no despertar da consciência histórica
title_full_unstemmed As “centelhas da esperança”: o papel da literatura e da música no despertar da consciência histórica
title_sort As “centelhas da esperança”: o papel da literatura e da música no despertar da consciência histórica
author Fontineles, Claudia Cristina da Silva
author_facet Fontineles, Claudia Cristina da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontineles, Claudia Cristina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv História; História do Brasil
topic História; História do Brasil
description O presente artigo analisa a importância da utilização de obras literárias e de composiçõesmusicais nas aulas de História como linguagens mediadoras no processo de ativação da consciência histórica, naquilo que foi definido por Walter Benjamin como um privilégio do ofício dos historiadores – privilégio que consideramos ser extensivo aos professores de História – que seria o de despertar no passado as centelhas da esperança, a partir das reminiscências por ele deixadas. Procuramos refletir em que medida as aulas de História, ao adotar essas linguagens, podem contribuir para também irradiar entre os estudantes uma postura reflexiva em relação às suas vidas e às configurações históricas estudadas e lhes ensinar a articular passado e presente, à proporção que os habilite a atribuir significados e relevância a esses eventos, por meio do entendimento de um passado saturado de “agoras” e da crença na possibilidade da existência de um futuro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Dossiê
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/246
10.20949/rhhj.v5i9.246
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/246
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v5i9.246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/246/170
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/246/53
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/246/54
10.20949/rhhj.v5i9.246.s53
10.20949/rhhj.v5i9.246.s54
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Claudia Cristina da Silva Fontineles
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Claudia Cristina da Silva Fontineles
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; v. 5, n. 9 (2016): Janeiro-Junho; 131-158
1806-3993
10.20949/rhhj.v5i9
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315288585830400