O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98876
Resumo: Neste artigo, é discutida a questão básica da linguagem e da captação de significados da Mecânica Quântica (MQ) como uma questão relevante para a inserção dos seus conceitos fundamentais no Ensino Médio. Sabe-se que a linguagem é fundamental para a compreensão da ciência e a construção de conceitos científicos que, ao mesmo tempo em que são específicos, podem se generalizar no contexto da vida cotidiana. A preocupação com a linguagem configurada e utilizada pela MQ foi evidenciada pelos seus próprios autores. Diante do problema da relação entre a linguagem clássica e a quântica, este trabalho mostra a opção da manutenção da linguagem clássica modificando-se a lógica para tratar os fenômenos quânticos, buscando-se localizar essa opção do ponto de vista epistemológico e suas implicações para o ensino.
id UFRGS-2_262b7dc28c13da796c3f031054df4606
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98876
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paulo, Iramaia Jorge Cabral deMoreira, Marco Antonio2014-07-29T02:04:54Z20111516-7313http://hdl.handle.net/10183/98876000817584Neste artigo, é discutida a questão básica da linguagem e da captação de significados da Mecânica Quântica (MQ) como uma questão relevante para a inserção dos seus conceitos fundamentais no Ensino Médio. Sabe-se que a linguagem é fundamental para a compreensão da ciência e a construção de conceitos científicos que, ao mesmo tempo em que são específicos, podem se generalizar no contexto da vida cotidiana. A preocupação com a linguagem configurada e utilizada pela MQ foi evidenciada pelos seus próprios autores. Diante do problema da relação entre a linguagem clássica e a quântica, este trabalho mostra a opção da manutenção da linguagem clássica modificando-se a lógica para tratar os fenômenos quânticos, buscando-se localizar essa opção do ponto de vista epistemológico e suas implicações para o ensino.In this paper the problem of language and the grasping of meanings in quantum mechanics is discussed as a relevant subject for the teaching of basic concepts at high school level. It is well known that language is fundamental for the comprehension of science and for the construction of scientific concepts which are specific but at the same time might be generalized in the context of everyday life. The concern with the language shaped and used by quantum mechanics was externalized by their own creators. Given the problem of the relationship between the classical and the quantum languages, in this paper we argue that a way to deal with quantum phenomena is to keep the classical language but a different logic must be used, and so we are trying to locate this option from an epistemological point of view and show its implications for teaching.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 17, no. 2 (2011), p. 421-434Ensino de físicaEnsino médioMecânica quânticaLinguagem científicaLanguageQuantum mechanicsHigh SchoolO problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médioThe language problem in the teaching of quantum mechanics at high school level info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000817584.pdf000817584.pdfTexto completoapplication/pdf141163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98876/1/000817584.pdfc8c5743e754433c203d60a79117a6512MD51TEXT000817584.pdf.txt000817584.pdf.txtExtracted Texttext/plain46520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98876/2/000817584.pdf.txt8fd962b834d111497a65f33b246cf90eMD52THUMBNAIL000817584.pdf.jpg000817584.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98876/3/000817584.pdf.jpgd9cabcec4ab32f046671836083d723b4MD5310183/988762018-10-22 07:53:50.285oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98876Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:53:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The language problem in the teaching of quantum mechanics at high school level
title O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio
spellingShingle O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio
Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Ensino de física
Ensino médio
Mecânica quântica
Linguagem científica
Language
Quantum mechanics
High School
title_short O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio
title_full O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio
title_fullStr O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio
title_full_unstemmed O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio
title_sort O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio
author Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
author_facet Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino médio
Mecânica quântica
Linguagem científica
topic Ensino de física
Ensino médio
Mecânica quântica
Linguagem científica
Language
Quantum mechanics
High School
dc.subject.eng.fl_str_mv Language
Quantum mechanics
High School
description Neste artigo, é discutida a questão básica da linguagem e da captação de significados da Mecânica Quântica (MQ) como uma questão relevante para a inserção dos seus conceitos fundamentais no Ensino Médio. Sabe-se que a linguagem é fundamental para a compreensão da ciência e a construção de conceitos científicos que, ao mesmo tempo em que são específicos, podem se generalizar no contexto da vida cotidiana. A preocupação com a linguagem configurada e utilizada pela MQ foi evidenciada pelos seus próprios autores. Diante do problema da relação entre a linguagem clássica e a quântica, este trabalho mostra a opção da manutenção da linguagem clássica modificando-se a lógica para tratar os fenômenos quânticos, buscando-se localizar essa opção do ponto de vista epistemológico e suas implicações para o ensino.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T02:04:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98876
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817584
identifier_str_mv 1516-7313
000817584
url http://hdl.handle.net/10183/98876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & educação. Bauru. Vol. 17, no. 2 (2011), p. 421-434
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98876/1/000817584.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98876/2/000817584.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98876/3/000817584.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8c5743e754433c203d60a79117a6512
8fd962b834d111497a65f33b246cf90e
d9cabcec4ab32f046671836083d723b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447551720030208