Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/10729 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a elaboração, aplicação em sala de aula e os resultados da proposta de um curso introdutório à mecânica quântica para futuros professores de ensino médio. O curso foi aplicado na Universidade de Passo Fundo como parte de uma disciplina do curso de licenciatura em Física. A proposta tem como marco teórico a teoria cognitiva de Piaget. O curso desenvolvido faz uso sistemático de novas tecnologias de comunicação, com destaque para o software Doppelspalt, utilizado para promover o aprendizado significativo de alguns dos conceitos mais básicos da mecânica quântica. Como produto educacional, foi produzido material instrucional que compreende o texto completo envolvendo os conteúdos abordados e os roteiros exploratórios elaborados e usados em atividades virtuais. Com a elaboração do curso, espera-se facilitar a inserção da mecânica quântica no ensino médio, através de um produto educacional testado e adequado à realidade do ensino oferecido aos futuros professores. A proposta leva em conta, também, as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no sentido de uma progressiva inserção da física do século XX no ensino médio. |
id |
URGS_90bcd2a5c133e4e88bd657163eaef0ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10729 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Webber, Márcia Cândida MontanoRicci, Trieste dos Santos Freire2007-09-19T05:11:39Z2006http://hdl.handle.net/10183/10729000599463Este trabalho apresenta a elaboração, aplicação em sala de aula e os resultados da proposta de um curso introdutório à mecânica quântica para futuros professores de ensino médio. O curso foi aplicado na Universidade de Passo Fundo como parte de uma disciplina do curso de licenciatura em Física. A proposta tem como marco teórico a teoria cognitiva de Piaget. O curso desenvolvido faz uso sistemático de novas tecnologias de comunicação, com destaque para o software Doppelspalt, utilizado para promover o aprendizado significativo de alguns dos conceitos mais básicos da mecânica quântica. Como produto educacional, foi produzido material instrucional que compreende o texto completo envolvendo os conteúdos abordados e os roteiros exploratórios elaborados e usados em atividades virtuais. Com a elaboração do curso, espera-se facilitar a inserção da mecânica quântica no ensino médio, através de um produto educacional testado e adequado à realidade do ensino oferecido aos futuros professores. A proposta leva em conta, também, as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no sentido de uma progressiva inserção da física do século XX no ensino médio.This work presents the writing production, the application in classroom and the results of the proposal of an introductory course to the quantum mechanics for the future teachers of high school. The course was applied in Universidade de Passo Fundo as part of subject of the Physics Graduation Course. The proposal has as theoretical base Piaget’s Cognitive Theory. This course does systematical use of new communication techniques, it points out the software Doppelspalt, used to promote the effective learning of some basics concepts of the quantum mechanics. As product of this work, was made instructional material as the complete text that involves the studied contents and the exploratory itineraries produced and used in virtual activities. The writing production of this course intends to become easier the insertion of the quantum mechanics into the high school, through of tasted educational product that is suitable to reality of the offered teaching for future teachers. The proposal has in mind also the advices of Parâmetros Curriculares Nacionais, in the sense of a progressive insertion of XX century Physics Subject to high school.application/pdfporEnsino de físicaMecânica quânticaFormação de professoresMétodos computacionaisEnsino médioPhysicsQuantum mechanicsHigh schoolNew communication technologiesInserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2006mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000599463.pdf000599463.pdfTexto completoapplication/pdf8741784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10729/1/000599463.pdf9a5f8ba36a0abbdc704dcf316a0c2dc6MD51TEXT000599463.pdf.txt000599463.pdf.txtExtracted Texttext/plain309600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10729/2/000599463.pdf.txt2abc70ff48feada320cb67976ae3ebf2MD52THUMBNAIL000599463.pdf.jpg000599463.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10729/3/000599463.pdf.jpge66cb5fee9b3af01684032c062932271MD5310183/107292018-10-17 08:37:06.442oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10729Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:37:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores |
title |
Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores |
spellingShingle |
Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores Webber, Márcia Cândida Montano Ensino de física Mecânica quântica Formação de professores Métodos computacionais Ensino médio Physics Quantum mechanics High school New communication technologies |
title_short |
Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores |
title_full |
Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores |
title_fullStr |
Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores |
title_full_unstemmed |
Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores |
title_sort |
Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores |
author |
Webber, Márcia Cândida Montano |
author_facet |
Webber, Márcia Cândida Montano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Webber, Márcia Cândida Montano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ricci, Trieste dos Santos Freire |
contributor_str_mv |
Ricci, Trieste dos Santos Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Mecânica quântica Formação de professores Métodos computacionais Ensino médio |
topic |
Ensino de física Mecânica quântica Formação de professores Métodos computacionais Ensino médio Physics Quantum mechanics High school New communication technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics Quantum mechanics High school New communication technologies |
description |
Este trabalho apresenta a elaboração, aplicação em sala de aula e os resultados da proposta de um curso introdutório à mecânica quântica para futuros professores de ensino médio. O curso foi aplicado na Universidade de Passo Fundo como parte de uma disciplina do curso de licenciatura em Física. A proposta tem como marco teórico a teoria cognitiva de Piaget. O curso desenvolvido faz uso sistemático de novas tecnologias de comunicação, com destaque para o software Doppelspalt, utilizado para promover o aprendizado significativo de alguns dos conceitos mais básicos da mecânica quântica. Como produto educacional, foi produzido material instrucional que compreende o texto completo envolvendo os conteúdos abordados e os roteiros exploratórios elaborados e usados em atividades virtuais. Com a elaboração do curso, espera-se facilitar a inserção da mecânica quântica no ensino médio, através de um produto educacional testado e adequado à realidade do ensino oferecido aos futuros professores. A proposta leva em conta, também, as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no sentido de uma progressiva inserção da física do século XX no ensino médio. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-09-19T05:11:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/10729 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000599463 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/10729 |
identifier_str_mv |
000599463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10729/1/000599463.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10729/2/000599463.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10729/3/000599463.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a5f8ba36a0abbdc704dcf316a0c2dc6 2abc70ff48feada320cb67976ae3ebf2 e66cb5fee9b3af01684032c062932271 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085100159762432 |