Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Webber, Márcia Cândida Montano
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10729
Resumo: Este trabalho apresenta a elaboração, aplicação em sala de aula e os resultados da proposta de um curso introdutório à mecânica quântica para futuros professores de ensino médio. O curso foi aplicado na Universidade de Passo Fundo como parte de uma disciplina do curso de licenciatura em Física. A proposta tem como marco teórico a teoria cognitiva de Piaget. O curso desenvolvido faz uso sistemático de novas tecnologias de comunicação, com destaque para o software Doppelspalt, utilizado para promover o aprendizado significativo de alguns dos conceitos mais básicos da mecânica quântica. Como produto educacional, foi produzido material instrucional que compreende o texto completo envolvendo os conteúdos abordados e os roteiros exploratórios elaborados e usados em atividades virtuais. Com a elaboração do curso, espera-se facilitar a inserção da mecânica quântica no ensino médio, através de um produto educacional testado e adequado à realidade do ensino oferecido aos futuros professores. A proposta leva em conta, também, as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no sentido de uma progressiva inserção da física do século XX no ensino médio.
id URGS_90bcd2a5c133e4e88bd657163eaef0ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10729
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Webber, Márcia Cândida MontanoRicci, Trieste dos Santos Freire2007-09-19T05:11:39Z2006http://hdl.handle.net/10183/10729000599463Este trabalho apresenta a elaboração, aplicação em sala de aula e os resultados da proposta de um curso introdutório à mecânica quântica para futuros professores de ensino médio. O curso foi aplicado na Universidade de Passo Fundo como parte de uma disciplina do curso de licenciatura em Física. A proposta tem como marco teórico a teoria cognitiva de Piaget. O curso desenvolvido faz uso sistemático de novas tecnologias de comunicação, com destaque para o software Doppelspalt, utilizado para promover o aprendizado significativo de alguns dos conceitos mais básicos da mecânica quântica. Como produto educacional, foi produzido material instrucional que compreende o texto completo envolvendo os conteúdos abordados e os roteiros exploratórios elaborados e usados em atividades virtuais. Com a elaboração do curso, espera-se facilitar a inserção da mecânica quântica no ensino médio, através de um produto educacional testado e adequado à realidade do ensino oferecido aos futuros professores. A proposta leva em conta, também, as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no sentido de uma progressiva inserção da física do século XX no ensino médio.This work presents the writing production, the application in classroom and the results of the proposal of an introductory course to the quantum mechanics for the future teachers of high school. The course was applied in Universidade de Passo Fundo as part of subject of the Physics Graduation Course. The proposal has as theoretical base Piaget’s Cognitive Theory. This course does systematical use of new communication techniques, it points out the software Doppelspalt, used to promote the effective learning of some basics concepts of the quantum mechanics. As product of this work, was made instructional material as the complete text that involves the studied contents and the exploratory itineraries produced and used in virtual activities. The writing production of this course intends to become easier the insertion of the quantum mechanics into the high school, through of tasted educational product that is suitable to reality of the offered teaching for future teachers. The proposal has in mind also the advices of Parâmetros Curriculares Nacionais, in the sense of a progressive insertion of XX century Physics Subject to high school.application/pdfporEnsino de físicaMecânica quânticaFormação de professoresMétodos computacionaisEnsino médioPhysicsQuantum mechanicsHigh schoolNew communication technologiesInserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2006mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000599463.pdf000599463.pdfTexto completoapplication/pdf8741784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10729/1/000599463.pdf9a5f8ba36a0abbdc704dcf316a0c2dc6MD51TEXT000599463.pdf.txt000599463.pdf.txtExtracted Texttext/plain309600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10729/2/000599463.pdf.txt2abc70ff48feada320cb67976ae3ebf2MD52THUMBNAIL000599463.pdf.jpg000599463.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10729/3/000599463.pdf.jpge66cb5fee9b3af01684032c062932271MD5310183/107292018-10-17 08:37:06.442oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10729Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:37:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores
title Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores
spellingShingle Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores
Webber, Márcia Cândida Montano
Ensino de física
Mecânica quântica
Formação de professores
Métodos computacionais
Ensino médio
Physics
Quantum mechanics
High school
New communication technologies
title_short Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores
title_full Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores
title_fullStr Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores
title_full_unstemmed Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores
title_sort Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores
author Webber, Márcia Cândida Montano
author_facet Webber, Márcia Cândida Montano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Webber, Márcia Cândida Montano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricci, Trieste dos Santos Freire
contributor_str_mv Ricci, Trieste dos Santos Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Mecânica quântica
Formação de professores
Métodos computacionais
Ensino médio
topic Ensino de física
Mecânica quântica
Formação de professores
Métodos computacionais
Ensino médio
Physics
Quantum mechanics
High school
New communication technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics
Quantum mechanics
High school
New communication technologies
description Este trabalho apresenta a elaboração, aplicação em sala de aula e os resultados da proposta de um curso introdutório à mecânica quântica para futuros professores de ensino médio. O curso foi aplicado na Universidade de Passo Fundo como parte de uma disciplina do curso de licenciatura em Física. A proposta tem como marco teórico a teoria cognitiva de Piaget. O curso desenvolvido faz uso sistemático de novas tecnologias de comunicação, com destaque para o software Doppelspalt, utilizado para promover o aprendizado significativo de alguns dos conceitos mais básicos da mecânica quântica. Como produto educacional, foi produzido material instrucional que compreende o texto completo envolvendo os conteúdos abordados e os roteiros exploratórios elaborados e usados em atividades virtuais. Com a elaboração do curso, espera-se facilitar a inserção da mecânica quântica no ensino médio, através de um produto educacional testado e adequado à realidade do ensino oferecido aos futuros professores. A proposta leva em conta, também, as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no sentido de uma progressiva inserção da física do século XX no ensino médio.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-09-19T05:11:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10729
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000599463
url http://hdl.handle.net/10183/10729
identifier_str_mv 000599463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10729/1/000599463.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10729/2/000599463.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10729/3/000599463.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a5f8ba36a0abbdc704dcf316a0c2dc6
2abc70ff48feada320cb67976ae3ebf2
e66cb5fee9b3af01684032c062932271
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085100159762432