Educação em saúde bucal : um olhar sobre as publicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renyelle Schwantes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/48929
Resumo: A educação em saúde bucal vem sendo trabalhada com diferentes abordagens, mas já demonstrou ser instrumento aliado para inserção crítica do sujeito na realidade. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre o tema „educação em saúde bucal‟, analisando seus sujeitos, estratégias metodológicas e formas de avaliação. Foi conduzida busca bibliográfica com o tema “educação em saúde bucal” de 2000 a 2011 nas seguintes bases de dados nacionais e internacionais, a saber: SCIELO, Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biomedical Journal Literature a serviço da National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e Portal CAPES. A busca limitou-se a artigos com abstract na língua inglesa e portuguesa. Após a obtenção dos resultados de busca e leitura dos títulos e resumos, os artigos selecionados foram obtidos na íntegra e analisados. A seleção final aconteceu após a leitura dos mesmos, exclusão dos repetidos e dos que não se encontravam nos critérios de inclusão, resultando em 63 artigos. Os grupos mais observados nas atividades educativas em saúde bucal foram os pré-escolares e escolares, seguidos pelos profissionais de saúde e idosos. O uso dos folhetos educativos foi o método mais observado, seguido pela palestra/ instrução verbal, cartazes e demonstrações com o uso de macromodelos. Dos instrumentos de avaliação descritos, o questionário foi o mais citado, seguido pela associação exames clínicos e questionário e somente exames clínicos. Há necessidade de se repensar os aspectos educativos que ainda desafiam os programas de saúde bucal.
id UFRGS-2_2636d79e6aca14adae184d79397d032c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/48929
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Renyelle Schwantes deToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2012-05-15T23:52:47Z2011http://hdl.handle.net/10183/48929000827194A educação em saúde bucal vem sendo trabalhada com diferentes abordagens, mas já demonstrou ser instrumento aliado para inserção crítica do sujeito na realidade. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre o tema „educação em saúde bucal‟, analisando seus sujeitos, estratégias metodológicas e formas de avaliação. Foi conduzida busca bibliográfica com o tema “educação em saúde bucal” de 2000 a 2011 nas seguintes bases de dados nacionais e internacionais, a saber: SCIELO, Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biomedical Journal Literature a serviço da National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e Portal CAPES. A busca limitou-se a artigos com abstract na língua inglesa e portuguesa. Após a obtenção dos resultados de busca e leitura dos títulos e resumos, os artigos selecionados foram obtidos na íntegra e analisados. A seleção final aconteceu após a leitura dos mesmos, exclusão dos repetidos e dos que não se encontravam nos critérios de inclusão, resultando em 63 artigos. Os grupos mais observados nas atividades educativas em saúde bucal foram os pré-escolares e escolares, seguidos pelos profissionais de saúde e idosos. O uso dos folhetos educativos foi o método mais observado, seguido pela palestra/ instrução verbal, cartazes e demonstrações com o uso de macromodelos. Dos instrumentos de avaliação descritos, o questionário foi o mais citado, seguido pela associação exames clínicos e questionário e somente exames clínicos. Há necessidade de se repensar os aspectos educativos que ainda desafiam os programas de saúde bucal.The oral health education has been worked with different approaches, but has proven to be an instrument for inserting critical ally of the subject in reality. The objective of this study was to review literature on the subject 'oral health education', analyzing the subject, methodological strategies and forms of assessment. Literature search was conducted with the theme "dental health education" from 2000 to 2011 in the following databases nationally and internationally, namely SCIELO, Brazilian Library of Dentistry (BBO), the Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), Biomedical Journal Literature in the service of the National Library of Medicine (MEDLINE / PubMed) and CAPES portal. The search was limited to articles with abstract in English and Portuguese. After obtaining the search results and reading the titles and abstracts, the selected articles were obtained and analyzed in full. The final selection took place after reading them, and repeated exclusion of those who were not in the inclusion criteria, resulting in 63 articles. The groups observed in the oral health education activities were pre-schools, schools, followed by health professionals and the elderly. The use of educational leaflets was the most observed, followed by speech / verbal instruction, demonstrations and posters with the use of macro models. Assessment tools described, the questionnaire was the most cited, followed by the association and clinical questionnaire and clinical examination alone. There is a need to rethink the educational aspects that still challenge oral health programs.application/pdfporEducação em saúdeDental health educationHealth promotionEducação em saúde bucal : um olhar sobre as publicaçõesDental health education: a look at the publications info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2011Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000827194.pdf000827194.pdfTexto completoapplication/pdf628514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/48929/1/000827194.pdfb77dce23899a58898c2a34786c54c2cfMD51TEXT000827194.pdf.txt000827194.pdf.txtExtracted Texttext/plain80409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/48929/2/000827194.pdf.txt8617538ff6ebac53882177a2647c1552MD52THUMBNAIL000827194.pdf.jpg000827194.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/48929/3/000827194.pdf.jpg7d479f9215e233e6f83414268cce6aa5MD5310183/489292018-10-11 09:24:20.335oai:www.lume.ufrgs.br:10183/48929Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:24:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação em saúde bucal : um olhar sobre as publicações
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Dental health education: a look at the publications
title Educação em saúde bucal : um olhar sobre as publicações
spellingShingle Educação em saúde bucal : um olhar sobre as publicações
Souza, Renyelle Schwantes de
Educação em saúde
Dental health education
Health promotion
title_short Educação em saúde bucal : um olhar sobre as publicações
title_full Educação em saúde bucal : um olhar sobre as publicações
title_fullStr Educação em saúde bucal : um olhar sobre as publicações
title_full_unstemmed Educação em saúde bucal : um olhar sobre as publicações
title_sort Educação em saúde bucal : um olhar sobre as publicações
author Souza, Renyelle Schwantes de
author_facet Souza, Renyelle Schwantes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renyelle Schwantes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
contributor_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
topic Educação em saúde
Dental health education
Health promotion
dc.subject.eng.fl_str_mv Dental health education
Health promotion
description A educação em saúde bucal vem sendo trabalhada com diferentes abordagens, mas já demonstrou ser instrumento aliado para inserção crítica do sujeito na realidade. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre o tema „educação em saúde bucal‟, analisando seus sujeitos, estratégias metodológicas e formas de avaliação. Foi conduzida busca bibliográfica com o tema “educação em saúde bucal” de 2000 a 2011 nas seguintes bases de dados nacionais e internacionais, a saber: SCIELO, Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biomedical Journal Literature a serviço da National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e Portal CAPES. A busca limitou-se a artigos com abstract na língua inglesa e portuguesa. Após a obtenção dos resultados de busca e leitura dos títulos e resumos, os artigos selecionados foram obtidos na íntegra e analisados. A seleção final aconteceu após a leitura dos mesmos, exclusão dos repetidos e dos que não se encontravam nos critérios de inclusão, resultando em 63 artigos. Os grupos mais observados nas atividades educativas em saúde bucal foram os pré-escolares e escolares, seguidos pelos profissionais de saúde e idosos. O uso dos folhetos educativos foi o método mais observado, seguido pela palestra/ instrução verbal, cartazes e demonstrações com o uso de macromodelos. Dos instrumentos de avaliação descritos, o questionário foi o mais citado, seguido pela associação exames clínicos e questionário e somente exames clínicos. Há necessidade de se repensar os aspectos educativos que ainda desafiam os programas de saúde bucal.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-15T23:52:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/48929
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000827194
url http://hdl.handle.net/10183/48929
identifier_str_mv 000827194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/48929/1/000827194.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/48929/2/000827194.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/48929/3/000827194.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b77dce23899a58898c2a34786c54c2cf
8617538ff6ebac53882177a2647c1552
7d479f9215e233e6f83414268cce6aa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224429033750528