Dental health education : a literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renyelle Schwantes de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Baumgarten, Alexandre, Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108409
Resumo: A necessária renovação das práticas de educação em saúde tem sido um desafio no que se refere à possibilidade de aumentar a competência e influenciar nas tomadas de decisão. Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o tema ‘educação em saúde bucal’, analisando seus sujeitos, estratégias metodológicas e formas de avaliação. Foi conduzida busca eletrônica, de 2000 a 2011, nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biomedical Journal Literature a serviço da National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e Portal CAPES. A busca limitou-se a artigos na Língua Inglesa e Portuguesa. Os artigos selecionados foram obtidos na íntegra e analisados (61 artigos). Os grupos mais observados nas atividades educativas em saúde bucal foram os pré-escolares e escolares, seguidos pelos profissionais de saúde e idosos. O uso de folhetos educativos foi o método mais observado, seguido pela palestra/instrução verbal/ cartazes e demonstrações com o uso de macromodelos. O questionário foi o instrumento de avaliação mais citado, seguido pela associação exame clínico-questionário e exame clínico.
id UFRGS-2_efeaa912023f3e8762de456e9b795689
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108409
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Renyelle Schwantes deBaumgarten, AlexandreToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2014-12-17T02:14:54Z20140102-9460http://hdl.handle.net/10183/108409000941507A necessária renovação das práticas de educação em saúde tem sido um desafio no que se refere à possibilidade de aumentar a competência e influenciar nas tomadas de decisão. Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o tema ‘educação em saúde bucal’, analisando seus sujeitos, estratégias metodológicas e formas de avaliação. Foi conduzida busca eletrônica, de 2000 a 2011, nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biomedical Journal Literature a serviço da National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e Portal CAPES. A busca limitou-se a artigos na Língua Inglesa e Portuguesa. Os artigos selecionados foram obtidos na íntegra e analisados (61 artigos). Os grupos mais observados nas atividades educativas em saúde bucal foram os pré-escolares e escolares, seguidos pelos profissionais de saúde e idosos. O uso de folhetos educativos foi o método mais observado, seguido pela palestra/instrução verbal/ cartazes e demonstrações com o uso de macromodelos. O questionário foi o instrumento de avaliação mais citado, seguido pela associação exame clínico-questionário e exame clínico.A fundamental redesign of health education practices has been necessary but challenging with regard to improving the public’s competence and influencing their decision making. The aim of this study was to review the literature on oral health education and analyze its subjects, methodological strategies and forms of assessment. The following electronic databases were used to search the literature from 2000 to 2011: the Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Brazilian Library of Dentistry (BBO), Latin-American and Caribbean Center on Health Sciences Information (LILACS), biomedical journal literature of the National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) and the CAPES Portal. The search was restricted to articles in English and Portuguese. The selected articles (61) were obtained in full and analyzed. The groups that received the most oral health education consisted of those in pre-school and grade school, followed by health professionals and the elderly. Educational leaflets were the most commonly used tool, followed by lectures/verbal instruction/posters and demonstrations using macro models. The questionnaire was the most cited evaluation tool, followed by a combination of clinical examination and questionnaire and clinical examination alone.application/pdfengRevista odonto ciência = Journal of dental science. Porto Alegre. Vol. 29, no. 1 (2014), p. 18-24Educação em odontologiaEducação em saúde bucalOdontologiaHealth educationDentalHealth promotion educationDental health education : a literature reviewEducação em saúde bucal : uma revisão de literaturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941507.pdf000941507.pdfTexto completo (inglês)application/pdf455020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108409/1/000941507.pdf0370a675b58bf2a8fecea89463f03c41MD51TEXT000941507.pdf.txt000941507.pdf.txtExtracted Texttext/plain47530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108409/2/000941507.pdf.txtc781450324b3a3de5fde975fea80a80dMD52THUMBNAIL000941507.pdf.jpg000941507.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108409/3/000941507.pdf.jpgfbf801b2b41351be938151cefc21d30bMD5310183/1084092021-09-18 04:48:22.174943oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108409Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-18T07:48:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dental health education : a literature review
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Educação em saúde bucal : uma revisão de literatura
title Dental health education : a literature review
spellingShingle Dental health education : a literature review
Souza, Renyelle Schwantes de
Educação em odontologia
Educação em saúde bucal
Odontologia
Health education
Dental
Health promotion education
title_short Dental health education : a literature review
title_full Dental health education : a literature review
title_fullStr Dental health education : a literature review
title_full_unstemmed Dental health education : a literature review
title_sort Dental health education : a literature review
author Souza, Renyelle Schwantes de
author_facet Souza, Renyelle Schwantes de
Baumgarten, Alexandre
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_role author
author2 Baumgarten, Alexandre
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renyelle Schwantes de
Baumgarten, Alexandre
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em odontologia
Educação em saúde bucal
Odontologia
topic Educação em odontologia
Educação em saúde bucal
Odontologia
Health education
Dental
Health promotion education
dc.subject.eng.fl_str_mv Health education
Dental
Health promotion education
description A necessária renovação das práticas de educação em saúde tem sido um desafio no que se refere à possibilidade de aumentar a competência e influenciar nas tomadas de decisão. Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o tema ‘educação em saúde bucal’, analisando seus sujeitos, estratégias metodológicas e formas de avaliação. Foi conduzida busca eletrônica, de 2000 a 2011, nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biomedical Journal Literature a serviço da National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e Portal CAPES. A busca limitou-se a artigos na Língua Inglesa e Portuguesa. Os artigos selecionados foram obtidos na íntegra e analisados (61 artigos). Os grupos mais observados nas atividades educativas em saúde bucal foram os pré-escolares e escolares, seguidos pelos profissionais de saúde e idosos. O uso de folhetos educativos foi o método mais observado, seguido pela palestra/instrução verbal/ cartazes e demonstrações com o uso de macromodelos. O questionário foi o instrumento de avaliação mais citado, seguido pela associação exame clínico-questionário e exame clínico.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T02:14:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108409
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-9460
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000941507
identifier_str_mv 0102-9460
000941507
url http://hdl.handle.net/10183/108409
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista odonto ciência = Journal of dental science. Porto Alegre. Vol. 29, no. 1 (2014), p. 18-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108409/1/000941507.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108409/2/000941507.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108409/3/000941507.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0370a675b58bf2a8fecea89463f03c41
c781450324b3a3de5fde975fea80a80d
fbf801b2b41351be938151cefc21d30b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224860248047616