Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25670 |
Resumo: | O estudo dos aspectos físico-espaciais dos ambientes e suas relações com a subjetividade e o comportamento humanos têm sido cada vez mais investigados pela psicologia. Assim, este estudo investigou a relação entre os pátios de duas escolas infantis municipais de Porto Alegre e a interação de 50 crianças de 5 a 6 anos que frequentavam a escola. Estas foram observadas nos pátios das escolas, os quais apresentavam diferenças em termos de área, densidade de crianças e materiais. Foram observados os tipos de brincadeiras e brinquedos utilizados pelas crianças e os tipos de interações estabelecidos entre elas. Os resultados, provenientes de análises quantitativas, mostraram que as crianças estabeleceram mais interações associativas e paralelas no pátio grande e mais do tipo desocupada e solitária no pátio pequeno. Quanto ao tipo de brinquedo, no pátio grande a associação desse aspecto com os tipos de interação foi menor do que no pátio pequeno. Houve maior associação entre as interações e os tipos de brincadeiras no pátio pequeno. Concluiu-se que, com relação aos aspectos ambientais, o pátio grande favorece uma maior variação de interações. |
id |
UFRGS-2_263daad63d277a54004c5064f8b277fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25670 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sager, FabioSperb, Tania MaraRoazzi, AntonioMartins, Fernanda Marques2010-09-11T04:20:36Z20030102-7972http://hdl.handle.net/10183/25670000376040O estudo dos aspectos físico-espaciais dos ambientes e suas relações com a subjetividade e o comportamento humanos têm sido cada vez mais investigados pela psicologia. Assim, este estudo investigou a relação entre os pátios de duas escolas infantis municipais de Porto Alegre e a interação de 50 crianças de 5 a 6 anos que frequentavam a escola. Estas foram observadas nos pátios das escolas, os quais apresentavam diferenças em termos de área, densidade de crianças e materiais. Foram observados os tipos de brincadeiras e brinquedos utilizados pelas crianças e os tipos de interações estabelecidos entre elas. Os resultados, provenientes de análises quantitativas, mostraram que as crianças estabeleceram mais interações associativas e paralelas no pátio grande e mais do tipo desocupada e solitária no pátio pequeno. Quanto ao tipo de brinquedo, no pátio grande a associação desse aspecto com os tipos de interação foi menor do que no pátio pequeno. Houve maior associação entre as interações e os tipos de brincadeiras no pátio pequeno. Concluiu-se que, com relação aos aspectos ambientais, o pátio grande favorece uma maior variação de interações.The physical-spatial aspects of environments and their relation to subjectivity and human behavior have been increasingly studied by psychologists. Thus, this study investigated the relationship between playgrounds of two public preschools of Porto Alegre and the interaction of 50 5 to 6 year-old children who were enrolled in these schools. Children were observed at the playgrounds, which presented differences in terms of area (size), density and materials. The interaction states observed were related to types of play and toys used. Results drawn from quantitative analyses showed that children established more associative and parallel interaction states in the large playground, and unoccupied and solitary in the small playground. As for the type of toy, the association of this aspect with the interaction in the large playground was smaller than in the small one. A higher association between interactions and types of play in the small playground was found. The study shows that concerning environmental aspects the large playground favors a variety of interactions states.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (2003), p. 203-215BrinquedoCriançaInteração socialPsicologia ambientalEnvironmental psychologyChild interactionPreschoolAvaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambientalThe evaluation of preschoolers' interaction in the playground : an environmental psychology approachinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000376040.pdf.txt000376040.pdf.txtExtracted Texttext/plain51470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25670/2/000376040.pdf.txt66f6c86b3ea382dfb3a85fbb98f59a6fMD52ORIGINAL000376040.pdf000376040.pdfTexto completoapplication/pdf381509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25670/1/000376040.pdf35833f23b02e2b31bcc019d81f1a061fMD51THUMBNAIL000376040.pdf.jpg000376040.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25670/3/000376040.pdf.jpge4bc4036d6837f16ba9ed5ef4a44e604MD5310183/256702018-10-17 08:39:51.843oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:39:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The evaluation of preschoolers' interaction in the playground : an environmental psychology approach |
title |
Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental |
spellingShingle |
Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental Sager, Fabio Brinquedo Criança Interação social Psicologia ambiental Environmental psychology Child interaction Preschool |
title_short |
Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental |
title_full |
Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental |
title_fullStr |
Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental |
title_full_unstemmed |
Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental |
title_sort |
Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental |
author |
Sager, Fabio |
author_facet |
Sager, Fabio Sperb, Tania Mara Roazzi, Antonio Martins, Fernanda Marques |
author_role |
author |
author2 |
Sperb, Tania Mara Roazzi, Antonio Martins, Fernanda Marques |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sager, Fabio Sperb, Tania Mara Roazzi, Antonio Martins, Fernanda Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brinquedo Criança Interação social Psicologia ambiental |
topic |
Brinquedo Criança Interação social Psicologia ambiental Environmental psychology Child interaction Preschool |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Environmental psychology Child interaction Preschool |
description |
O estudo dos aspectos físico-espaciais dos ambientes e suas relações com a subjetividade e o comportamento humanos têm sido cada vez mais investigados pela psicologia. Assim, este estudo investigou a relação entre os pátios de duas escolas infantis municipais de Porto Alegre e a interação de 50 crianças de 5 a 6 anos que frequentavam a escola. Estas foram observadas nos pátios das escolas, os quais apresentavam diferenças em termos de área, densidade de crianças e materiais. Foram observados os tipos de brincadeiras e brinquedos utilizados pelas crianças e os tipos de interações estabelecidos entre elas. Os resultados, provenientes de análises quantitativas, mostraram que as crianças estabeleceram mais interações associativas e paralelas no pátio grande e mais do tipo desocupada e solitária no pátio pequeno. Quanto ao tipo de brinquedo, no pátio grande a associação desse aspecto com os tipos de interação foi menor do que no pátio pequeno. Houve maior associação entre as interações e os tipos de brincadeiras no pátio pequeno. Concluiu-se que, com relação aos aspectos ambientais, o pátio grande favorece uma maior variação de interações. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-11T04:20:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25670 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000376040 |
identifier_str_mv |
0102-7972 000376040 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (2003), p. 203-215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25670/2/000376040.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25670/1/000376040.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25670/3/000376040.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66f6c86b3ea382dfb3a85fbb98f59a6f 35833f23b02e2b31bcc019d81f1a061f e4bc4036d6837f16ba9ed5ef4a44e604 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447420175122432 |