Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sager, Fabio
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Sperb, Tania Mara, Roazzi, Antonio, Martins, Fernanda Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25670
Resumo: O estudo dos aspectos físico-espaciais dos ambientes e suas relações com a subjetividade e o comportamento humanos têm sido cada vez mais investigados pela psicologia. Assim, este estudo investigou a relação entre os pátios de duas escolas infantis municipais de Porto Alegre e a interação de 50 crianças de 5 a 6 anos que frequentavam a escola. Estas foram observadas nos pátios das escolas, os quais apresentavam diferenças em termos de área, densidade de crianças e materiais. Foram observados os tipos de brincadeiras e brinquedos utilizados pelas crianças e os tipos de interações estabelecidos entre elas. Os resultados, provenientes de análises quantitativas, mostraram que as crianças estabeleceram mais interações associativas e paralelas no pátio grande e mais do tipo desocupada e solitária no pátio pequeno. Quanto ao tipo de brinquedo, no pátio grande a associação desse aspecto com os tipos de interação foi menor do que no pátio pequeno. Houve maior associação entre as interações e os tipos de brincadeiras no pátio pequeno. Concluiu-se que, com relação aos aspectos ambientais, o pátio grande favorece uma maior variação de interações.
id UFRGS-2_263daad63d277a54004c5064f8b277fd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25670
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sager, FabioSperb, Tania MaraRoazzi, AntonioMartins, Fernanda Marques2010-09-11T04:20:36Z20030102-7972http://hdl.handle.net/10183/25670000376040O estudo dos aspectos físico-espaciais dos ambientes e suas relações com a subjetividade e o comportamento humanos têm sido cada vez mais investigados pela psicologia. Assim, este estudo investigou a relação entre os pátios de duas escolas infantis municipais de Porto Alegre e a interação de 50 crianças de 5 a 6 anos que frequentavam a escola. Estas foram observadas nos pátios das escolas, os quais apresentavam diferenças em termos de área, densidade de crianças e materiais. Foram observados os tipos de brincadeiras e brinquedos utilizados pelas crianças e os tipos de interações estabelecidos entre elas. Os resultados, provenientes de análises quantitativas, mostraram que as crianças estabeleceram mais interações associativas e paralelas no pátio grande e mais do tipo desocupada e solitária no pátio pequeno. Quanto ao tipo de brinquedo, no pátio grande a associação desse aspecto com os tipos de interação foi menor do que no pátio pequeno. Houve maior associação entre as interações e os tipos de brincadeiras no pátio pequeno. Concluiu-se que, com relação aos aspectos ambientais, o pátio grande favorece uma maior variação de interações.The physical-spatial aspects of environments and their relation to subjectivity and human behavior have been increasingly studied by psychologists. Thus, this study investigated the relationship between playgrounds of two public preschools of Porto Alegre and the interaction of 50 5 to 6 year-old children who were enrolled in these schools. Children were observed at the playgrounds, which presented differences in terms of area (size), density and materials. The interaction states observed were related to types of play and toys used. Results drawn from quantitative analyses showed that children established more associative and parallel interaction states in the large playground, and unoccupied and solitary in the small playground. As for the type of toy, the association of this aspect with the interaction in the large playground was smaller than in the small one. A higher association between interactions and types of play in the small playground was found. The study shows that concerning environmental aspects the large playground favors a variety of interactions states.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (2003), p. 203-215BrinquedoCriançaInteração socialPsicologia ambientalEnvironmental psychologyChild interactionPreschoolAvaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambientalThe evaluation of preschoolers' interaction in the playground : an environmental psychology approachinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000376040.pdf.txt000376040.pdf.txtExtracted Texttext/plain51470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25670/2/000376040.pdf.txt66f6c86b3ea382dfb3a85fbb98f59a6fMD52ORIGINAL000376040.pdf000376040.pdfTexto completoapplication/pdf381509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25670/1/000376040.pdf35833f23b02e2b31bcc019d81f1a061fMD51THUMBNAIL000376040.pdf.jpg000376040.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25670/3/000376040.pdf.jpge4bc4036d6837f16ba9ed5ef4a44e604MD5310183/256702018-10-17 08:39:51.843oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:39:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The evaluation of preschoolers' interaction in the playground : an environmental psychology approach
title Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental
spellingShingle Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental
Sager, Fabio
Brinquedo
Criança
Interação social
Psicologia ambiental
Environmental psychology
Child interaction
Preschool
title_short Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental
title_full Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental
title_fullStr Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental
title_full_unstemmed Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental
title_sort Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis : uma abordagem da psicologia ambiental
author Sager, Fabio
author_facet Sager, Fabio
Sperb, Tania Mara
Roazzi, Antonio
Martins, Fernanda Marques
author_role author
author2 Sperb, Tania Mara
Roazzi, Antonio
Martins, Fernanda Marques
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sager, Fabio
Sperb, Tania Mara
Roazzi, Antonio
Martins, Fernanda Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedo
Criança
Interação social
Psicologia ambiental
topic Brinquedo
Criança
Interação social
Psicologia ambiental
Environmental psychology
Child interaction
Preschool
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental psychology
Child interaction
Preschool
description O estudo dos aspectos físico-espaciais dos ambientes e suas relações com a subjetividade e o comportamento humanos têm sido cada vez mais investigados pela psicologia. Assim, este estudo investigou a relação entre os pátios de duas escolas infantis municipais de Porto Alegre e a interação de 50 crianças de 5 a 6 anos que frequentavam a escola. Estas foram observadas nos pátios das escolas, os quais apresentavam diferenças em termos de área, densidade de crianças e materiais. Foram observados os tipos de brincadeiras e brinquedos utilizados pelas crianças e os tipos de interações estabelecidos entre elas. Os resultados, provenientes de análises quantitativas, mostraram que as crianças estabeleceram mais interações associativas e paralelas no pátio grande e mais do tipo desocupada e solitária no pátio pequeno. Quanto ao tipo de brinquedo, no pátio grande a associação desse aspecto com os tipos de interação foi menor do que no pátio pequeno. Houve maior associação entre as interações e os tipos de brincadeiras no pátio pequeno. Concluiu-se que, com relação aos aspectos ambientais, o pátio grande favorece uma maior variação de interações.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-11T04:20:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25670
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000376040
identifier_str_mv 0102-7972
000376040
url http://hdl.handle.net/10183/25670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (2003), p. 203-215
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25670/2/000376040.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25670/1/000376040.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25670/3/000376040.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 66f6c86b3ea382dfb3a85fbb98f59a6f
35833f23b02e2b31bcc019d81f1a061f
e4bc4036d6837f16ba9ed5ef4a44e604
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447420175122432