Desenvolvimento da linguagem oral e interação educação-criança na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Maria Carolina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1512
Resumo: Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar
id RCAP_a75c9c22818bcc5c35a661cdc76bf275
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1512
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da linguagem oral e interação educação-criança na educação pré-escolarlinguagem oralinteração educador-criançaeducação pré-escolaroral languageteacher-child interactionpreschool educationRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolarO presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, mais concretamente, na unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância. Primeiramente, são apresentados os estágios curriculares em creche e jardim de infância, onde se patenteia um resumo do trabalho desenvolvido no decorrer dos dois semestres. Concomitantemente, são destacadas algumas aprendizagens concretizadas ao longo deste percurso. Também, neste capítulo, é apresentada uma breve reflexão em torno da construção do processo investigativo. A prática pedagógica aqui apresentada dá especial destaque ao domínio da linguagem oral, por ter sido neste que se desenvolveu o nosso trabalho de investigação. A pesquisa efetuada desenvolveu-se em torno do tema “Desenvolvimento da linguagem oral e interação educador-criança na Educação Pré-Escolar”. Contudo, no desenvolvimento da prática pedagógica e educativa houve uma articulação com as diversas áreas de conteúdo definidas para a educação pré-escolar. Relativamente ao enquadramento teórico este encontra-se organizado em três temáticas fundamentais: (i) Desenvolvimento da linguagem oral na educação pré-escolar; (ii) Interação educador – criança na educação pré-escolar e desenvolvimento da linguagem oral; e (iii) Interação escola – família no desenvolvimento da linguagem oral. Dada a natureza do objeto de estudo, a metodologia de investigação segue uma abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso, assente na análise de interações orais da rotina diária no jardim de infância. Foram proporcionados diversos momentos de comunicação oral com o grupo de crianças, com vista a um desenvolvimento da linguagem oral significativo, através da escuta e do diálogo.This report is part of the Master in Pre-School Education program, more specifically, of the course of Teaching Practice in Childhood Education. Firstly, the internships in nursery school and kindergarten are presented. About the internship contexts we make a summary of the work carried out over the two semesters. Concomitantly, we emphasize some learning acquired along this route. Also in this chapter, a brief reflection around the investigative process is presented. The pedagogical practice presented gives special attention to the field of oral language, because this was the area investigated in our research. Such research was developed around the theme "Development of oral language and teacher-child interaction in pre-school education." Yet, in the development of the pedagogical and educational practice there was a connection with the other content areas defined for pre-school education. The theoretical framework is organized in three main themes: (i) Development of oral language in pre-school education; (ii) Teacher-children interaction in pre-school education and the development of oral language; and (iii) Interaction school - family in the development of oral language. Given the nature of the research object, the research methodology follows a qualitative approach, a case study based on the analysis oral interactions occurred in the daily routine in the kindergarten. Several moments of oral communication with the group of children were provided aiming to a significant development of their oral language through listening and dialogue.Santos, Maria LeonorRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGil, Maria Carolina2016-06-13T20:54:12Z2016-04-132016-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1512TID:201206226porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:17Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:46.148701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da linguagem oral e interação educação-criança na educação pré-escolar
title Desenvolvimento da linguagem oral e interação educação-criança na educação pré-escolar
spellingShingle Desenvolvimento da linguagem oral e interação educação-criança na educação pré-escolar
Gil, Maria Carolina
linguagem oral
interação educador-criança
educação pré-escolar
oral language
teacher-child interaction
preschool education
title_short Desenvolvimento da linguagem oral e interação educação-criança na educação pré-escolar
title_full Desenvolvimento da linguagem oral e interação educação-criança na educação pré-escolar
title_fullStr Desenvolvimento da linguagem oral e interação educação-criança na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Desenvolvimento da linguagem oral e interação educação-criança na educação pré-escolar
title_sort Desenvolvimento da linguagem oral e interação educação-criança na educação pré-escolar
author Gil, Maria Carolina
author_facet Gil, Maria Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Maria Leonor
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Maria Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv linguagem oral
interação educador-criança
educação pré-escolar
oral language
teacher-child interaction
preschool education
topic linguagem oral
interação educador-criança
educação pré-escolar
oral language
teacher-child interaction
preschool education
description Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-13T20:54:12Z
2016-04-13
2016-04-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1512
TID:201206226
url http://hdl.handle.net/10400.15/1512
identifier_str_mv TID:201206226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028293525504