Contextual and individual factors associated with dissatisfaction with public emergency health services in Brazil, 2011-2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180677 |
Resumo: | Nos últimos anos houve avanços significativos na rede brasileira de serviços de emergência. O estudo teve como objetivo avaliar os fatores contextuais e individuais associados à satisfação com os serviços públicos de emergência. Através deste estudo transversal multinível realizado entre junho de 2011 e janeiro de 2012, foram coletados dados via telefone na Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Os números telefônicos foram selecionados aleatoriamente a partir de um banco de dados da empresa de telefonia. Foram avaliadas variáveis socioeconômicas, demográficas e de serviços de saúde, além de dados dos municípios. A variável dependente era a insatisfação com serviços públicos de emergência no Brasil. Foi realizada regressão logística multinível, e 7.027 indivíduos de 61 municípios responderam a pesquisa. A prevalência de insatisfação percebida era 48,1% (IC95%: 46,9- 49,3). As variáveis que mantiveram a associação significativa com o desfecho foram: idade > 20 anos, escolaridade ≥ 16 anos, Região Centro-oeste, demandas não atendidas, tempo de espera mais longo e acesso ao atendimento de emergência em serviços de atenção primária. A prevalência da insatisfação percebida está relacionada predominantemente ao tempo de espera e ao tempo necessário para resolver a demanda. |
id |
UFRGS-2_26552da6070c9de1b88238285a1628dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180677 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rech, Rafaela SoaresHugo, Fernando NevesGiordani, Jessye Melgarejo do AmaralPassero, Lúcia GimenesHilgert, Juliana Balbinot2018-07-28T02:45:58Z20180102-311Xhttp://hdl.handle.net/10183/180677001064506Nos últimos anos houve avanços significativos na rede brasileira de serviços de emergência. O estudo teve como objetivo avaliar os fatores contextuais e individuais associados à satisfação com os serviços públicos de emergência. Através deste estudo transversal multinível realizado entre junho de 2011 e janeiro de 2012, foram coletados dados via telefone na Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Os números telefônicos foram selecionados aleatoriamente a partir de um banco de dados da empresa de telefonia. Foram avaliadas variáveis socioeconômicas, demográficas e de serviços de saúde, além de dados dos municípios. A variável dependente era a insatisfação com serviços públicos de emergência no Brasil. Foi realizada regressão logística multinível, e 7.027 indivíduos de 61 municípios responderam a pesquisa. A prevalência de insatisfação percebida era 48,1% (IC95%: 46,9- 49,3). As variáveis que mantiveram a associação significativa com o desfecho foram: idade > 20 anos, escolaridade ≥ 16 anos, Região Centro-oeste, demandas não atendidas, tempo de espera mais longo e acesso ao atendimento de emergência em serviços de atenção primária. A prevalência da insatisfação percebida está relacionada predominantemente ao tempo de espera e ao tempo necessário para resolver a demanda.The Brazilian network of emergency care, in recent years, has shown significant progress. The objective was to evaluate contextual and individual factors associated with the satisfaction with public emergency health services. This was a cross-sectional multilevel study carried out between June 2011 and January 2012. Data were collected via telephone at the ombudsman’s office of the Brazilian Unified National Health System (SUS). Telephone numbers were randomly selected from a telephone company database. Health services, socioeconomic, and individual demographic variables were evaluated, in addition to information about the municipalities. The outcome variable was dissatisfaction with public emergency health services in Brazil. Multilevel logistic regression was performed and 7,027 individuals from 61 municipalities answered the survey. The prevalence of perceived dissatisfaction was 48.1% (95%CI: 46.9-49.3). Variables that remained significantly associated with the outcome are: age up to 20 years, 16 or more years of education, lives in the Central region, non-resolved demands, longer waiting times, and accessing emergency in a primary care service. Prevalence of a perceived dissatisfaction is predominantly associated with care’s waiting time and the length needed to resolve the demand.En los últimos años se produjeron avances significativos en la red brasileña de servicios de urgencia. El objetivo del estudio fue evaluar los factores contextuales e individuales asociados a la satisfacción con los servicios públicos de emergencia. A través de este estudio transversal multinivel, realizado entre junio de 2011 y enero de 2012, se recogieron datos vía teléfono en la Defensoría del Sistema Único de Salud (SUS). Los números telefónicos fueron seleccionados aleatoriamente, a partir de un banco de datos de la empresa de telefonía. Se evaluaron variables socioeconómicas, demográficas y de servicios de salud, además de los datos de los municipios. La variable dependiente era la insatisfacción con los servicios públicos de emergencia en Brasil. Se realizó una regresión logística multinivel, y 7.027 individuos de 61 municipios respondieron a la investigación. La prevalencia de insatisfacción percibida era de un 48,1% (IC95%: 46,9-49,3). Las variables que mantuvieron la asociación significativa con el desenlace fueron: edad > 20 años, escolaridad ≥ 16 años, Región Centrooeste, demandas no atendidas, tiempo de espera más largo y acceso a la atención de emergencia en servicios de atención primaria. La prevalencia de la insatisfacción percibida está relacionada predominantemente al tiempo de espera y al tiempo necesario para resolver la demanda.application/pdfengCadernos de saúde pública. Rio de Janeiro. Vol. 34, no. 1 (2018), p. 1-11, e00175416Saúde públicaUrgênciasSistema Único de SaúdeSatisfação do pacienteEmergency medical servicesPatient satisfactionHealth evaluationUnified health systemServicios médicos de urgenciaSatisfacción del pacienteEvaluación en saludSistema único de saludContextual and individual factors associated with dissatisfaction with public emergency health services in Brazil, 2011-2012Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com os serviços de emergência na rede pública brasileira, 2011-2012 Factores contextuales e individuales asociados a la insatisfacción con los servicios de urgencia en la red pública brasileña, 2011-2012 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064506.pdfTexto completo (inglês)application/pdf690652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180677/1/001064506.pdfddda7ea603ae458346a5fc0850d1c3b0MD51TEXT001064506.pdf.txt001064506.pdf.txtExtracted Texttext/plain39847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180677/2/001064506.pdf.txtb1e4a84d102f036a0aa5b1af6f8d8c82MD52THUMBNAIL001064506.pdf.jpg001064506.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180677/3/001064506.pdf.jpg64feb6ea21090df0b8ad8f9fb367e105MD5310183/1806772018-10-05 07:31:32.618oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180677Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-05T10:31:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contextual and individual factors associated with dissatisfaction with public emergency health services in Brazil, 2011-2012 |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Fatores contextuais e individuais associados à insatisfação com os serviços de emergência na rede pública brasileira, 2011-2012 |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Factores contextuales e individuales asociados a la insatisfacción con los servicios de urgencia en la red pública brasileña, 2011-2012 |
title |
Contextual and individual factors associated with dissatisfaction with public emergency health services in Brazil, 2011-2012 |
spellingShingle |
Contextual and individual factors associated with dissatisfaction with public emergency health services in Brazil, 2011-2012 Rech, Rafaela Soares Saúde pública Urgências Sistema Único de Saúde Satisfação do paciente Emergency medical services Patient satisfaction Health evaluation Unified health system Servicios médicos de urgencia Satisfacción del paciente Evaluación en salud Sistema único de salud |
title_short |
Contextual and individual factors associated with dissatisfaction with public emergency health services in Brazil, 2011-2012 |
title_full |
Contextual and individual factors associated with dissatisfaction with public emergency health services in Brazil, 2011-2012 |
title_fullStr |
Contextual and individual factors associated with dissatisfaction with public emergency health services in Brazil, 2011-2012 |
title_full_unstemmed |
Contextual and individual factors associated with dissatisfaction with public emergency health services in Brazil, 2011-2012 |
title_sort |
Contextual and individual factors associated with dissatisfaction with public emergency health services in Brazil, 2011-2012 |
author |
Rech, Rafaela Soares |
author_facet |
Rech, Rafaela Soares Hugo, Fernando Neves Giordani, Jessye Melgarejo do Amaral Passero, Lúcia Gimenes Hilgert, Juliana Balbinot |
author_role |
author |
author2 |
Hugo, Fernando Neves Giordani, Jessye Melgarejo do Amaral Passero, Lúcia Gimenes Hilgert, Juliana Balbinot |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rech, Rafaela Soares Hugo, Fernando Neves Giordani, Jessye Melgarejo do Amaral Passero, Lúcia Gimenes Hilgert, Juliana Balbinot |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde pública Urgências Sistema Único de Saúde Satisfação do paciente |
topic |
Saúde pública Urgências Sistema Único de Saúde Satisfação do paciente Emergency medical services Patient satisfaction Health evaluation Unified health system Servicios médicos de urgencia Satisfacción del paciente Evaluación en salud Sistema único de salud |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Emergency medical services Patient satisfaction Health evaluation Unified health system |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Servicios médicos de urgencia Satisfacción del paciente Evaluación en salud Sistema único de salud |
description |
Nos últimos anos houve avanços significativos na rede brasileira de serviços de emergência. O estudo teve como objetivo avaliar os fatores contextuais e individuais associados à satisfação com os serviços públicos de emergência. Através deste estudo transversal multinível realizado entre junho de 2011 e janeiro de 2012, foram coletados dados via telefone na Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Os números telefônicos foram selecionados aleatoriamente a partir de um banco de dados da empresa de telefonia. Foram avaliadas variáveis socioeconômicas, demográficas e de serviços de saúde, além de dados dos municípios. A variável dependente era a insatisfação com serviços públicos de emergência no Brasil. Foi realizada regressão logística multinível, e 7.027 indivíduos de 61 municípios responderam a pesquisa. A prevalência de insatisfação percebida era 48,1% (IC95%: 46,9- 49,3). As variáveis que mantiveram a associação significativa com o desfecho foram: idade > 20 anos, escolaridade ≥ 16 anos, Região Centro-oeste, demandas não atendidas, tempo de espera mais longo e acesso ao atendimento de emergência em serviços de atenção primária. A prevalência da insatisfação percebida está relacionada predominantemente ao tempo de espera e ao tempo necessário para resolver a demanda. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-28T02:45:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180677 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-311X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001064506 |
identifier_str_mv |
0102-311X 001064506 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de saúde pública. Rio de Janeiro. Vol. 34, no. 1 (2018), p. 1-11, e00175416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180677/1/001064506.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180677/2/001064506.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180677/3/001064506.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ddda7ea603ae458346a5fc0850d1c3b0 b1e4a84d102f036a0aa5b1af6f8d8c82 64feb6ea21090df0b8ad8f9fb367e105 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725027444850688 |