Desenvolvimento de uma escala para medir o nível de satisfação do adolescente em sua família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1987 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236592 |
Resumo: | O presente artigo relata o trabalho de elaboração de um instrumento para medir o nível de satisfação do adolescente com sua família. A fundamentação teórica aponta para quatro indicadores da sa-tisfação com a família: relações entre os pais, relações entre os pais e filhos, nível sócio-cultural e relacionamento com irmãos. Numa etapa inicial, 200 adolescentes de 14 a 17 anos, alunos do 1.° ano do 2° grau, listaram comportamentos de suas famílias, referentes a esses indicado-res. Os comportamentos mais freqüentes foram transformados em itens de uma primeira versão de escala, com 94 itens. A consistência interna foi de 0,96 (alfa) e as correlações item-escore total variaram de 0,18 a 0,71. A forma final da escala constou dos 64 itens com maior índice de fidedignidade (variando de 0,33 a 0,71, com média 0,51). O valor de alfa para a escala total foi de 0,96. A validade de critério foi obtida, correla-cionando-se escores na escala com as avaliações que dois psicólogos fizeram de redações sobre "Minha família". A correlação foi de 0,46 (p < 0,01), o que, se não é muito alto em termos de valor absoluto, é estatisticamente significante. Os dados de fidedignidade resumidos acima são bastante satisfatórios. Pode-se concluir que se obteve um instrumento adequado para a finalidade e que pode ser útil na escola e na prática clínica. |
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Lummertz, Jussará GonçalvesBiaggio, Angela Maria Brasil2022-04-06T04:45:04Z19870102-3772http://hdl.handle.net/10183/236592000010083O presente artigo relata o trabalho de elaboração de um instrumento para medir o nível de satisfação do adolescente com sua família. A fundamentação teórica aponta para quatro indicadores da sa-tisfação com a família: relações entre os pais, relações entre os pais e filhos, nível sócio-cultural e relacionamento com irmãos. Numa etapa inicial, 200 adolescentes de 14 a 17 anos, alunos do 1.° ano do 2° grau, listaram comportamentos de suas famílias, referentes a esses indicado-res. Os comportamentos mais freqüentes foram transformados em itens de uma primeira versão de escala, com 94 itens. A consistência interna foi de 0,96 (alfa) e as correlações item-escore total variaram de 0,18 a 0,71. A forma final da escala constou dos 64 itens com maior índice de fidedignidade (variando de 0,33 a 0,71, com média 0,51). O valor de alfa para a escala total foi de 0,96. A validade de critério foi obtida, correla-cionando-se escores na escala com as avaliações que dois psicólogos fizeram de redações sobre "Minha família". A correlação foi de 0,46 (p < 0,01), o que, se não é muito alto em termos de valor absoluto, é estatisticamente significante. Os dados de fidedignidade resumidos acima são bastante satisfatórios. Pode-se concluir que se obteve um instrumento adequado para a finalidade e que pode ser útil na escola e na prática clínica.This article reports the work done on the construction of an instrument to measure the level of satisfaction of the adolescent with his family. The theoretical support points to four indicators of satisfaction with the family: relationship between the parents, relationships between parents and children, socio-cultural and economic level, and relationships with siblings. At a first stage, 200 adolescents, ages 14-17, taking the first year of high-school, listed family behaviors relevant to these indicators. The most frequent behaviors were written as items of a first version of the scale, with 94 items. Internal consistency was .96 (alpha) and item-total score correlations varied from .18 to .71. The final form of the scale consisted of the 64 items with highest reliability 'varying from .33 to .71). The value of alpha for the total scale was .96. Criterion validity was obtained by correlating scores on the scale with ratings that two psychologists gave to compositions on "My family". The correlation was .46 (p < .01), which is statistically significant, although not high in absolute value. The data on reliability summarized above are quite satisfactory. We may conclude that we have obtained an instrument which is adequate to its purposes, and that can be useful in school and clinical practice.application/pdfporPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília, DF. Vol. 3, n. 2 (maio/ago. 1987), p. 124-137Psicologia da adolescênciaSatisfaçãoDesenvolvimento de uma escala para medir o nível de satisfação do adolescente em sua famíliaDevelopment of a scale to measure the satisfaction level of the adolescent in the family info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000010083.pdf.txt000010083.pdf.txtExtracted Texttext/plain30428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236592/2/000010083.pdf.txtea7c5b0ea87d8f53a8fd2958a813287eMD52ORIGINAL000010083.pdfTexto completoapplication/pdf115023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236592/1/000010083.pdf4b4cc16317534c2fc43f3e69b6511108MD5110183/2365922022-04-20 04:49:46.089314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236592Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:49:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente artigo relata o trabalho de elaboração de um instrumento para medir o nível de satisfação do adolescente com sua família. A fundamentação teórica aponta para quatro indicadores da sa-tisfação com a família: relações entre os pais, relações entre os pais e filhos, nível sócio-cultural e relacionamento com irmãos. Numa etapa inicial, 200 adolescentes de 14 a 17 anos, alunos do 1.° ano do 2° grau, listaram comportamentos de suas famílias, referentes a esses indicado-res. Os comportamentos mais freqüentes foram transformados em itens de uma primeira versão de escala, com 94 itens. A consistência interna foi de 0,96 (alfa) e as correlações item-escore total variaram de 0,18 a 0,71. A forma final da escala constou dos 64 itens com maior índice de fidedignidade (variando de 0,33 a 0,71, com média 0,51). O valor de alfa para a escala total foi de 0,96. A validade de critério foi obtida, correla-cionando-se escores na escala com as avaliações que dois psicólogos fizeram de redações sobre "Minha família". A correlação foi de 0,46 (p < 0,01), o que, se não é muito alto em termos de valor absoluto, é estatisticamente significante. Os dados de fidedignidade resumidos acima são bastante satisfatórios. Pode-se concluir que se obteve um instrumento adequado para a finalidade e que pode ser útil na escola e na prática clínica. |
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