Modelagem matemática no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37104 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta conceitos e uma reflexão histórica sobre a Modelagem Matemática, tendo por objetivo realçar a importância dela no contexto escolar e os benefícios que ela pode ocasionar no aprendizado do aluno. Elucidarei no presente trabalho um projeto realizado na escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Reis, localizada na cidade de Porto Alegre. A atividade foi realizada com uma turma da sétima série e outra da oitava série. Nela, os alunos trabalharam conceitos matemáticos, investigando e buscando solucionar um problema presente no cotidiano deles. Para finalizar, descreverei cada encontro com ambas as turmas, relatando minhas ponderações sobre esses momentos. |
id |
UFRGS-2_2696bdc0e1358665da4a80134ed967ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37104 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Golin, Ana Caroline PinheiroSant'Ana, Marilaine de Fraga2012-02-07T01:19:44Z2011http://hdl.handle.net/10183/37104000819637Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta conceitos e uma reflexão histórica sobre a Modelagem Matemática, tendo por objetivo realçar a importância dela no contexto escolar e os benefícios que ela pode ocasionar no aprendizado do aluno. Elucidarei no presente trabalho um projeto realizado na escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Reis, localizada na cidade de Porto Alegre. A atividade foi realizada com uma turma da sétima série e outra da oitava série. Nela, os alunos trabalharam conceitos matemáticos, investigando e buscando solucionar um problema presente no cotidiano deles. Para finalizar, descreverei cada encontro com ambas as turmas, relatando minhas ponderações sobre esses momentos.This Work Completion Course presents concepts and an historical reflection on the mathematical modeling, aiming to highlight the importance of it in the school context and the benefits it may result in student learning. I will explain in the present work a project realized in the State Primary School Aurelio Reis, located in Porto Alegre. The activity was conducted with a class of seventh grade and one of the eighth grade. Here the students worked investigating mathematical concepts and seeking to solve a problem present in their daily lives. Finally, I will describe each encounter with both groups, reporting my remarks on these moments.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemMatemática : Ensino fundamentalModelagem matemáticaMathematical modelingTeaching and learning of mathematicsPrimary schoolModelagem matemática no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819637.pdf.txt000819637.pdf.txtExtracted Texttext/plain89510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37104/2/000819637.pdf.txt879fdea657b594cf2c27a6dacaf55f78MD52ORIGINAL000819637.pdf000819637.pdfTexto completoapplication/pdf2788746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37104/1/000819637.pdfa217005c80f031d117e6aa6e9caa934dMD51THUMBNAIL000819637.pdf.jpg000819637.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37104/3/000819637.pdf.jpg4befcd9c88fb92172a877ce814a7f122MD5310183/371042018-10-08 09:14:31.247oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37104Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:14:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem matemática no ensino fundamental |
title |
Modelagem matemática no ensino fundamental |
spellingShingle |
Modelagem matemática no ensino fundamental Golin, Ana Caroline Pinheiro Matemática : Ensino : Aprendizagem Matemática : Ensino fundamental Modelagem matemática Mathematical modeling Teaching and learning of mathematics Primary school |
title_short |
Modelagem matemática no ensino fundamental |
title_full |
Modelagem matemática no ensino fundamental |
title_fullStr |
Modelagem matemática no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática no ensino fundamental |
title_sort |
Modelagem matemática no ensino fundamental |
author |
Golin, Ana Caroline Pinheiro |
author_facet |
Golin, Ana Caroline Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Golin, Ana Caroline Pinheiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Matemática : Ensino fundamental Modelagem matemática |
topic |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Matemática : Ensino fundamental Modelagem matemática Mathematical modeling Teaching and learning of mathematics Primary school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical modeling Teaching and learning of mathematics Primary school |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta conceitos e uma reflexão histórica sobre a Modelagem Matemática, tendo por objetivo realçar a importância dela no contexto escolar e os benefícios que ela pode ocasionar no aprendizado do aluno. Elucidarei no presente trabalho um projeto realizado na escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Reis, localizada na cidade de Porto Alegre. A atividade foi realizada com uma turma da sétima série e outra da oitava série. Nela, os alunos trabalharam conceitos matemáticos, investigando e buscando solucionar um problema presente no cotidiano deles. Para finalizar, descreverei cada encontro com ambas as turmas, relatando minhas ponderações sobre esses momentos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-02-07T01:19:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37104 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000819637 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37104 |
identifier_str_mv |
000819637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37104/2/000819637.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37104/1/000819637.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37104/3/000819637.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
879fdea657b594cf2c27a6dacaf55f78 a217005c80f031d117e6aa6e9caa934d 4befcd9c88fb92172a877ce814a7f122 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224422279872512 |