Modelagem matemática no ensino integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110002 |
Resumo: | O presente trabalho busca estabelecer aproximações entre Modelagem Matemática e Ensino Integral, realizando um aprofundamento teórico, através de Freire (1996), Skovsmose (2000), Barbosa (2001) e Arroyo (2012), e a análise da implementação de um Projeto de Modelagem Matemática no Ensino Integral, o qual foi desenvolvido em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Buscou-se analisar que efeitos, em relação à aprendizagem e à autonomia, foram observados nos estudantes durante a experiência, análise que levou em consideração os materiais produzidos pelos participantes, bem como o diário de campo construído pela professora e pesquisadora. O que pudemos concluir durante o trabalho é que as reações dos estudantes revelaram a pouca familiaridade com ambientes investigativos, embora tenhamos observado a construção de conhecimentos por parte dos alunos ao final do Projeto, no sentido de que os mesmos conseguiram estabelecer relações entre a Matemática e o seu cotidiano. |
id |
UFRGS-2_50333b7dd1ace4529a42b91e04d41712 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110002 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aguiar, Mariana BraunBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2015-02-11T02:18:37Z2014http://hdl.handle.net/10183/110002000951902O presente trabalho busca estabelecer aproximações entre Modelagem Matemática e Ensino Integral, realizando um aprofundamento teórico, através de Freire (1996), Skovsmose (2000), Barbosa (2001) e Arroyo (2012), e a análise da implementação de um Projeto de Modelagem Matemática no Ensino Integral, o qual foi desenvolvido em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Buscou-se analisar que efeitos, em relação à aprendizagem e à autonomia, foram observados nos estudantes durante a experiência, análise que levou em consideração os materiais produzidos pelos participantes, bem como o diário de campo construído pela professora e pesquisadora. O que pudemos concluir durante o trabalho é que as reações dos estudantes revelaram a pouca familiaridade com ambientes investigativos, embora tenhamos observado a construção de conhecimentos por parte dos alunos ao final do Projeto, no sentido de que os mesmos conseguiram estabelecer relações entre a Matemática e o seu cotidiano.This assignment tries to establish approaches between Mathematical Modeling and Integral Education, doing a theoretical deepening through Freire (1996), Skovsmose (2000), Barbosa (2001) and Arroyo (2012), and also the analysis about the implementation of a Mathematic Modeling Project on the Integral Education, was developed in a Municipal School Network Porto Alegre Teaching - RS, with students of the seventh year of elementary school. It sought to analyse what effects about learning and autonomy that were observed in students during the experience, analysis that took into account the material produced by the participants, as well as the daily course built by the teacher and researcher. What we can conclude during the assignment is the students reaction has revealed a unfamiliarity with investigatives environment, althought we had observed a meaningful knowledge construction by the students at the final of the Project, in the way they own had been able to establish relatiions between mathematics and their daily.application/pdfporModelagem matemáticaAprendizagem : MatematicaEnsino de matemáticaIntegral educationMathematical modelingMathematics learningModelagem matemática no ensino integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951902.pdf000951902.pdfTexto completoapplication/pdf1878300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110002/1/000951902.pdf014558fe07adf1118982431c18adfd3eMD51TEXT000951902.pdf.txt000951902.pdf.txtExtracted Texttext/plain107772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110002/2/000951902.pdf.txt30ff50f548037c14f5195f3598b12545MD52THUMBNAIL000951902.pdf.jpg000951902.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110002/3/000951902.pdf.jpg0b3aa65ddca420942fd6180ec24a0867MD5310183/1100022022-02-22 05:07:20.323068oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110002Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:07:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem matemática no ensino integral |
title |
Modelagem matemática no ensino integral |
spellingShingle |
Modelagem matemática no ensino integral Aguiar, Mariana Braun Modelagem matemática Aprendizagem : Matematica Ensino de matemática Integral education Mathematical modeling Mathematics learning |
title_short |
Modelagem matemática no ensino integral |
title_full |
Modelagem matemática no ensino integral |
title_fullStr |
Modelagem matemática no ensino integral |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática no ensino integral |
title_sort |
Modelagem matemática no ensino integral |
author |
Aguiar, Mariana Braun |
author_facet |
Aguiar, Mariana Braun |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Mariana Braun |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática Aprendizagem : Matematica Ensino de matemática |
topic |
Modelagem matemática Aprendizagem : Matematica Ensino de matemática Integral education Mathematical modeling Mathematics learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Integral education Mathematical modeling Mathematics learning |
description |
O presente trabalho busca estabelecer aproximações entre Modelagem Matemática e Ensino Integral, realizando um aprofundamento teórico, através de Freire (1996), Skovsmose (2000), Barbosa (2001) e Arroyo (2012), e a análise da implementação de um Projeto de Modelagem Matemática no Ensino Integral, o qual foi desenvolvido em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – RS, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Buscou-se analisar que efeitos, em relação à aprendizagem e à autonomia, foram observados nos estudantes durante a experiência, análise que levou em consideração os materiais produzidos pelos participantes, bem como o diário de campo construído pela professora e pesquisadora. O que pudemos concluir durante o trabalho é que as reações dos estudantes revelaram a pouca familiaridade com ambientes investigativos, embora tenhamos observado a construção de conhecimentos por parte dos alunos ao final do Projeto, no sentido de que os mesmos conseguiram estabelecer relações entre a Matemática e o seu cotidiano. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-11T02:18:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/110002 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000951902 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/110002 |
identifier_str_mv |
000951902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110002/1/000951902.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110002/2/000951902.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110002/3/000951902.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
014558fe07adf1118982431c18adfd3e 30ff50f548037c14f5195f3598b12545 0b3aa65ddca420942fd6180ec24a0867 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224478481448960 |