A microgênese da explicação de um problema ambiental : os casos Paulo e Piter
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25695 |
Resumo: | Nesta pesquisa, os objetivos foram os de descrever e interpretar a reconstrução cognitiva que alguns sujeitos exemplares fazem do nexo causal de um problema ambiental. O estudo de caso foi realizado com a colaboração de oito participantes, com idades entre 14 e 17 anos de idade. A tarefa apresentada aos sujeitos consistia na proposição de um problema simbólico, simulado em computador, a ser solucionado durante sessões. Os dados foram obtidos através de observação sistemática, de entrevistas clínicas e de arquivos de histórico. Para este artigo, foram examinados os protocolos de dois sujeitos considerados prototípicos. O estudo das condutas cognitivas relacionadas à análise ambiental permitiu corroborar um modelo, de inspiração piagetiana, para a microgênese dos conhecimentos. |
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Eichler, Marcelo LeandroFagundes, Léa da Cruz2010-09-11T04:21:21Z20010102-7972http://hdl.handle.net/10183/25695000602892Nesta pesquisa, os objetivos foram os de descrever e interpretar a reconstrução cognitiva que alguns sujeitos exemplares fazem do nexo causal de um problema ambiental. O estudo de caso foi realizado com a colaboração de oito participantes, com idades entre 14 e 17 anos de idade. A tarefa apresentada aos sujeitos consistia na proposição de um problema simbólico, simulado em computador, a ser solucionado durante sessões. Os dados foram obtidos através de observação sistemática, de entrevistas clínicas e de arquivos de histórico. Para este artigo, foram examinados os protocolos de dois sujeitos considerados prototípicos. O estudo das condutas cognitivas relacionadas à análise ambiental permitiu corroborar um modelo, de inspiração piagetiana, para a microgênese dos conhecimentos.The aims of this research were to evince the cognitive reconstruction of the causal nexus of an atmospheric pollution case. The research was carried out with the contribution of eight participants whose age varied from 14 to 17 years old. The task given to the participants consisted in the solving of a symbolic problem which was simulated in the computer, and which was supposed to be solved within sessions. Data were obtained through systematic observation, clinical inquiry and log files. For the aim of this paper, two subjects considered prototypes were examined, one of them due to his ease and quickness in problem solving and the other one because of his difficulty and lateness. The development of the environmental analysis progress is discussed.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 14, n. 3 (2001), p. 505-520Psicologia cognitivaCognitive micro genesisSimulation and problem solveEnvironmental analysisA microgênese da explicação de um problema ambiental : os casos Paulo e PiterThe microgenesis of an environmental problem explanation: Paulo and Piter casesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000602892.pdf.txt000602892.pdf.txtExtracted Texttext/plain84990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25695/2/000602892.pdf.txt6f9691eac31197fbecafde538ddf7b91MD52ORIGINAL000602892.pdf000602892.pdfTexto completoapplication/pdf523960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25695/1/000602892.pdfee0ae3a9ceed7dfd1ae9a62ce3396567MD51THUMBNAIL000602892.pdf.jpg000602892.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25695/3/000602892.pdf.jpge2b8e85e7d6a22cb86e51d2b83e15107MD5310183/256952021-11-20 06:01:33.395089oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25695Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:01:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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