A Microgênese da Explicação de um Problema Ambiental: Os casos Paulo e Piter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300007 |
Resumo: | Nesta pesquisa, os objetivos foram os de descrever e interpretar a reconstrução cognitiva que alguns sujeitos exemplares fazem do nexo causal de um problema ambiental. O estudo de caso foi realizado com a colaboração de oito participantes, com idades entre 14 e 17 anos de idade. A tarefa apresentada aos sujeitos consistia na proposição de um problema simbólico, simulado em computador, a ser solucionado durante sessões. Os dados foram obtidos através de observação sistemática, de entrevistas clínicas e de arquivos de histórico. Para este artigo, foram examinados os protocolos de dois sujeitos considerados prototípicos. O estudo das condutas cognitivas relacionadas à análise ambiental permitiu corroborar um modelo, de inspiração piagetiana, para a microgênese dos conhecimentos. |
id |
UFRGS-5_86d26e5beb818e47e7244757e05dd03e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722001000300007 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Microgênese da Explicação de um Problema Ambiental: Os casos Paulo e PiterMicrogênese cognitivasimulação e solução de problemasanálise ambientalNesta pesquisa, os objetivos foram os de descrever e interpretar a reconstrução cognitiva que alguns sujeitos exemplares fazem do nexo causal de um problema ambiental. O estudo de caso foi realizado com a colaboração de oito participantes, com idades entre 14 e 17 anos de idade. A tarefa apresentada aos sujeitos consistia na proposição de um problema simbólico, simulado em computador, a ser solucionado durante sessões. Os dados foram obtidos através de observação sistemática, de entrevistas clínicas e de arquivos de histórico. Para este artigo, foram examinados os protocolos de dois sujeitos considerados prototípicos. O estudo das condutas cognitivas relacionadas à análise ambiental permitiu corroborar um modelo, de inspiração piagetiana, para a microgênese dos conhecimentos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300007Psicologia: Reflexão e Crítica v.14 n.3 2001reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722001000300007info:eu-repo/semantics/openAccessEichler,MarceloFagundes,Léa da Cruzpor2002-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722001000300007Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2002-05-03T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Microgênese da Explicação de um Problema Ambiental: Os casos Paulo e Piter |
title |
A Microgênese da Explicação de um Problema Ambiental: Os casos Paulo e Piter |
spellingShingle |
A Microgênese da Explicação de um Problema Ambiental: Os casos Paulo e Piter Eichler,Marcelo Microgênese cognitiva simulação e solução de problemas análise ambiental |
title_short |
A Microgênese da Explicação de um Problema Ambiental: Os casos Paulo e Piter |
title_full |
A Microgênese da Explicação de um Problema Ambiental: Os casos Paulo e Piter |
title_fullStr |
A Microgênese da Explicação de um Problema Ambiental: Os casos Paulo e Piter |
title_full_unstemmed |
A Microgênese da Explicação de um Problema Ambiental: Os casos Paulo e Piter |
title_sort |
A Microgênese da Explicação de um Problema Ambiental: Os casos Paulo e Piter |
author |
Eichler,Marcelo |
author_facet |
Eichler,Marcelo Fagundes,Léa da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Fagundes,Léa da Cruz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eichler,Marcelo Fagundes,Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Microgênese cognitiva simulação e solução de problemas análise ambiental |
topic |
Microgênese cognitiva simulação e solução de problemas análise ambiental |
description |
Nesta pesquisa, os objetivos foram os de descrever e interpretar a reconstrução cognitiva que alguns sujeitos exemplares fazem do nexo causal de um problema ambiental. O estudo de caso foi realizado com a colaboração de oito participantes, com idades entre 14 e 17 anos de idade. A tarefa apresentada aos sujeitos consistia na proposição de um problema simbólico, simulado em computador, a ser solucionado durante sessões. Os dados foram obtidos através de observação sistemática, de entrevistas clínicas e de arquivos de histórico. Para este artigo, foram examinados os protocolos de dois sujeitos considerados prototípicos. O estudo das condutas cognitivas relacionadas à análise ambiental permitiu corroborar um modelo, de inspiração piagetiana, para a microgênese dos conhecimentos. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722001000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.14 n.3 2001 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134861924925440 |