A Comparação do ambiente universitário com transtornos mentais comuns no ensino superior: estudo de caso no curso de engenharia de produção da UFRGS
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270498 |
Resumo: | Neste estudo explorou-se os desafios enfrentados pelos estudantes universitários, particularmente aqueles que estão realizando estágios acadêmicos em conjunto com sua jornada acadêmica. Essa combinação de demandas frequentemente resulta em níveis elevados de estresse, com potencial impacto negativo na saúde mental e no desempenho acadêmico. Investigou-se as percepções dos estudantes de engenharia de produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em relação ao ambiente de aprendizagem, a tendência a transtornos mentais comuns (TMC) e sua possível relação com a realização do estágio. Os resultados revelaram que, embora o estágio possa ter elementos que atenuem o estresse, como uma abordagem prática e envolvimento nas atividades, também pode contribuir para o estresse devido a desafios específicos. Além disso, identificou-se a necessidade de uma maior conscientização sobre a saúde mental dos estudantes e a importância de oferecer suporte adequado, com destaque para a influência do gênero como um fator gerador de estresse significativo. Portanto, este estudo fornece insights valiosos para futuras pesquisas e destaca a importância de abordar as questões de saúde mental dos estudantes de forma abrangente e inclusiva considerando gênero e etapa em que o estudante se encontra no curso. |
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