Desgraça, víbora traiçoeira e heroína: a construção de gênero e o feminino através da personagem Mulan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Gabriele Ramalho da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200715
Resumo: O presente trabalho tem por principal objetivo a análise da personagem Mulan, do filme homônimo, e a sua relação com teorias sobre feminismo, construção social de gênero e performatividade, problematizando a produção do feminino na sociedade. Para realizar a análise em questão, esta pesquisa está apoiada em teóricos como Butler (2003, 2018), Foucault (1979, 1987, 1995) e Louro (1995, 2000, 2008), fundamentando as questões de gênero, sexualidade e poder. Após, o trabalho se concentra na análise do filme e da personagem Mulan, relacionando às fundamentações teóricas apresentadas nos capítulos anteriores. Finalmente, ao apontar o papel da publicidade na produção de conteúdos, de sentidos e de sujeitos na forma como determinadas questões de gênero são abordadas, conclui-se que a personagem Mulan torna-se a primeira princesa a proporcionar debates acerca de como o gênero passa a ser performado na sociedade e como padrões sociais de feminino são construídos: possibilitando problematizar a produção do feminino e masculino para além de aprisionamentos em uma lógica binária, sendo tal movimento analítico provocado pela(o) personagem Mulan-Ping na existência performática que esta(e) convoca.
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