Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Dauster Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Jose Valdeni de, Conceição, Simone C. O., Gomes, Raquel Salcedo, Rocha, Paulo Santana, Jardim, Rafaela Ribeiro, Jofilsan, Nicolau Calado, Pereira, Priscilla Perez da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262964
Resumo: O uso da tecnologia na área da saúde tem crescido cada vez mais. Os dispositivos móveis possibilitam que as pessoas aprendam em qualquer lugar e a qualquer tempo. OBJETIVO: investigar a satisfação do usuário quanto ao uso de hipermídias para a aprendizagem de educação em saúde por meio de dispositivo móvel. MÉTODO: contou com 4 partes. Na primeira, foi aplicado um questionário pré-teste, em seguida houve a interação com as hipermídias, posteriormente aplicou-se o questionário pós-teste. Por fim, os participantes avaliaram a satisfação quanto ao uso das hipermídias. RESULTADOS: os resultados obtidos demonstraram que os participantes consideraram as hipermídias atraentes, desejadas, que elas promovem o sentimento de integração e aproximação, bem como tem um enorme valor em sua aplicação. CONCLUSÕES: a pesquisa demonstrou que o uso das hipermídias em dispositivos móveis para o aprendizado em cuidados em saúde é uma solução criativa, atrativa e eficaz e aprimora o processo ensino-aprendizagem.
id UFRGS-2_2707d04a8b62df4856ec33d3411d07ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262964
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Dauster SouzaLima, Jose Valdeni deConceição, Simone C. O.Gomes, Raquel SalcedoRocha, Paulo SantanaJardim, Rafaela RibeiroJofilsan, Nicolau CaladoPereira, Priscilla Perez da Silva2023-08-01T03:34:16Z20231850-9959http://hdl.handle.net/10183/262964001171463O uso da tecnologia na área da saúde tem crescido cada vez mais. Os dispositivos móveis possibilitam que as pessoas aprendam em qualquer lugar e a qualquer tempo. OBJETIVO: investigar a satisfação do usuário quanto ao uso de hipermídias para a aprendizagem de educação em saúde por meio de dispositivo móvel. MÉTODO: contou com 4 partes. Na primeira, foi aplicado um questionário pré-teste, em seguida houve a interação com as hipermídias, posteriormente aplicou-se o questionário pós-teste. Por fim, os participantes avaliaram a satisfação quanto ao uso das hipermídias. RESULTADOS: os resultados obtidos demonstraram que os participantes consideraram as hipermídias atraentes, desejadas, que elas promovem o sentimento de integração e aproximação, bem como tem um enorme valor em sua aplicação. CONCLUSÕES: a pesquisa demonstrou que o uso das hipermídias em dispositivos móveis para o aprendizado em cuidados em saúde é uma solução criativa, atrativa e eficaz e aprimora o processo ensino-aprendizagem.The use of technology in healthcare has been growing more each day. Mobile devices make it possible for anyone to learn anywhere, anytime. OBJECTIVE: to investigate user satisfaction regarding the use of hypermedia for learning health education through mobile devices. METHODS: It consisted of 4 parts. At first, a pre-test questionnaire was applied, then there was the interaction with the hypermedia, later the post-test questionnaire was conducted. Finally, participants rated their satisfaction in regard to the use of hypermedia. RESULTS: findings showed that the participants considered the hypermedia appealing, desirable, promoted a feeling of integration and closeness, and had an enormous value in their application. CONCLUSIONS: this study demonstrated that the use of hypermedia on mobile devices for learning in healthcare is a creative, appealing, and effective solution. Also, it improves the teaching-learning process.application/pdfporRevista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET) [recurso eletrônico]. Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 34 (2023), p. 20-29.HipermídiaUsabilidadeDispositivo móvelAplicativos móveisHypermediaUsabilityApplicationMobile deviceUma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúdeUser satisfaction on the use of hypermedia in a health-education mobile device application Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171463.pdf.txt001171463.pdf.txtExtracted Texttext/plain47352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262964/2/001171463.pdf.txt842ac3f1597b242742234b974cee174aMD52ORIGINAL001171463.pdfTexto completoapplication/pdf393908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262964/1/001171463.pdf3a42af9bafa3ac41092409090f118407MD5110183/2629642023-08-02 03:33:47.292884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262964Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:33:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv User satisfaction on the use of hypermedia in a health-education mobile device application
title Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde
spellingShingle Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde
Pereira, Dauster Souza
Hipermídia
Usabilidade
Dispositivo móvel
Aplicativos móveis
Hypermedia
Usability
Application
Mobile device
title_short Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde
title_full Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde
title_fullStr Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde
title_full_unstemmed Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde
title_sort Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde
author Pereira, Dauster Souza
author_facet Pereira, Dauster Souza
Lima, Jose Valdeni de
Conceição, Simone C. O.
Gomes, Raquel Salcedo
Rocha, Paulo Santana
Jardim, Rafaela Ribeiro
Jofilsan, Nicolau Calado
Pereira, Priscilla Perez da Silva
author_role author
author2 Lima, Jose Valdeni de
Conceição, Simone C. O.
Gomes, Raquel Salcedo
Rocha, Paulo Santana
Jardim, Rafaela Ribeiro
Jofilsan, Nicolau Calado
Pereira, Priscilla Perez da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Dauster Souza
Lima, Jose Valdeni de
Conceição, Simone C. O.
Gomes, Raquel Salcedo
Rocha, Paulo Santana
Jardim, Rafaela Ribeiro
Jofilsan, Nicolau Calado
Pereira, Priscilla Perez da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Hipermídia
Usabilidade
Dispositivo móvel
Aplicativos móveis
topic Hipermídia
Usabilidade
Dispositivo móvel
Aplicativos móveis
Hypermedia
Usability
Application
Mobile device
dc.subject.eng.fl_str_mv Hypermedia
Usability
Application
Mobile device
description O uso da tecnologia na área da saúde tem crescido cada vez mais. Os dispositivos móveis possibilitam que as pessoas aprendam em qualquer lugar e a qualquer tempo. OBJETIVO: investigar a satisfação do usuário quanto ao uso de hipermídias para a aprendizagem de educação em saúde por meio de dispositivo móvel. MÉTODO: contou com 4 partes. Na primeira, foi aplicado um questionário pré-teste, em seguida houve a interação com as hipermídias, posteriormente aplicou-se o questionário pós-teste. Por fim, os participantes avaliaram a satisfação quanto ao uso das hipermídias. RESULTADOS: os resultados obtidos demonstraram que os participantes consideraram as hipermídias atraentes, desejadas, que elas promovem o sentimento de integração e aproximação, bem como tem um enorme valor em sua aplicação. CONCLUSÕES: a pesquisa demonstrou que o uso das hipermídias em dispositivos móveis para o aprendizado em cuidados em saúde é uma solução criativa, atrativa e eficaz e aprimora o processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-01T03:34:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262964
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1850-9959
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171463
identifier_str_mv 1850-9959
001171463
url http://hdl.handle.net/10183/262964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET) [recurso eletrônico]. Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 34 (2023), p. 20-29.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262964/2/001171463.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262964/1/001171463.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 842ac3f1597b242742234b974cee174a
3a42af9bafa3ac41092409090f118407
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447833763905536