Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262964 |
Resumo: | O uso da tecnologia na área da saúde tem crescido cada vez mais. Os dispositivos móveis possibilitam que as pessoas aprendam em qualquer lugar e a qualquer tempo. OBJETIVO: investigar a satisfação do usuário quanto ao uso de hipermídias para a aprendizagem de educação em saúde por meio de dispositivo móvel. MÉTODO: contou com 4 partes. Na primeira, foi aplicado um questionário pré-teste, em seguida houve a interação com as hipermídias, posteriormente aplicou-se o questionário pós-teste. Por fim, os participantes avaliaram a satisfação quanto ao uso das hipermídias. RESULTADOS: os resultados obtidos demonstraram que os participantes consideraram as hipermídias atraentes, desejadas, que elas promovem o sentimento de integração e aproximação, bem como tem um enorme valor em sua aplicação. CONCLUSÕES: a pesquisa demonstrou que o uso das hipermídias em dispositivos móveis para o aprendizado em cuidados em saúde é uma solução criativa, atrativa e eficaz e aprimora o processo ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_2707d04a8b62df4856ec33d3411d07ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262964 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Dauster SouzaLima, Jose Valdeni deConceição, Simone C. O.Gomes, Raquel SalcedoRocha, Paulo SantanaJardim, Rafaela RibeiroJofilsan, Nicolau CaladoPereira, Priscilla Perez da Silva2023-08-01T03:34:16Z20231850-9959http://hdl.handle.net/10183/262964001171463O uso da tecnologia na área da saúde tem crescido cada vez mais. Os dispositivos móveis possibilitam que as pessoas aprendam em qualquer lugar e a qualquer tempo. OBJETIVO: investigar a satisfação do usuário quanto ao uso de hipermídias para a aprendizagem de educação em saúde por meio de dispositivo móvel. MÉTODO: contou com 4 partes. Na primeira, foi aplicado um questionário pré-teste, em seguida houve a interação com as hipermídias, posteriormente aplicou-se o questionário pós-teste. Por fim, os participantes avaliaram a satisfação quanto ao uso das hipermídias. RESULTADOS: os resultados obtidos demonstraram que os participantes consideraram as hipermídias atraentes, desejadas, que elas promovem o sentimento de integração e aproximação, bem como tem um enorme valor em sua aplicação. CONCLUSÕES: a pesquisa demonstrou que o uso das hipermídias em dispositivos móveis para o aprendizado em cuidados em saúde é uma solução criativa, atrativa e eficaz e aprimora o processo ensino-aprendizagem.The use of technology in healthcare has been growing more each day. Mobile devices make it possible for anyone to learn anywhere, anytime. OBJECTIVE: to investigate user satisfaction regarding the use of hypermedia for learning health education through mobile devices. METHODS: It consisted of 4 parts. At first, a pre-test questionnaire was applied, then there was the interaction with the hypermedia, later the post-test questionnaire was conducted. Finally, participants rated their satisfaction in regard to the use of hypermedia. RESULTS: findings showed that the participants considered the hypermedia appealing, desirable, promoted a feeling of integration and closeness, and had an enormous value in their application. CONCLUSIONS: this study demonstrated that the use of hypermedia on mobile devices for learning in healthcare is a creative, appealing, and effective solution. Also, it improves the teaching-learning process.application/pdfporRevista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET) [recurso eletrônico]. Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 34 (2023), p. 20-29.HipermídiaUsabilidadeDispositivo móvelAplicativos móveisHypermediaUsabilityApplicationMobile deviceUma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúdeUser satisfaction on the use of hypermedia in a health-education mobile device application Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171463.pdf.txt001171463.pdf.txtExtracted Texttext/plain47352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262964/2/001171463.pdf.txt842ac3f1597b242742234b974cee174aMD52ORIGINAL001171463.pdfTexto completoapplication/pdf393908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262964/1/001171463.pdf3a42af9bafa3ac41092409090f118407MD5110183/2629642023-08-02 03:33:47.292884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262964Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:33:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
User satisfaction on the use of hypermedia in a health-education mobile device application |
title |
Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde |
spellingShingle |
Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde Pereira, Dauster Souza Hipermídia Usabilidade Dispositivo móvel Aplicativos móveis Hypermedia Usability Application Mobile device |
title_short |
Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde |
title_full |
Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde |
title_fullStr |
Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde |
title_full_unstemmed |
Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde |
title_sort |
Uma análise de satisfação do uso de hipermídias em um aplicativo para dispositivo móvel de educação em saúde |
author |
Pereira, Dauster Souza |
author_facet |
Pereira, Dauster Souza Lima, Jose Valdeni de Conceição, Simone C. O. Gomes, Raquel Salcedo Rocha, Paulo Santana Jardim, Rafaela Ribeiro Jofilsan, Nicolau Calado Pereira, Priscilla Perez da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Jose Valdeni de Conceição, Simone C. O. Gomes, Raquel Salcedo Rocha, Paulo Santana Jardim, Rafaela Ribeiro Jofilsan, Nicolau Calado Pereira, Priscilla Perez da Silva |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Dauster Souza Lima, Jose Valdeni de Conceição, Simone C. O. Gomes, Raquel Salcedo Rocha, Paulo Santana Jardim, Rafaela Ribeiro Jofilsan, Nicolau Calado Pereira, Priscilla Perez da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipermídia Usabilidade Dispositivo móvel Aplicativos móveis |
topic |
Hipermídia Usabilidade Dispositivo móvel Aplicativos móveis Hypermedia Usability Application Mobile device |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Hypermedia Usability Application Mobile device |
description |
O uso da tecnologia na área da saúde tem crescido cada vez mais. Os dispositivos móveis possibilitam que as pessoas aprendam em qualquer lugar e a qualquer tempo. OBJETIVO: investigar a satisfação do usuário quanto ao uso de hipermídias para a aprendizagem de educação em saúde por meio de dispositivo móvel. MÉTODO: contou com 4 partes. Na primeira, foi aplicado um questionário pré-teste, em seguida houve a interação com as hipermídias, posteriormente aplicou-se o questionário pós-teste. Por fim, os participantes avaliaram a satisfação quanto ao uso das hipermídias. RESULTADOS: os resultados obtidos demonstraram que os participantes consideraram as hipermídias atraentes, desejadas, que elas promovem o sentimento de integração e aproximação, bem como tem um enorme valor em sua aplicação. CONCLUSÕES: a pesquisa demonstrou que o uso das hipermídias em dispositivos móveis para o aprendizado em cuidados em saúde é uma solução criativa, atrativa e eficaz e aprimora o processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-01T03:34:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262964 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1850-9959 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171463 |
identifier_str_mv |
1850-9959 001171463 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET) [recurso eletrônico]. Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 34 (2023), p. 20-29. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262964/2/001171463.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262964/1/001171463.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
842ac3f1597b242742234b974cee174a 3a42af9bafa3ac41092409090f118407 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447833763905536 |