Evadir ou persistir? uma disciplina introdutória centrada no fomento à persistência nos cursos de licenciatura em Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heidemann, Leonardo Albuquerque
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moraes, Kaluti Rossi de Martini, Giongo, Sandro Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217293
Resumo: As altas taxas de evasão nos cursos de licenciatura em Física constituem em um importante problema para a educação brasileira. Formaturas com menos de dez alunos são frequentes nesses cursos ao mesmo tempo em que a Educação Básica carece de profissionais formados na área. Ações efetivas de combate à evasão são fundamentais, portanto, para as universida-des do país. Neste artigo, relatamos as ações que estão sendo desenvolvidas em uma disciplina introdutória das licenciaturas em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o objetivo de fomentar a motivação dos estudantes para persistirem nos cursos. Funda-mentados no Modelo da Motivação da Persistência do Estudante de Vincent Tinto, desenvolve-mos atividades com o objetivo de promover a melhora das percepções dos estudantes sobre: i.suas capacidades para suprirem as demandas do curso (crenças de autoeficácia); ii. seus per-tencimentos como membros de uma comunidade que valoriza suas participações na instituição (senso de pertencimento); e iii. o valor e/ou relevância dos estudos previstos no currículo dos seus cursos (percepção de currículo). A avaliação da disciplina evidencia que ela tem motivado os estudantes para persistirem, fomentando entre eles a construção de uma identidade docente, uma maior compreensão conceitual de teorias da Física, e o estabelecimento de relações entre os conteúdos previstos no currículo.
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