Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Ceris Angela
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37177
Resumo: Este trabalho aborda uma breve explanação e reflexão sobre a inclusão de pessoas da Terceira Idade no cenário da educação á distância com o objetivo de inseri-las conhecendo e ocupem seu espaço, utilizando esse recurso como auxilio na sua vida diária. Para o desenvolvimento desse trabalho recorremos ao referencial teórico sobre as diversas concepções de educação à distância, o papel do professor nesse processo, como o erro pode interferir negativamente na construção do conhecimento se não for bem trabalhado com o aluno em qualquer fase da vida. Procuramos mostrar o cenário das Faculdades de Taquara – FACCCAT/RS onde foi realizado esse trabalho, desenvolvido no período de 23/09/2004 a 18/11/2004. Inicialmente tínhamos nove alunos inscritos a idade dos mesmos variando entre 50 a 74 anos. Para realização dessa experiência utilizamos o ambiente TELEDUC, desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com o intuído de conhecer melhor os alunos participantes do curso usamos um questionário no inicio do curso e uma entrevista no final. Para finalizar esse faremos algumas considerações finais.
id UFRGS-2_2761fb0fcc8bbc7da291b042a36e6b2a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37177
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paulo, Ceris AngelaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoTijiboy, Ana Vilma2012-02-11T01:24:18Z2005http://hdl.handle.net/10183/37177000487451Este trabalho aborda uma breve explanação e reflexão sobre a inclusão de pessoas da Terceira Idade no cenário da educação á distância com o objetivo de inseri-las conhecendo e ocupem seu espaço, utilizando esse recurso como auxilio na sua vida diária. Para o desenvolvimento desse trabalho recorremos ao referencial teórico sobre as diversas concepções de educação à distância, o papel do professor nesse processo, como o erro pode interferir negativamente na construção do conhecimento se não for bem trabalhado com o aluno em qualquer fase da vida. Procuramos mostrar o cenário das Faculdades de Taquara – FACCCAT/RS onde foi realizado esse trabalho, desenvolvido no período de 23/09/2004 a 18/11/2004. Inicialmente tínhamos nove alunos inscritos a idade dos mesmos variando entre 50 a 74 anos. Para realização dessa experiência utilizamos o ambiente TELEDUC, desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com o intuído de conhecer melhor os alunos participantes do curso usamos um questionário no inicio do curso e uma entrevista no final. Para finalizar esse faremos algumas considerações finais.application/pdfporFaculdades de TaquaraPrática pedagógicaInclusão digitalPessoa idosaEnsino a distânciaComputador na educaçãoInformática na educaçãoIncluindo pessoas da terceira idade através da educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005especializaçãoCurso de Especialização em Informática Aplicada à Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000487451.pdf.txt000487451.pdf.txtExtracted Texttext/plain127753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37177/2/000487451.pdf.txt559505d20610d0f0797e8601a72aaa98MD52ORIGINAL000487451.pdf000487451.pdfTexto completoapplication/pdf1297885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37177/1/000487451.pdf914cbb68ecd440b0b05360b75fd6f4abMD51THUMBNAIL000487451.pdf.jpg000487451.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37177/3/000487451.pdf.jpg32024cfcaeacb5e846463610024a3bbaMD5310183/371772021-12-06 05:43:10.871404oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37177Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:43:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância
title Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância
spellingShingle Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância
Paulo, Ceris Angela
Faculdades de Taquara
Prática pedagógica
Inclusão digital
Pessoa idosa
Ensino a distância
Computador na educação
Informática na educação
title_short Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância
title_full Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância
title_fullStr Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância
title_full_unstemmed Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância
title_sort Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância
author Paulo, Ceris Angela
author_facet Paulo, Ceris Angela
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Ceris Angela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
contributor_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
dc.subject.por.fl_str_mv Faculdades de Taquara
Prática pedagógica
Inclusão digital
Pessoa idosa
Ensino a distância
Computador na educação
Informática na educação
topic Faculdades de Taquara
Prática pedagógica
Inclusão digital
Pessoa idosa
Ensino a distância
Computador na educação
Informática na educação
description Este trabalho aborda uma breve explanação e reflexão sobre a inclusão de pessoas da Terceira Idade no cenário da educação á distância com o objetivo de inseri-las conhecendo e ocupem seu espaço, utilizando esse recurso como auxilio na sua vida diária. Para o desenvolvimento desse trabalho recorremos ao referencial teórico sobre as diversas concepções de educação à distância, o papel do professor nesse processo, como o erro pode interferir negativamente na construção do conhecimento se não for bem trabalhado com o aluno em qualquer fase da vida. Procuramos mostrar o cenário das Faculdades de Taquara – FACCCAT/RS onde foi realizado esse trabalho, desenvolvido no período de 23/09/2004 a 18/11/2004. Inicialmente tínhamos nove alunos inscritos a idade dos mesmos variando entre 50 a 74 anos. Para realização dessa experiência utilizamos o ambiente TELEDUC, desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com o intuído de conhecer melhor os alunos participantes do curso usamos um questionário no inicio do curso e uma entrevista no final. Para finalizar esse faremos algumas considerações finais.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-11T01:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37177
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000487451
url http://hdl.handle.net/10183/37177
identifier_str_mv 000487451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37177/2/000487451.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37177/1/000487451.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37177/3/000487451.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 559505d20610d0f0797e8601a72aaa98
914cbb68ecd440b0b05360b75fd6f4ab
32024cfcaeacb5e846463610024a3bba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224422379487232