Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37177 |
Resumo: | Este trabalho aborda uma breve explanação e reflexão sobre a inclusão de pessoas da Terceira Idade no cenário da educação á distância com o objetivo de inseri-las conhecendo e ocupem seu espaço, utilizando esse recurso como auxilio na sua vida diária. Para o desenvolvimento desse trabalho recorremos ao referencial teórico sobre as diversas concepções de educação à distância, o papel do professor nesse processo, como o erro pode interferir negativamente na construção do conhecimento se não for bem trabalhado com o aluno em qualquer fase da vida. Procuramos mostrar o cenário das Faculdades de Taquara – FACCCAT/RS onde foi realizado esse trabalho, desenvolvido no período de 23/09/2004 a 18/11/2004. Inicialmente tínhamos nove alunos inscritos a idade dos mesmos variando entre 50 a 74 anos. Para realização dessa experiência utilizamos o ambiente TELEDUC, desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com o intuído de conhecer melhor os alunos participantes do curso usamos um questionário no inicio do curso e uma entrevista no final. Para finalizar esse faremos algumas considerações finais. |
id |
UFRGS-2_2761fb0fcc8bbc7da291b042a36e6b2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37177 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paulo, Ceris AngelaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoTijiboy, Ana Vilma2012-02-11T01:24:18Z2005http://hdl.handle.net/10183/37177000487451Este trabalho aborda uma breve explanação e reflexão sobre a inclusão de pessoas da Terceira Idade no cenário da educação á distância com o objetivo de inseri-las conhecendo e ocupem seu espaço, utilizando esse recurso como auxilio na sua vida diária. Para o desenvolvimento desse trabalho recorremos ao referencial teórico sobre as diversas concepções de educação à distância, o papel do professor nesse processo, como o erro pode interferir negativamente na construção do conhecimento se não for bem trabalhado com o aluno em qualquer fase da vida. Procuramos mostrar o cenário das Faculdades de Taquara – FACCCAT/RS onde foi realizado esse trabalho, desenvolvido no período de 23/09/2004 a 18/11/2004. Inicialmente tínhamos nove alunos inscritos a idade dos mesmos variando entre 50 a 74 anos. Para realização dessa experiência utilizamos o ambiente TELEDUC, desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com o intuído de conhecer melhor os alunos participantes do curso usamos um questionário no inicio do curso e uma entrevista no final. Para finalizar esse faremos algumas considerações finais.application/pdfporFaculdades de TaquaraPrática pedagógicaInclusão digitalPessoa idosaEnsino a distânciaComputador na educaçãoInformática na educaçãoIncluindo pessoas da terceira idade através da educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005especializaçãoCurso de Especialização em Informática Aplicada à Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000487451.pdf.txt000487451.pdf.txtExtracted Texttext/plain127753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37177/2/000487451.pdf.txt559505d20610d0f0797e8601a72aaa98MD52ORIGINAL000487451.pdf000487451.pdfTexto completoapplication/pdf1297885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37177/1/000487451.pdf914cbb68ecd440b0b05360b75fd6f4abMD51THUMBNAIL000487451.pdf.jpg000487451.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37177/3/000487451.pdf.jpg32024cfcaeacb5e846463610024a3bbaMD5310183/371772021-12-06 05:43:10.871404oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37177Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:43:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância |
title |
Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância |
spellingShingle |
Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância Paulo, Ceris Angela Faculdades de Taquara Prática pedagógica Inclusão digital Pessoa idosa Ensino a distância Computador na educação Informática na educação |
title_short |
Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância |
title_full |
Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância |
title_fullStr |
Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância |
title_full_unstemmed |
Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância |
title_sort |
Incluindo pessoas da terceira idade através da educação a distância |
author |
Paulo, Ceris Angela |
author_facet |
Paulo, Ceris Angela |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo, Ceris Angela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
contributor_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Faculdades de Taquara Prática pedagógica Inclusão digital Pessoa idosa Ensino a distância Computador na educação Informática na educação |
topic |
Faculdades de Taquara Prática pedagógica Inclusão digital Pessoa idosa Ensino a distância Computador na educação Informática na educação |
description |
Este trabalho aborda uma breve explanação e reflexão sobre a inclusão de pessoas da Terceira Idade no cenário da educação á distância com o objetivo de inseri-las conhecendo e ocupem seu espaço, utilizando esse recurso como auxilio na sua vida diária. Para o desenvolvimento desse trabalho recorremos ao referencial teórico sobre as diversas concepções de educação à distância, o papel do professor nesse processo, como o erro pode interferir negativamente na construção do conhecimento se não for bem trabalhado com o aluno em qualquer fase da vida. Procuramos mostrar o cenário das Faculdades de Taquara – FACCCAT/RS onde foi realizado esse trabalho, desenvolvido no período de 23/09/2004 a 18/11/2004. Inicialmente tínhamos nove alunos inscritos a idade dos mesmos variando entre 50 a 74 anos. Para realização dessa experiência utilizamos o ambiente TELEDUC, desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com o intuído de conhecer melhor os alunos participantes do curso usamos um questionário no inicio do curso e uma entrevista no final. Para finalizar esse faremos algumas considerações finais. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-02-11T01:24:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37177 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000487451 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37177 |
identifier_str_mv |
000487451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37177/2/000487451.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37177/1/000487451.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37177/3/000487451.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
559505d20610d0f0797e8601a72aaa98 914cbb68ecd440b0b05360b75fd6f4ab 32024cfcaeacb5e846463610024a3bba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224422379487232 |