Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAVARINI DOS SANTOS, SUSAN CARLA
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/204
Resumo: A Inclusão Digital é tema de grande relevância no contexto mundial e uma questão importante dentro das políticas públicas no Brasil. A Educação a Distância (EaD) é uma possibilidade real de se levar educação, em especial a Superior, aos mais diversos locais do País. Este estudo buscou verificar a visão dos alunos sobre a educação a distância que estão concluindo Ensino Médio e se a condição de excluído ou incluído digitalmente interfere nas atitudes em realizar um curso superior a distância. O referencial teórico versa sobre ações para a inclusão digital, a importância de sua realização, a relação entre educação e tecnologia e as barreiras para a Educação a Distância. O procedimento de coleta de dados buscou entrevistar alunos de escolas públicas que estão concluindo o Ensino Médio, identificá-los como incluídos ou excluídos digitalmente e verificar qual a visão deles sobre a EaD. Os resultados revelaram que diferenças não são significativas na visão dos alunos sobre a EaD no que se refere à condição de serem indivíduos incluídos/excluídos digitalmente. Evidenciou-se uma grande ausência de informações sobre EaD nas escolas públicas. Ao final foram apontadas algumas sugestões para o aperfeiçoamento do estudo realizado e futuras questões de pesquisa.
id ABED-1_4a2afbdfa8c19c976b6be1bbec9d482e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/204
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância.Inclusão digitalEducação a DistânciaEnsino médio.A Inclusão Digital é tema de grande relevância no contexto mundial e uma questão importante dentro das políticas públicas no Brasil. A Educação a Distância (EaD) é uma possibilidade real de se levar educação, em especial a Superior, aos mais diversos locais do País. Este estudo buscou verificar a visão dos alunos sobre a educação a distância que estão concluindo Ensino Médio e se a condição de excluído ou incluído digitalmente interfere nas atitudes em realizar um curso superior a distância. O referencial teórico versa sobre ações para a inclusão digital, a importância de sua realização, a relação entre educação e tecnologia e as barreiras para a Educação a Distância. O procedimento de coleta de dados buscou entrevistar alunos de escolas públicas que estão concluindo o Ensino Médio, identificá-los como incluídos ou excluídos digitalmente e verificar qual a visão deles sobre a EaD. Os resultados revelaram que diferenças não são significativas na visão dos alunos sobre a EaD no que se refere à condição de serem indivíduos incluídos/excluídos digitalmente. Evidenciou-se uma grande ausência de informações sobre EaD nas escolas públicas. Ao final foram apontadas algumas sugestões para o aperfeiçoamento do estudo realizado e futuras questões de pesquisa.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/20410.17143/rbaad.v7i0.204Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 7 (2008)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v7i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/204/81Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessLAVARINI DOS SANTOS, SUSAN CARLA2019-03-17T02:27:00Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/204Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:27Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância.
title Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância.
spellingShingle Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância.
LAVARINI DOS SANTOS, SUSAN CARLA
Inclusão digital
Educação a Distância
Ensino médio.
title_short Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância.
title_full Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância.
title_fullStr Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância.
title_full_unstemmed Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância.
title_sort Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância.
author LAVARINI DOS SANTOS, SUSAN CARLA
author_facet LAVARINI DOS SANTOS, SUSAN CARLA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LAVARINI DOS SANTOS, SUSAN CARLA
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Educação a Distância
Ensino médio.
topic Inclusão digital
Educação a Distância
Ensino médio.
description A Inclusão Digital é tema de grande relevância no contexto mundial e uma questão importante dentro das políticas públicas no Brasil. A Educação a Distância (EaD) é uma possibilidade real de se levar educação, em especial a Superior, aos mais diversos locais do País. Este estudo buscou verificar a visão dos alunos sobre a educação a distância que estão concluindo Ensino Médio e se a condição de excluído ou incluído digitalmente interfere nas atitudes em realizar um curso superior a distância. O referencial teórico versa sobre ações para a inclusão digital, a importância de sua realização, a relação entre educação e tecnologia e as barreiras para a Educação a Distância. O procedimento de coleta de dados buscou entrevistar alunos de escolas públicas que estão concluindo o Ensino Médio, identificá-los como incluídos ou excluídos digitalmente e verificar qual a visão deles sobre a EaD. Os resultados revelaram que diferenças não são significativas na visão dos alunos sobre a EaD no que se refere à condição de serem indivíduos incluídos/excluídos digitalmente. Evidenciou-se uma grande ausência de informações sobre EaD nas escolas públicas. Ao final foram apontadas algumas sugestões para o aperfeiçoamento do estudo realizado e futuras questões de pesquisa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/204
10.17143/rbaad.v7i0.204
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/204
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v7i0.204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/204/81
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 7 (2008)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v7i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170472251392