Esporte e competências de vida : uma análise sob a ótica da TSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Mikael Almeida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Damasceno, Betina Vidal, Tavares, Inajá, Dias, Ana Cristina Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259273
Resumo: Este trabalho propõe uma discussão teórica sobre o desenvolvimento positivo por meio do esporte, com foco na aprendizagem de “competências de vida”, que recebem uma atenção crescente na educação do século XXI, e pretende discutir e integrar diferentes modelos existentes com base na teoria social cognitiva (TSC) de Albert Bandura. Para isso, foi descrito o modelo heurístico de Gould e Carson, traçando comparativos com modelos teóricos posteriores. São apresentados aspectos da TSC que possibilitam a percepção de uma unidade teórica entre os diversos modelos, o que pode facilitar e aprofundar a compreensão do fenômeno. Conclui-se que os benefícios do esporte ao desenvolvimento humano não são automáticos e dependem de múltiplos fatores, especialmente dos aspectos cognitivos e relacionais associados a essas práticas. Esses fatores devem ser o foco das intervenções para que as vivências esportivas sejam, de fato, promotoras de um desenvolvimento positivo. A TSC permite integrar os diferentes modelos e pode servir de base para o planejamento de intervenções e pesquisas que promovam a aprendizagem de competências de vida nos esportes.
id UFRGS-2_27c8d9f97c2083face39a44cad870e87
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259273
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Mikael AlmeidaDamasceno, Betina VidalTavares, InajáDias, Ana Cristina Garcia2023-06-21T03:33:48Z20221414-9893http://hdl.handle.net/10183/259273001168608Este trabalho propõe uma discussão teórica sobre o desenvolvimento positivo por meio do esporte, com foco na aprendizagem de “competências de vida”, que recebem uma atenção crescente na educação do século XXI, e pretende discutir e integrar diferentes modelos existentes com base na teoria social cognitiva (TSC) de Albert Bandura. Para isso, foi descrito o modelo heurístico de Gould e Carson, traçando comparativos com modelos teóricos posteriores. São apresentados aspectos da TSC que possibilitam a percepção de uma unidade teórica entre os diversos modelos, o que pode facilitar e aprofundar a compreensão do fenômeno. Conclui-se que os benefícios do esporte ao desenvolvimento humano não são automáticos e dependem de múltiplos fatores, especialmente dos aspectos cognitivos e relacionais associados a essas práticas. Esses fatores devem ser o foco das intervenções para que as vivências esportivas sejam, de fato, promotoras de um desenvolvimento positivo. A TSC permite integrar os diferentes modelos e pode servir de base para o planejamento de intervenções e pesquisas que promovam a aprendizagem de competências de vida nos esportes.This paper proposes a theoretical discussion about positive development by using sport, focusing on “life skills” learning, which receive a growing attention on 21th century education, and aimed to discuss and integrate different existing models based on Albert Bandura’s social cognitive theory (SCT). For this, we described the heuristic model of Gould and Carson, drawing comparisons with later theoretical models. We present aspects of SCT that enable to perceive a theoretical unity between the different models, which can facilitate and deepen the understanding of the phenomenon. We concluded that the benefits of sports to human development are not automatic and depend on multiple factors, especially cognitive and relational aspects associated to these practices. These factors should be the focus of interventions, so that the sports experiences may really result in positive development. The SCT allows the integration of different models and can serve as a basis for planning interventions and research that promote the learning of life skills by using sport.Este trabajo propone discutir sobre el desarrollo positivo a través del deporte, con foco en el aprendizaje de “competencias de vida”, que han sido tema creciente en la educación del siglo XXI, así como pretende discutir e integrar diferentes modelos existentes basados en la teoría social cognitiva (TSC) de Albert Bandura. Para ello, se describió el modelo heurístico de Gould y Carson, haciendo comparaciones con modelos teóricos posteriores. Se presentan aspectos de la TSC de Albert Bandura, que permitan percibir una unidad teórica entre los diferentes modelos, lo que puede facilitar y profundizar la comprensión del fenómeno. Se concluye que los beneficios del deporte al desarrollo humano no son automáticos y dependen de múltiples factores, especialmente los aspectos cognitivos y relacionales asociados a estas prácticas. Estos factores deben ser foco de intervenciones para que las vivencias deportivas sean, de hecho, positivas. La TSC permite integrar los diferentes modelos y puede servir de base para la planificación de intervenciones e investigaciones que promuevan el aprendizaje de competencias de vida en los deportes.application/pdfporPsicologia : ciência e profissão. Brasilia, DF. Vol. 42, (2022), e235202, 1-14 f.Psicologia do esporteDesenvolvimento humanoAprendizagem socialTeoria social cognitivaHabilidades sociaisSports psychologyHuman developmentSocial learningPsicología del deporteDesarollo humanoAprendizaje socialEsporte e competências de vida : uma análise sob a ótica da TSCSports and life skills : an analysis from the SCT perspectiveDeporte y competencias de vida: un análisis desde la perspectiva de la teoría social cognitivainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168608.pdf.txt001168608.pdf.txtExtracted Texttext/plain61866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259273/2/001168608.pdf.txtc5dec6b71770c48611b3f98a7fd6af69MD52ORIGINAL001168608.pdfTexto completoapplication/pdf192591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259273/1/001168608.pdf8b69333bf743c3c49e30f8d522eb0279MD5110183/2592732023-06-22 03:32:12.956173oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259273Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-22T06:32:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Esporte e competências de vida : uma análise sob a ótica da TSC
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sports and life skills : an analysis from the SCT perspective
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Deporte y competencias de vida: un análisis desde la perspectiva de la teoría social cognitiva
title Esporte e competências de vida : uma análise sob a ótica da TSC
spellingShingle Esporte e competências de vida : uma análise sob a ótica da TSC
Corrêa, Mikael Almeida
Psicologia do esporte
Desenvolvimento humano
Aprendizagem social
Teoria social cognitiva
Habilidades sociais
Sports psychology
Human development
Social learning
Psicología del deporte
Desarollo humano
Aprendizaje social
title_short Esporte e competências de vida : uma análise sob a ótica da TSC
title_full Esporte e competências de vida : uma análise sob a ótica da TSC
title_fullStr Esporte e competências de vida : uma análise sob a ótica da TSC
title_full_unstemmed Esporte e competências de vida : uma análise sob a ótica da TSC
title_sort Esporte e competências de vida : uma análise sob a ótica da TSC
author Corrêa, Mikael Almeida
author_facet Corrêa, Mikael Almeida
Damasceno, Betina Vidal
Tavares, Inajá
Dias, Ana Cristina Garcia
author_role author
author2 Damasceno, Betina Vidal
Tavares, Inajá
Dias, Ana Cristina Garcia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Mikael Almeida
Damasceno, Betina Vidal
Tavares, Inajá
Dias, Ana Cristina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia do esporte
Desenvolvimento humano
Aprendizagem social
Teoria social cognitiva
Habilidades sociais
topic Psicologia do esporte
Desenvolvimento humano
Aprendizagem social
Teoria social cognitiva
Habilidades sociais
Sports psychology
Human development
Social learning
Psicología del deporte
Desarollo humano
Aprendizaje social
dc.subject.eng.fl_str_mv Sports psychology
Human development
Social learning
dc.subject.spa.fl_str_mv Psicología del deporte
Desarollo humano
Aprendizaje social
description Este trabalho propõe uma discussão teórica sobre o desenvolvimento positivo por meio do esporte, com foco na aprendizagem de “competências de vida”, que recebem uma atenção crescente na educação do século XXI, e pretende discutir e integrar diferentes modelos existentes com base na teoria social cognitiva (TSC) de Albert Bandura. Para isso, foi descrito o modelo heurístico de Gould e Carson, traçando comparativos com modelos teóricos posteriores. São apresentados aspectos da TSC que possibilitam a percepção de uma unidade teórica entre os diversos modelos, o que pode facilitar e aprofundar a compreensão do fenômeno. Conclui-se que os benefícios do esporte ao desenvolvimento humano não são automáticos e dependem de múltiplos fatores, especialmente dos aspectos cognitivos e relacionais associados a essas práticas. Esses fatores devem ser o foco das intervenções para que as vivências esportivas sejam, de fato, promotoras de um desenvolvimento positivo. A TSC permite integrar os diferentes modelos e pode servir de base para o planejamento de intervenções e pesquisas que promovam a aprendizagem de competências de vida nos esportes.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-21T03:33:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259273
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-9893
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168608
identifier_str_mv 1414-9893
001168608
url http://hdl.handle.net/10183/259273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : ciência e profissão. Brasilia, DF. Vol. 42, (2022), e235202, 1-14 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259273/2/001168608.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259273/1/001168608.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c5dec6b71770c48611b3f98a7fd6af69
8b69333bf743c3c49e30f8d522eb0279
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225089437401088