Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107947 |
Resumo: | A pesquisa tem por objeto o estudo do discurso de um grupo de professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino de Guaíba, sobre o uso do ditado das quatro palavras e uma frase como avaliação diagnóstica no Ciclo de Alfabetização e das sugestões de acompanhamento avaliativo, pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na aquisição do sistema de escrita alfabética. Para desenvolver a pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores, do 1º ao 3º ano, de uma Escola de Ensino Fundamental de Guaíba e com a coordenadora pedagógica da SME/Guaíba. Foram criadas duas categorias de análise: o discurso das políticas avaliativas e o discurso sobre a teoria e a prática. O estudo mostrou a força da teoria da psicogênese enquanto prática de avaliação diagnóstica e a instituição de outras possibilidades discursivas, expostas pelo PNAIC. Percebo que ao invés de discursos simplesmente circulando nos dizeres das professoras sobre a avaliação diagnóstica há a configuração de polêmicas e disputas permeadas por convicções pedagógicas oficializadas. Movimentos discursivos que não se dão de maneira linear, mas de enfoques que se esboçam e se explicitam a partir do que é e do que tem sido privilegiado em termos de práticas avaliativas diagnósticas na escola. |
id |
UFRGS-2_2807b0fd760dd51d1851274d6de4255d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107947 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Garrighan, DeiseMello, Darlize Teixeira de2014-12-09T02:16:21Z2013http://hdl.handle.net/10183/107947000945428A pesquisa tem por objeto o estudo do discurso de um grupo de professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino de Guaíba, sobre o uso do ditado das quatro palavras e uma frase como avaliação diagnóstica no Ciclo de Alfabetização e das sugestões de acompanhamento avaliativo, pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na aquisição do sistema de escrita alfabética. Para desenvolver a pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores, do 1º ao 3º ano, de uma Escola de Ensino Fundamental de Guaíba e com a coordenadora pedagógica da SME/Guaíba. Foram criadas duas categorias de análise: o discurso das políticas avaliativas e o discurso sobre a teoria e a prática. O estudo mostrou a força da teoria da psicogênese enquanto prática de avaliação diagnóstica e a instituição de outras possibilidades discursivas, expostas pelo PNAIC. Percebo que ao invés de discursos simplesmente circulando nos dizeres das professoras sobre a avaliação diagnóstica há a configuração de polêmicas e disputas permeadas por convicções pedagógicas oficializadas. Movimentos discursivos que não se dão de maneira linear, mas de enfoques que se esboçam e se explicitam a partir do que é e do que tem sido privilegiado em termos de práticas avaliativas diagnósticas na escola.This work aims to study the discourse of a group of female literacy teachers in municipal schools at Guaiba about the use of a four-word and one-sentence dictation as diagnostic assessment in the Ciclo de Alfabetização and about the assessing accompaniment both by Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) when learning the written language. To develop the research semi-structured interviews were conducted with four first-to-third-grade teachers in a primary school at Guaiba and with SME pedagogy coordinator. The study aims to investigate the relation between teachers and the so-called ‘assessing’ proposals and how these assessing tools have helped to think about students’ learning. Data were analysed in two categories: the assessing policy discourse and the discourse of theory and practice. The study has shown the strength of the psychogenic theory as a diagnostic assessment and the establishment of other discursive possibilities as seen in the PNAIC. In my view point, there are controversies and challenges crossed by mainstream pedagogical convictions, rather than discourse simply circling in teacher statements about the diagnostic assessment. There are discursive movements that are not linear but including focuses that shape and show themselves with what has been favoured in terms of diagnostic assessment in school.application/pdfporAvaliaçãoDiagnósticoDiscursoProfessorGuaíba (RS)Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.Diagnostic assessmentDiscoursesAssessing practicesNormatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945428.pdf000945428.pdfTexto completoapplication/pdf749349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107947/1/000945428.pdf2f148ce9b637f6a5a1cbb55b15ca7503MD51TEXT000945428.pdf.txt000945428.pdf.txtExtracted Texttext/plain51796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107947/2/000945428.pdf.txtb32280c67692d0e99cd5806220d9aa2dMD52THUMBNAIL000945428.pdf.jpg000945428.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107947/3/000945428.pdf.jpg2efbe1951bcd4cb559c5416735671ad4MD5310183/1079472018-10-22 08:36:30.565oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:36:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras |
title |
Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras |
spellingShingle |
Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras Garrighan, Deise Avaliação Diagnóstico Discurso Professor Guaíba (RS) Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Diagnostic assessment Discourses Assessing practices |
title_short |
Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras |
title_full |
Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras |
title_fullStr |
Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras |
title_full_unstemmed |
Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras |
title_sort |
Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras |
author |
Garrighan, Deise |
author_facet |
Garrighan, Deise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garrighan, Deise |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mello, Darlize Teixeira de |
contributor_str_mv |
Mello, Darlize Teixeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Diagnóstico Discurso Professor Guaíba (RS) Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. |
topic |
Avaliação Diagnóstico Discurso Professor Guaíba (RS) Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Diagnostic assessment Discourses Assessing practices |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Diagnostic assessment Discourses Assessing practices |
description |
A pesquisa tem por objeto o estudo do discurso de um grupo de professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino de Guaíba, sobre o uso do ditado das quatro palavras e uma frase como avaliação diagnóstica no Ciclo de Alfabetização e das sugestões de acompanhamento avaliativo, pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na aquisição do sistema de escrita alfabética. Para desenvolver a pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores, do 1º ao 3º ano, de uma Escola de Ensino Fundamental de Guaíba e com a coordenadora pedagógica da SME/Guaíba. Foram criadas duas categorias de análise: o discurso das políticas avaliativas e o discurso sobre a teoria e a prática. O estudo mostrou a força da teoria da psicogênese enquanto prática de avaliação diagnóstica e a instituição de outras possibilidades discursivas, expostas pelo PNAIC. Percebo que ao invés de discursos simplesmente circulando nos dizeres das professoras sobre a avaliação diagnóstica há a configuração de polêmicas e disputas permeadas por convicções pedagógicas oficializadas. Movimentos discursivos que não se dão de maneira linear, mas de enfoques que se esboçam e se explicitam a partir do que é e do que tem sido privilegiado em termos de práticas avaliativas diagnósticas na escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-09T02:16:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/107947 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000945428 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/107947 |
identifier_str_mv |
000945428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107947/1/000945428.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107947/2/000945428.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107947/3/000945428.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2f148ce9b637f6a5a1cbb55b15ca7503 b32280c67692d0e99cd5806220d9aa2d 2efbe1951bcd4cb559c5416735671ad4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447137839742976 |