Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garrighan, Deise
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107947
Resumo: A pesquisa tem por objeto o estudo do discurso de um grupo de professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino de Guaíba, sobre o uso do ditado das quatro palavras e uma frase como avaliação diagnóstica no Ciclo de Alfabetização e das sugestões de acompanhamento avaliativo, pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na aquisição do sistema de escrita alfabética. Para desenvolver a pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores, do 1º ao 3º ano, de uma Escola de Ensino Fundamental de Guaíba e com a coordenadora pedagógica da SME/Guaíba. Foram criadas duas categorias de análise: o discurso das políticas avaliativas e o discurso sobre a teoria e a prática. O estudo mostrou a força da teoria da psicogênese enquanto prática de avaliação diagnóstica e a instituição de outras possibilidades discursivas, expostas pelo PNAIC. Percebo que ao invés de discursos simplesmente circulando nos dizeres das professoras sobre a avaliação diagnóstica há a configuração de polêmicas e disputas permeadas por convicções pedagógicas oficializadas. Movimentos discursivos que não se dão de maneira linear, mas de enfoques que se esboçam e se explicitam a partir do que é e do que tem sido privilegiado em termos de práticas avaliativas diagnósticas na escola.
id UFRGS-2_2807b0fd760dd51d1851274d6de4255d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107947
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Garrighan, DeiseMello, Darlize Teixeira de2014-12-09T02:16:21Z2013http://hdl.handle.net/10183/107947000945428A pesquisa tem por objeto o estudo do discurso de um grupo de professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino de Guaíba, sobre o uso do ditado das quatro palavras e uma frase como avaliação diagnóstica no Ciclo de Alfabetização e das sugestões de acompanhamento avaliativo, pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na aquisição do sistema de escrita alfabética. Para desenvolver a pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores, do 1º ao 3º ano, de uma Escola de Ensino Fundamental de Guaíba e com a coordenadora pedagógica da SME/Guaíba. Foram criadas duas categorias de análise: o discurso das políticas avaliativas e o discurso sobre a teoria e a prática. O estudo mostrou a força da teoria da psicogênese enquanto prática de avaliação diagnóstica e a instituição de outras possibilidades discursivas, expostas pelo PNAIC. Percebo que ao invés de discursos simplesmente circulando nos dizeres das professoras sobre a avaliação diagnóstica há a configuração de polêmicas e disputas permeadas por convicções pedagógicas oficializadas. Movimentos discursivos que não se dão de maneira linear, mas de enfoques que se esboçam e se explicitam a partir do que é e do que tem sido privilegiado em termos de práticas avaliativas diagnósticas na escola.This work aims to study the discourse of a group of female literacy teachers in municipal schools at Guaiba about the use of a four-word and one-sentence dictation as diagnostic assessment in the Ciclo de Alfabetização and about the assessing accompaniment both by Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) when learning the written language. To develop the research semi-structured interviews were conducted with four first-to-third-grade teachers in a primary school at Guaiba and with SME pedagogy coordinator. The study aims to investigate the relation between teachers and the so-called ‘assessing’ proposals and how these assessing tools have helped to think about students’ learning. Data were analysed in two categories: the assessing policy discourse and the discourse of theory and practice. The study has shown the strength of the psychogenic theory as a diagnostic assessment and the establishment of other discursive possibilities as seen in the PNAIC. In my view point, there are controversies and challenges crossed by mainstream pedagogical convictions, rather than discourse simply circling in teacher statements about the diagnostic assessment. There are discursive movements that are not linear but including focuses that shape and show themselves with what has been favoured in terms of diagnostic assessment in school.application/pdfporAvaliaçãoDiagnósticoDiscursoProfessorGuaíba (RS)Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.Diagnostic assessmentDiscoursesAssessing practicesNormatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945428.pdf000945428.pdfTexto completoapplication/pdf749349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107947/1/000945428.pdf2f148ce9b637f6a5a1cbb55b15ca7503MD51TEXT000945428.pdf.txt000945428.pdf.txtExtracted Texttext/plain51796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107947/2/000945428.pdf.txtb32280c67692d0e99cd5806220d9aa2dMD52THUMBNAIL000945428.pdf.jpg000945428.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107947/3/000945428.pdf.jpg2efbe1951bcd4cb559c5416735671ad4MD5310183/1079472018-10-22 08:36:30.565oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:36:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras
title Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras
spellingShingle Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras
Garrighan, Deise
Avaliação
Diagnóstico
Discurso
Professor
Guaíba (RS)
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Diagnostic assessment
Discourses
Assessing practices
title_short Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras
title_full Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras
title_fullStr Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras
title_full_unstemmed Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras
title_sort Normatizações produtoras da avaliação diagnóstica e as apropriações dadas por professoras alfabetizadoras
author Garrighan, Deise
author_facet Garrighan, Deise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garrighan, Deise
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mello, Darlize Teixeira de
contributor_str_mv Mello, Darlize Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Diagnóstico
Discurso
Professor
Guaíba (RS)
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
topic Avaliação
Diagnóstico
Discurso
Professor
Guaíba (RS)
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Diagnostic assessment
Discourses
Assessing practices
dc.subject.eng.fl_str_mv Diagnostic assessment
Discourses
Assessing practices
description A pesquisa tem por objeto o estudo do discurso de um grupo de professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino de Guaíba, sobre o uso do ditado das quatro palavras e uma frase como avaliação diagnóstica no Ciclo de Alfabetização e das sugestões de acompanhamento avaliativo, pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na aquisição do sistema de escrita alfabética. Para desenvolver a pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores, do 1º ao 3º ano, de uma Escola de Ensino Fundamental de Guaíba e com a coordenadora pedagógica da SME/Guaíba. Foram criadas duas categorias de análise: o discurso das políticas avaliativas e o discurso sobre a teoria e a prática. O estudo mostrou a força da teoria da psicogênese enquanto prática de avaliação diagnóstica e a instituição de outras possibilidades discursivas, expostas pelo PNAIC. Percebo que ao invés de discursos simplesmente circulando nos dizeres das professoras sobre a avaliação diagnóstica há a configuração de polêmicas e disputas permeadas por convicções pedagógicas oficializadas. Movimentos discursivos que não se dão de maneira linear, mas de enfoques que se esboçam e se explicitam a partir do que é e do que tem sido privilegiado em termos de práticas avaliativas diagnósticas na escola.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-09T02:16:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107947
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000945428
url http://hdl.handle.net/10183/107947
identifier_str_mv 000945428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107947/1/000945428.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107947/2/000945428.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107947/3/000945428.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f148ce9b637f6a5a1cbb55b15ca7503
b32280c67692d0e99cd5806220d9aa2d
2efbe1951bcd4cb559c5416735671ad4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447137839742976