Contribuição da informática na educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102821 |
Resumo: | O trabalho a seguir versará no estudo referente a contribuição da informática na educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, mais especificamente com deficiência intelectual. Partindo do pressuposto que toda a pessoa tem condições de melhorar seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo pretende-se buscar em estudos realizados sobre a utilização da informática na educação, metodologias que possam subsidiar o trabalho dos educadores de inclusão, observando os benefícios que estas metodologias proporcionam na educação de crianças com deficiência intelectual. Apesar da caminhada da informática como metodologia para alunos de inclusão já ter sido iniciada há bastante tempo, é sempre importante que continuemos inovando e direcionando estudos para cada vez mais inserir o público alvo da educação inclusiva no contexto da escola regular. Através da concretização das ações aqui analisadas estaremos mais facilmente nos aproximando de uma “escola inclusiva”. |
id |
UFRGS-2_2818ab707a995eae886b7aa2494a1f93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102821 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Rozangela SilvaBasso, Lourenço de Oliveira2014-09-11T02:09:48Z2012http://hdl.handle.net/10183/102821000920766O trabalho a seguir versará no estudo referente a contribuição da informática na educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, mais especificamente com deficiência intelectual. Partindo do pressuposto que toda a pessoa tem condições de melhorar seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo pretende-se buscar em estudos realizados sobre a utilização da informática na educação, metodologias que possam subsidiar o trabalho dos educadores de inclusão, observando os benefícios que estas metodologias proporcionam na educação de crianças com deficiência intelectual. Apesar da caminhada da informática como metodologia para alunos de inclusão já ter sido iniciada há bastante tempo, é sempre importante que continuemos inovando e direcionando estudos para cada vez mais inserir o público alvo da educação inclusiva no contexto da escola regular. Através da concretização das ações aqui analisadas estaremos mais facilmente nos aproximando de uma “escola inclusiva”.The following work will focus on the study regarding the contribution of information technology in education of people with special educational needs, specifically with intellectual disabilities. Assuming that everyone is able to improve their cognitive, social and affective intend to pursue in studies on the use of computers in education, methodologies that can support the work of educators inclusion, noting the benefits that these methodologies provide education for children with intellectual disabilities. Despite the hike of computing as a methodology for inclusion of students have already been initiated long ago, it is always important that we continue to innovate and directing studies to increasingly enter the target of inclusive education within the regular school. Through the implementation of actions will be more easily analyzed here are approaching an "inclusive school”.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação inclusivaDeficiência intelectualDesenvolvimento cognitivoInclusive educationInformation technologyIntellectual disabilitiesContribuição da informática na educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920766.pdf000920766.pdfTexto completoapplication/pdf241752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102821/1/000920766.pdf2e4370a42ec4fd74dfb5761712dd8a84MD51TEXT000920766.pdf.txt000920766.pdf.txtExtracted Texttext/plain90666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102821/2/000920766.pdf.txt14c3fe4d33be276bb2d87e649e3744a1MD52THUMBNAIL000920766.pdf.jpg000920766.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102821/3/000920766.pdf.jpg23efaf161a7d075416a434ca3805b6eaMD5310183/1028212018-10-25 09:01:38.454oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102821Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-25T12:01:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuição da informática na educação inclusiva |
title |
Contribuição da informática na educação inclusiva |
spellingShingle |
Contribuição da informática na educação inclusiva Machado, Rozangela Silva Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação inclusiva Deficiência intelectual Desenvolvimento cognitivo Inclusive education Information technology Intellectual disabilities |
title_short |
Contribuição da informática na educação inclusiva |
title_full |
Contribuição da informática na educação inclusiva |
title_fullStr |
Contribuição da informática na educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Contribuição da informática na educação inclusiva |
title_sort |
Contribuição da informática na educação inclusiva |
author |
Machado, Rozangela Silva |
author_facet |
Machado, Rozangela Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Rozangela Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Lourenço de Oliveira |
contributor_str_mv |
Basso, Lourenço de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação inclusiva Deficiência intelectual Desenvolvimento cognitivo |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação inclusiva Deficiência intelectual Desenvolvimento cognitivo Inclusive education Information technology Intellectual disabilities |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Inclusive education Information technology Intellectual disabilities |
description |
O trabalho a seguir versará no estudo referente a contribuição da informática na educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, mais especificamente com deficiência intelectual. Partindo do pressuposto que toda a pessoa tem condições de melhorar seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo pretende-se buscar em estudos realizados sobre a utilização da informática na educação, metodologias que possam subsidiar o trabalho dos educadores de inclusão, observando os benefícios que estas metodologias proporcionam na educação de crianças com deficiência intelectual. Apesar da caminhada da informática como metodologia para alunos de inclusão já ter sido iniciada há bastante tempo, é sempre importante que continuemos inovando e direcionando estudos para cada vez mais inserir o público alvo da educação inclusiva no contexto da escola regular. Através da concretização das ações aqui analisadas estaremos mais facilmente nos aproximando de uma “escola inclusiva”. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102821 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000920766 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102821 |
identifier_str_mv |
000920766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102821/1/000920766.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102821/2/000920766.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102821/3/000920766.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e4370a42ec4fd74dfb5761712dd8a84 14c3fe4d33be276bb2d87e649e3744a1 23efaf161a7d075416a434ca3805b6ea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724568115085312 |