Contribuição da informática na educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rozangela Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102821
Resumo: O trabalho a seguir versará no estudo referente a contribuição da informática na educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, mais especificamente com deficiência intelectual. Partindo do pressuposto que toda a pessoa tem condições de melhorar seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo pretende-se buscar em estudos realizados sobre a utilização da informática na educação, metodologias que possam subsidiar o trabalho dos educadores de inclusão, observando os benefícios que estas metodologias proporcionam na educação de crianças com deficiência intelectual. Apesar da caminhada da informática como metodologia para alunos de inclusão já ter sido iniciada há bastante tempo, é sempre importante que continuemos inovando e direcionando estudos para cada vez mais inserir o público alvo da educação inclusiva no contexto da escola regular. Através da concretização das ações aqui analisadas estaremos mais facilmente nos aproximando de uma “escola inclusiva”.
id UFRGS-2_2818ab707a995eae886b7aa2494a1f93
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102821
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Rozangela SilvaBasso, Lourenço de Oliveira2014-09-11T02:09:48Z2012http://hdl.handle.net/10183/102821000920766O trabalho a seguir versará no estudo referente a contribuição da informática na educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, mais especificamente com deficiência intelectual. Partindo do pressuposto que toda a pessoa tem condições de melhorar seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo pretende-se buscar em estudos realizados sobre a utilização da informática na educação, metodologias que possam subsidiar o trabalho dos educadores de inclusão, observando os benefícios que estas metodologias proporcionam na educação de crianças com deficiência intelectual. Apesar da caminhada da informática como metodologia para alunos de inclusão já ter sido iniciada há bastante tempo, é sempre importante que continuemos inovando e direcionando estudos para cada vez mais inserir o público alvo da educação inclusiva no contexto da escola regular. Através da concretização das ações aqui analisadas estaremos mais facilmente nos aproximando de uma “escola inclusiva”.The following work will focus on the study regarding the contribution of information technology in education of people with special educational needs, specifically with intellectual disabilities. Assuming that everyone is able to improve their cognitive, social and affective intend to pursue in studies on the use of computers in education, methodologies that can support the work of educators inclusion, noting the benefits that these methodologies provide education for children with intellectual disabilities. Despite the hike of computing as a methodology for inclusion of students have already been initiated long ago, it is always important that we continue to innovate and directing studies to increasingly enter the target of inclusive education within the regular school. Through the implementation of actions will be more easily analyzed here are approaching an "inclusive school”.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação inclusivaDeficiência intelectualDesenvolvimento cognitivoInclusive educationInformation technologyIntellectual disabilitiesContribuição da informática na educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920766.pdf000920766.pdfTexto completoapplication/pdf241752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102821/1/000920766.pdf2e4370a42ec4fd74dfb5761712dd8a84MD51TEXT000920766.pdf.txt000920766.pdf.txtExtracted Texttext/plain90666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102821/2/000920766.pdf.txt14c3fe4d33be276bb2d87e649e3744a1MD52THUMBNAIL000920766.pdf.jpg000920766.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102821/3/000920766.pdf.jpg23efaf161a7d075416a434ca3805b6eaMD5310183/1028212018-10-25 09:01:38.454oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102821Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-25T12:01:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição da informática na educação inclusiva
title Contribuição da informática na educação inclusiva
spellingShingle Contribuição da informática na educação inclusiva
Machado, Rozangela Silva
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação inclusiva
Deficiência intelectual
Desenvolvimento cognitivo
Inclusive education
Information technology
Intellectual disabilities
title_short Contribuição da informática na educação inclusiva
title_full Contribuição da informática na educação inclusiva
title_fullStr Contribuição da informática na educação inclusiva
title_full_unstemmed Contribuição da informática na educação inclusiva
title_sort Contribuição da informática na educação inclusiva
author Machado, Rozangela Silva
author_facet Machado, Rozangela Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rozangela Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Lourenço de Oliveira
contributor_str_mv Basso, Lourenço de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação inclusiva
Deficiência intelectual
Desenvolvimento cognitivo
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação inclusiva
Deficiência intelectual
Desenvolvimento cognitivo
Inclusive education
Information technology
Intellectual disabilities
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive education
Information technology
Intellectual disabilities
description O trabalho a seguir versará no estudo referente a contribuição da informática na educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, mais especificamente com deficiência intelectual. Partindo do pressuposto que toda a pessoa tem condições de melhorar seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo pretende-se buscar em estudos realizados sobre a utilização da informática na educação, metodologias que possam subsidiar o trabalho dos educadores de inclusão, observando os benefícios que estas metodologias proporcionam na educação de crianças com deficiência intelectual. Apesar da caminhada da informática como metodologia para alunos de inclusão já ter sido iniciada há bastante tempo, é sempre importante que continuemos inovando e direcionando estudos para cada vez mais inserir o público alvo da educação inclusiva no contexto da escola regular. Através da concretização das ações aqui analisadas estaremos mais facilmente nos aproximando de uma “escola inclusiva”.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102821
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000920766
url http://hdl.handle.net/10183/102821
identifier_str_mv 000920766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102821/1/000920766.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102821/2/000920766.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102821/3/000920766.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e4370a42ec4fd74dfb5761712dd8a84
14c3fe4d33be276bb2d87e649e3744a1
23efaf161a7d075416a434ca3805b6ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724568115085312