Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140133 |
Resumo: | A coocorrência entre as dificuldades na leitura e na matemática é frequente, indicando que as habilidades cognitivas comuns subjacentes a tais dificuldades possam estar deficitárias. A pesquisa aqui descrita analisa as habilidades cognitivas que estão na base das aprendizagens da leitura e da matemática, contribuindo para a prática pedagógica nessas áreas. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo em que foram identificadas funções cognitivas de 79 alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental, divididos em quatro grupos: com dificuldades na leitura, na matemática, nas duas áreas e sem dificuldades. Obtivemos o perfil cognitivo dos grupos com tarefas de processamento fonológico, senso numérico, memória de trabalho e estratégias de contagem e recuperação da memória. Cada grupo apresentou um perfil cognitivo único, indicando necessidades educacionais diversas. Os resultados alertam para a importância da estimulação do processamento fonológico e do senso numérico, habilidades ainda pouco conhecidas pela escola brasileira. |
id |
UFRGS-2_285050a4ef4d44228e2c0d70f733294a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140133 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corso, Luciana VellinhoDorneles, Beatriz Vargas2016-05-04T02:07:23Z20151516-3687http://hdl.handle.net/10183/140133000982848A coocorrência entre as dificuldades na leitura e na matemática é frequente, indicando que as habilidades cognitivas comuns subjacentes a tais dificuldades possam estar deficitárias. A pesquisa aqui descrita analisa as habilidades cognitivas que estão na base das aprendizagens da leitura e da matemática, contribuindo para a prática pedagógica nessas áreas. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo em que foram identificadas funções cognitivas de 79 alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental, divididos em quatro grupos: com dificuldades na leitura, na matemática, nas duas áreas e sem dificuldades. Obtivemos o perfil cognitivo dos grupos com tarefas de processamento fonológico, senso numérico, memória de trabalho e estratégias de contagem e recuperação da memória. Cada grupo apresentou um perfil cognitivo único, indicando necessidades educacionais diversas. Os resultados alertam para a importância da estimulação do processamento fonológico e do senso numérico, habilidades ainda pouco conhecidas pela escola brasileira.The co-occurrence of difficulties in reading and mathematics is frequent, indicating that common cognitive skills underlying these difficulties may be impaired. The study aims to analyse the cognitive abilities which are in the basis of acquisition of both reading and mathematics skills contributing to the educational practice in these areas. This is a cross-sectional, quantitative study that identified cognitive functions of 79 students from 3rd to 6th grade of elementary school. The students were divided into four groups: difficulties in reading, in mathematics, in both areas and the control group. We assessed the cognitive profile of the students through tasks in volving: phonological processing, number sense, working memory, counting strategies and arithmetic fact retrieval. Each group showed a unique cognitive profile indicating different educational needs. The results urge attention to the importance of the stimulation of phonological processing and number sense, abilities which are still unknown by Brazilian schools.La co-ocurrencia de dificultades en lectura y matemática son frecuentes, lo que indica que habilidades cognitivas comunes que subyacen a estas dificultades pueden ser deficientes. La investigación descrita aquí examina las habilidades cognitivas que subyacen en el aprendizaje de lectura y matemática, lo que contribuye a la práctica pedagógica en estas áreas. Se trata de un estudio transversal, de carácter cuantitativo, en el que se identificaron las funciones cognitivas de los 79 estudiantes de 3º al 6º año de la escuela primaria, divididos en cuatro grupos: con dificultades en lectura, en matemática, en las dos áreas y sin dificultades. Se ha observado el perfil cognitivo de los grupos con tareas de procesamiento fonológico, sentido numérico, memoria de trabajo y estrategias para contar y recuperación de la memoria. Cada grupo presentó un perfil cognitivo único que indica diversas necesidades educativas. Los resultados ponen de relieve la importancia de la estimulación del procesamiento fonológico y el sentido numérico, habilidades estas aún poco conocidas por la escuela brasileña.application/pdfporPsicologia : teoria e prática. Vol. 17, n.2 (maio/ago. 2015), p. 185-198Dificuldades de aprendizagemHabilidade cognitivaLeituraMatemáticaLearning difficultiesReadingMathematicsCognitive abilitiesCognitive profileProblemas de aprendizajeLecturaMatemáticaHabilidades cognitivasPerfil cognitivoPerfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemáticaCognitive profile of students with learning difficulties in reading and mathematics Perfil cognitivo de los alumnos con dificultades de aprendizaje en lectura y matemática info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982848.pdf000982848.pdfTexto completoapplication/pdf105024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140133/1/000982848.pdffd298c764b5ce41b8805d7610c7ade6eMD51TEXT000982848.pdf.txt000982848.pdf.txtExtracted Texttext/plain41673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140133/2/000982848.pdf.txt5e9c7200335f67f613d89f3e447b1e03MD52THUMBNAIL000982848.pdf.jpg000982848.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140133/3/000982848.pdf.jpgd2d77adb795db817f970a3492a1700d7MD5310183/1401332022-07-28 04:46:33.179138oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140133Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-28T07:46:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cognitive profile of students with learning difficulties in reading and mathematics |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Perfil cognitivo de los alumnos con dificultades de aprendizaje en lectura y matemática |
title |
Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática |
spellingShingle |
Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática Corso, Luciana Vellinho Dificuldades de aprendizagem Habilidade cognitiva Leitura Matemática Learning difficulties Reading Mathematics Cognitive abilities Cognitive profile Problemas de aprendizaje Lectura Matemática Habilidades cognitivas Perfil cognitivo |
title_short |
Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática |
title_full |
Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática |
title_fullStr |
Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática |
title_full_unstemmed |
Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática |
title_sort |
Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática |
author |
Corso, Luciana Vellinho |
author_facet |
Corso, Luciana Vellinho Dorneles, Beatriz Vargas |
author_role |
author |
author2 |
Dorneles, Beatriz Vargas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho Dorneles, Beatriz Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem Habilidade cognitiva Leitura Matemática |
topic |
Dificuldades de aprendizagem Habilidade cognitiva Leitura Matemática Learning difficulties Reading Mathematics Cognitive abilities Cognitive profile Problemas de aprendizaje Lectura Matemática Habilidades cognitivas Perfil cognitivo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning difficulties Reading Mathematics Cognitive abilities Cognitive profile |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Problemas de aprendizaje Lectura Matemática Habilidades cognitivas Perfil cognitivo |
description |
A coocorrência entre as dificuldades na leitura e na matemática é frequente, indicando que as habilidades cognitivas comuns subjacentes a tais dificuldades possam estar deficitárias. A pesquisa aqui descrita analisa as habilidades cognitivas que estão na base das aprendizagens da leitura e da matemática, contribuindo para a prática pedagógica nessas áreas. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo em que foram identificadas funções cognitivas de 79 alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental, divididos em quatro grupos: com dificuldades na leitura, na matemática, nas duas áreas e sem dificuldades. Obtivemos o perfil cognitivo dos grupos com tarefas de processamento fonológico, senso numérico, memória de trabalho e estratégias de contagem e recuperação da memória. Cada grupo apresentou um perfil cognitivo único, indicando necessidades educacionais diversas. Os resultados alertam para a importância da estimulação do processamento fonológico e do senso numérico, habilidades ainda pouco conhecidas pela escola brasileira. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-04T02:07:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140133 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-3687 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982848 |
identifier_str_mv |
1516-3687 000982848 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : teoria e prática. Vol. 17, n.2 (maio/ago. 2015), p. 185-198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140133/1/000982848.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140133/2/000982848.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140133/3/000982848.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd298c764b5ce41b8805d7610c7ade6e 5e9c7200335f67f613d89f3e447b1e03 d2d77adb795db817f970a3492a1700d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224897261731840 |