Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corso, Luciana Vellinho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dorneles, Beatriz Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140133
Resumo: A coocorrência entre as dificuldades na leitura e na matemática é frequente, indicando que as habilidades cognitivas comuns subjacentes a tais dificuldades possam estar deficitárias. A pesquisa aqui descrita analisa as habilidades cognitivas que estão na base das aprendizagens da leitura e da matemática, contribuindo para a prática pedagógica nessas áreas. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo em que foram identificadas funções cognitivas de 79 alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental, divididos em quatro grupos: com dificuldades na leitura, na matemática, nas duas áreas e sem dificuldades. Obtivemos o perfil cognitivo dos grupos com tarefas de processamento fonológico, senso numérico, memória de trabalho e estratégias de contagem e recuperação da memória. Cada grupo apresentou um perfil cognitivo único, indicando necessidades educacionais diversas. Os resultados alertam para a importância da estimulação do processamento fonológico e do senso numérico, habilidades ainda pouco conhecidas pela escola brasileira.
id UFRGS-2_285050a4ef4d44228e2c0d70f733294a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140133
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corso, Luciana VellinhoDorneles, Beatriz Vargas2016-05-04T02:07:23Z20151516-3687http://hdl.handle.net/10183/140133000982848A coocorrência entre as dificuldades na leitura e na matemática é frequente, indicando que as habilidades cognitivas comuns subjacentes a tais dificuldades possam estar deficitárias. A pesquisa aqui descrita analisa as habilidades cognitivas que estão na base das aprendizagens da leitura e da matemática, contribuindo para a prática pedagógica nessas áreas. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo em que foram identificadas funções cognitivas de 79 alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental, divididos em quatro grupos: com dificuldades na leitura, na matemática, nas duas áreas e sem dificuldades. Obtivemos o perfil cognitivo dos grupos com tarefas de processamento fonológico, senso numérico, memória de trabalho e estratégias de contagem e recuperação da memória. Cada grupo apresentou um perfil cognitivo único, indicando necessidades educacionais diversas. Os resultados alertam para a importância da estimulação do processamento fonológico e do senso numérico, habilidades ainda pouco conhecidas pela escola brasileira.The co-occurrence of difficulties in reading and mathematics is frequent, indicating that common cognitive skills underlying these difficulties may be impaired. The study aims to analyse the cognitive abilities which are in the basis of acquisition of both reading and mathematics skills contributing to the educational practice in these areas. This is a cross-sectional, quantitative study that identified cognitive functions of 79 students from 3rd to 6th grade of elementary school. The students were divided into four groups: difficulties in reading, in mathematics, in both areas and the control group. We assessed the cognitive profile of the students through tasks in volving: phonological processing, number sense, working memory, counting strategies and arithmetic fact retrieval. Each group showed a unique cognitive profile indicating different educational needs. The results urge attention to the importance of the stimulation of phonological processing and number sense, abilities which are still unknown by Brazilian schools.La co-ocurrencia de dificultades en lectura y matemática son frecuentes, lo que indica que habilidades cognitivas comunes que subyacen a estas dificultades pueden ser deficientes. La investigación descrita aquí examina las habilidades cognitivas que subyacen en el aprendizaje de lectura y matemática, lo que contribuye a la práctica pedagógica en estas áreas. Se trata de un estudio transversal, de carácter cuantitativo, en el que se identificaron las funciones cognitivas de los 79 estudiantes de 3º al 6º año de la escuela primaria, divididos en cuatro grupos: con dificultades en lectura, en matemática, en las dos áreas y sin dificultades. Se ha observado el perfil cognitivo de los grupos con tareas de procesamiento fonológico, sentido numérico, memoria de trabajo y estrategias para contar y recuperación de la memoria. Cada grupo presentó un perfil cognitivo único que indica diversas necesidades educativas. Los resultados ponen de relieve la importancia de la estimulación del procesamiento fonológico y el sentido numérico, habilidades estas aún poco conocidas por la escuela brasileña.application/pdfporPsicologia : teoria e prática. Vol. 17, n.2 (maio/ago. 2015), p. 185-198Dificuldades de aprendizagemHabilidade cognitivaLeituraMatemáticaLearning difficultiesReadingMathematicsCognitive abilitiesCognitive profileProblemas de aprendizajeLecturaMatemáticaHabilidades cognitivasPerfil cognitivoPerfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemáticaCognitive profile of students with learning difficulties in reading and mathematics Perfil cognitivo de los alumnos con dificultades de aprendizaje en lectura y matemática info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982848.pdf000982848.pdfTexto completoapplication/pdf105024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140133/1/000982848.pdffd298c764b5ce41b8805d7610c7ade6eMD51TEXT000982848.pdf.txt000982848.pdf.txtExtracted Texttext/plain41673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140133/2/000982848.pdf.txt5e9c7200335f67f613d89f3e447b1e03MD52THUMBNAIL000982848.pdf.jpg000982848.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140133/3/000982848.pdf.jpgd2d77adb795db817f970a3492a1700d7MD5310183/1401332022-07-28 04:46:33.179138oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140133Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-28T07:46:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cognitive profile of students with learning difficulties in reading and mathematics
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Perfil cognitivo de los alumnos con dificultades de aprendizaje en lectura y matemática
title Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática
spellingShingle Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática
Corso, Luciana Vellinho
Dificuldades de aprendizagem
Habilidade cognitiva
Leitura
Matemática
Learning difficulties
Reading
Mathematics
Cognitive abilities
Cognitive profile
Problemas de aprendizaje
Lectura
Matemática
Habilidades cognitivas
Perfil cognitivo
title_short Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática
title_full Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática
title_fullStr Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática
title_full_unstemmed Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática
title_sort Perfil cognitivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura e matemática
author Corso, Luciana Vellinho
author_facet Corso, Luciana Vellinho
Dorneles, Beatriz Vargas
author_role author
author2 Dorneles, Beatriz Vargas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corso, Luciana Vellinho
Dorneles, Beatriz Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Habilidade cognitiva
Leitura
Matemática
topic Dificuldades de aprendizagem
Habilidade cognitiva
Leitura
Matemática
Learning difficulties
Reading
Mathematics
Cognitive abilities
Cognitive profile
Problemas de aprendizaje
Lectura
Matemática
Habilidades cognitivas
Perfil cognitivo
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning difficulties
Reading
Mathematics
Cognitive abilities
Cognitive profile
dc.subject.spa.fl_str_mv Problemas de aprendizaje
Lectura
Matemática
Habilidades cognitivas
Perfil cognitivo
description A coocorrência entre as dificuldades na leitura e na matemática é frequente, indicando que as habilidades cognitivas comuns subjacentes a tais dificuldades possam estar deficitárias. A pesquisa aqui descrita analisa as habilidades cognitivas que estão na base das aprendizagens da leitura e da matemática, contribuindo para a prática pedagógica nessas áreas. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo em que foram identificadas funções cognitivas de 79 alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental, divididos em quatro grupos: com dificuldades na leitura, na matemática, nas duas áreas e sem dificuldades. Obtivemos o perfil cognitivo dos grupos com tarefas de processamento fonológico, senso numérico, memória de trabalho e estratégias de contagem e recuperação da memória. Cada grupo apresentou um perfil cognitivo único, indicando necessidades educacionais diversas. Os resultados alertam para a importância da estimulação do processamento fonológico e do senso numérico, habilidades ainda pouco conhecidas pela escola brasileira.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:07:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140133
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-3687
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982848
identifier_str_mv 1516-3687
000982848
url http://hdl.handle.net/10183/140133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : teoria e prática. Vol. 17, n.2 (maio/ago. 2015), p. 185-198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140133/1/000982848.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140133/2/000982848.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140133/3/000982848.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fd298c764b5ce41b8805d7610c7ade6e
5e9c7200335f67f613d89f3e447b1e03
d2d77adb795db817f970a3492a1700d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224897261731840