Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stumpf, Aline
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261930
Resumo: Este trabalho busca refletir sobre como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia. Há fatores estruturais presentes na sociedade que, quando identificados dentro do contexto escolar, podem se transformar em uma situação de aprendizagem e tornar-se o eixo estruturador das práticas escolares. Desta forma, podemos pensar em formas efetivas de incluir os Temas Contemporâneos Transversais como eixos temáticos norteadores, e assim refletir e identificar o processo de construção dos padrões culturais que estabelecem relações de desigualdade nas camadas populacionais da sociedade brasileira, a partir de conceitos sociológicos como desnaturalização e estranhamento. O estudo bibliográfico, busca também, se debruçar sobre o ensino de sociologia, seus campos e subcampos como forma de desenvolver efetivamente e de forma aplicável em sala de aula os Temas Contemporâneos Transversais. De cunho qualitativo, o trabalho utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa etnográfica. Os resultados deste trabalho nos mostrou como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia, a importância das Ciências Sociais também nos anos finais do Ensino Fundamental e como os TCTs podem ser desenvolvidos de forma teórica e prática, a partir de conceitos Sociológicos. Os eixos temáticos dos TCTs relacionados com o ensino de Sociologia, possibilitam a promoção de um ensino reflexivo, plural e que possibilite a desconstrução de padrões e formas de pensar.
id UFRGS-2_288384f8cf344fed765fb9567cb66b5f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261930
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stumpf, AlineDal Forno, Marlise Amália ReinehrAranda, Yara Paulina Cerpa2023-07-10T10:29:08Z2023http://hdl.handle.net/10183/261930001172462Este trabalho busca refletir sobre como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia. Há fatores estruturais presentes na sociedade que, quando identificados dentro do contexto escolar, podem se transformar em uma situação de aprendizagem e tornar-se o eixo estruturador das práticas escolares. Desta forma, podemos pensar em formas efetivas de incluir os Temas Contemporâneos Transversais como eixos temáticos norteadores, e assim refletir e identificar o processo de construção dos padrões culturais que estabelecem relações de desigualdade nas camadas populacionais da sociedade brasileira, a partir de conceitos sociológicos como desnaturalização e estranhamento. O estudo bibliográfico, busca também, se debruçar sobre o ensino de sociologia, seus campos e subcampos como forma de desenvolver efetivamente e de forma aplicável em sala de aula os Temas Contemporâneos Transversais. De cunho qualitativo, o trabalho utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa etnográfica. Os resultados deste trabalho nos mostrou como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia, a importância das Ciências Sociais também nos anos finais do Ensino Fundamental e como os TCTs podem ser desenvolvidos de forma teórica e prática, a partir de conceitos Sociológicos. Os eixos temáticos dos TCTs relacionados com o ensino de Sociologia, possibilitam a promoção de um ensino reflexivo, plural e que possibilite a desconstrução de padrões e formas de pensar.application/pdfporBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Ciências sociais : EnsinoTemas transversaisAmbiente escolarPrática docenteTemas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172462.pdf.txt001172462.pdf.txtExtracted Texttext/plain78534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261930/2/001172462.pdf.txtd3afde33ee64646dbff9f251760aca4dMD52ORIGINAL001172462.pdfTexto completoapplication/pdf294810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261930/1/001172462.pdfb1cba4045b47b8fe538368108a9e06e1MD5110183/2619302023-07-10 10:44:55.616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261930Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente
title Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente
spellingShingle Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente
Stumpf, Aline
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ciências sociais : Ensino
Temas transversais
Ambiente escolar
Prática docente
title_short Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente
title_full Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente
title_fullStr Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente
title_full_unstemmed Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente
title_sort Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente
author Stumpf, Aline
author_facet Stumpf, Aline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stumpf, Aline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dal Forno, Marlise Amália Reinehr
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aranda, Yara Paulina Cerpa
contributor_str_mv Dal Forno, Marlise Amália Reinehr
Aranda, Yara Paulina Cerpa
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ciências sociais : Ensino
Temas transversais
Ambiente escolar
Prática docente
topic Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ciências sociais : Ensino
Temas transversais
Ambiente escolar
Prática docente
description Este trabalho busca refletir sobre como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia. Há fatores estruturais presentes na sociedade que, quando identificados dentro do contexto escolar, podem se transformar em uma situação de aprendizagem e tornar-se o eixo estruturador das práticas escolares. Desta forma, podemos pensar em formas efetivas de incluir os Temas Contemporâneos Transversais como eixos temáticos norteadores, e assim refletir e identificar o processo de construção dos padrões culturais que estabelecem relações de desigualdade nas camadas populacionais da sociedade brasileira, a partir de conceitos sociológicos como desnaturalização e estranhamento. O estudo bibliográfico, busca também, se debruçar sobre o ensino de sociologia, seus campos e subcampos como forma de desenvolver efetivamente e de forma aplicável em sala de aula os Temas Contemporâneos Transversais. De cunho qualitativo, o trabalho utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa etnográfica. Os resultados deste trabalho nos mostrou como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia, a importância das Ciências Sociais também nos anos finais do Ensino Fundamental e como os TCTs podem ser desenvolvidos de forma teórica e prática, a partir de conceitos Sociológicos. Os eixos temáticos dos TCTs relacionados com o ensino de Sociologia, possibilitam a promoção de um ensino reflexivo, plural e que possibilite a desconstrução de padrões e formas de pensar.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T10:29:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261930
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172462
url http://hdl.handle.net/10183/261930
identifier_str_mv 001172462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261930/2/001172462.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261930/1/001172462.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d3afde33ee64646dbff9f251760aca4d
b1cba4045b47b8fe538368108a9e06e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224663866540032