Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261930 |
Resumo: | Este trabalho busca refletir sobre como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia. Há fatores estruturais presentes na sociedade que, quando identificados dentro do contexto escolar, podem se transformar em uma situação de aprendizagem e tornar-se o eixo estruturador das práticas escolares. Desta forma, podemos pensar em formas efetivas de incluir os Temas Contemporâneos Transversais como eixos temáticos norteadores, e assim refletir e identificar o processo de construção dos padrões culturais que estabelecem relações de desigualdade nas camadas populacionais da sociedade brasileira, a partir de conceitos sociológicos como desnaturalização e estranhamento. O estudo bibliográfico, busca também, se debruçar sobre o ensino de sociologia, seus campos e subcampos como forma de desenvolver efetivamente e de forma aplicável em sala de aula os Temas Contemporâneos Transversais. De cunho qualitativo, o trabalho utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa etnográfica. Os resultados deste trabalho nos mostrou como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia, a importância das Ciências Sociais também nos anos finais do Ensino Fundamental e como os TCTs podem ser desenvolvidos de forma teórica e prática, a partir de conceitos Sociológicos. Os eixos temáticos dos TCTs relacionados com o ensino de Sociologia, possibilitam a promoção de um ensino reflexivo, plural e que possibilite a desconstrução de padrões e formas de pensar. |
id |
UFRGS-2_288384f8cf344fed765fb9567cb66b5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261930 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stumpf, AlineDal Forno, Marlise Amália ReinehrAranda, Yara Paulina Cerpa2023-07-10T10:29:08Z2023http://hdl.handle.net/10183/261930001172462Este trabalho busca refletir sobre como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia. Há fatores estruturais presentes na sociedade que, quando identificados dentro do contexto escolar, podem se transformar em uma situação de aprendizagem e tornar-se o eixo estruturador das práticas escolares. Desta forma, podemos pensar em formas efetivas de incluir os Temas Contemporâneos Transversais como eixos temáticos norteadores, e assim refletir e identificar o processo de construção dos padrões culturais que estabelecem relações de desigualdade nas camadas populacionais da sociedade brasileira, a partir de conceitos sociológicos como desnaturalização e estranhamento. O estudo bibliográfico, busca também, se debruçar sobre o ensino de sociologia, seus campos e subcampos como forma de desenvolver efetivamente e de forma aplicável em sala de aula os Temas Contemporâneos Transversais. De cunho qualitativo, o trabalho utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa etnográfica. Os resultados deste trabalho nos mostrou como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia, a importância das Ciências Sociais também nos anos finais do Ensino Fundamental e como os TCTs podem ser desenvolvidos de forma teórica e prática, a partir de conceitos Sociológicos. Os eixos temáticos dos TCTs relacionados com o ensino de Sociologia, possibilitam a promoção de um ensino reflexivo, plural e que possibilite a desconstrução de padrões e formas de pensar.application/pdfporBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Ciências sociais : EnsinoTemas transversaisAmbiente escolarPrática docenteTemas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172462.pdf.txt001172462.pdf.txtExtracted Texttext/plain78534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261930/2/001172462.pdf.txtd3afde33ee64646dbff9f251760aca4dMD52ORIGINAL001172462.pdfTexto completoapplication/pdf294810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261930/1/001172462.pdfb1cba4045b47b8fe538368108a9e06e1MD5110183/2619302023-07-10 10:44:55.616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261930Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente |
title |
Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente |
spellingShingle |
Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente Stumpf, Aline Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ciências sociais : Ensino Temas transversais Ambiente escolar Prática docente |
title_short |
Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente |
title_full |
Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente |
title_fullStr |
Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente |
title_full_unstemmed |
Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente |
title_sort |
Temas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docente |
author |
Stumpf, Aline |
author_facet |
Stumpf, Aline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stumpf, Aline |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dal Forno, Marlise Amália Reinehr |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Aranda, Yara Paulina Cerpa |
contributor_str_mv |
Dal Forno, Marlise Amália Reinehr Aranda, Yara Paulina Cerpa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ciências sociais : Ensino Temas transversais Ambiente escolar Prática docente |
topic |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ciências sociais : Ensino Temas transversais Ambiente escolar Prática docente |
description |
Este trabalho busca refletir sobre como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia. Há fatores estruturais presentes na sociedade que, quando identificados dentro do contexto escolar, podem se transformar em uma situação de aprendizagem e tornar-se o eixo estruturador das práticas escolares. Desta forma, podemos pensar em formas efetivas de incluir os Temas Contemporâneos Transversais como eixos temáticos norteadores, e assim refletir e identificar o processo de construção dos padrões culturais que estabelecem relações de desigualdade nas camadas populacionais da sociedade brasileira, a partir de conceitos sociológicos como desnaturalização e estranhamento. O estudo bibliográfico, busca também, se debruçar sobre o ensino de sociologia, seus campos e subcampos como forma de desenvolver efetivamente e de forma aplicável em sala de aula os Temas Contemporâneos Transversais. De cunho qualitativo, o trabalho utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa etnográfica. Os resultados deste trabalho nos mostrou como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia, a importância das Ciências Sociais também nos anos finais do Ensino Fundamental e como os TCTs podem ser desenvolvidos de forma teórica e prática, a partir de conceitos Sociológicos. Os eixos temáticos dos TCTs relacionados com o ensino de Sociologia, possibilitam a promoção de um ensino reflexivo, plural e que possibilite a desconstrução de padrões e formas de pensar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T10:29:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261930 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172462 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261930 |
identifier_str_mv |
001172462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261930/2/001172462.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261930/1/001172462.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3afde33ee64646dbff9f251760aca4d b1cba4045b47b8fe538368108a9e06e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224663866540032 |