A formação que temos e a que queremos : um olhar sobre os discursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonetti, Oswaldo Peralta
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Kruse, Maria Henriqueta Luce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28844
Resumo: O estudo procura aprofundar o conhecimento sobre as ações e políticas construídas para garantir a formação dos profissionais que trabalham nos serviços do Sistema Único de Saúde, considerando a relação direta e intrínseca entre a formação e a qualidade final do mesmo. Dividida em três eixos, aqui denominados de vozes, buscamos identificar, através dos discursos do controle social da área da saúde, da gestão do sistema e da formação, representada pelas escolas de enfermagem, quais são as críticas e proposições referentes ao tema da formação profissional para o SUS. O texto aborda os termos utilizados no contexto do ensino profissional, assim como a reflexão crítica sobre as novas tendências e paradigmas que estão em pauta nos debates e discussões atuais.
id UFRGS-2_2885f0985532cd4a662a9c1f075d4981
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28844
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bonetti, Oswaldo PeraltaKruse, Maria Henriqueta Luce2011-05-04T06:00:02Z20040034-7167http://hdl.handle.net/10183/28844000564739O estudo procura aprofundar o conhecimento sobre as ações e políticas construídas para garantir a formação dos profissionais que trabalham nos serviços do Sistema Único de Saúde, considerando a relação direta e intrínseca entre a formação e a qualidade final do mesmo. Dividida em três eixos, aqui denominados de vozes, buscamos identificar, através dos discursos do controle social da área da saúde, da gestão do sistema e da formação, representada pelas escolas de enfermagem, quais são as críticas e proposições referentes ao tema da formação profissional para o SUS. O texto aborda os termos utilizados no contexto do ensino profissional, assim como a reflexão crítica sobre as novas tendências e paradigmas que estão em pauta nos debates e discussões atuais.This research has the purpose of gaining more understanding about the actions and policies put in place in order to ensure the training of professionals that work in the services of the State Health Care System, considering the direct and intrinsic relation between the education and its final quality. Broken down into 3 perspectives, here labeled as voices, we have tried to identify, by means of the discourses on social control in the area of health, the system’s administration, and education represented by the schools of nursing, what are the criticisms and propositions concerning the theme of professional training for the State Health Care System. The text deals with the terms used in the context of professional training, as well as a critical reflection about the new tendencies and paradigms that are on the agenda in current debates and discussions.El estudio busca profundizar el conocimiento sobre las acciones y políticas construidas para garantizar la formación de los profesionales que trabajan en los servicios del Sistema Único de Salud, considerando la relación directa e intrínseca entre su formación y su calidad final. Dividida en tres ejes, aquí denominados de voces, buscamos identificar, a través de los discursos del control social del área de la salud, de la gestión del sistema y de la formación, representada por las escuelas de enfermaje, cuales son las críticas y proposiciones referentes al tema de la formación profesional para el SUS. El texto aborda los términos utilizados en el contexto de la enseñanza profesional, así como una reflexión crítica sobre las nuevas tendencias y paradigmas que están en pauta en los debates y discusiones actuales.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 3 (maio/jun. 2004), p. 371-379Educação em enfermagemEducação superiorPolítica de saúdeNursing educationState health care systemNursingPublic healthHealth policiesEducación en enfermajeSistema único de saludEnfermajeSalud públicaPolíticas de saludA formação que temos e a que queremos : um olhar sobre os discursosThe education that we have and the one we want: a perspective on discourses La formación que tenemos y la que queremos: una mirada sobre los discursos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000564739.pdf.txt000564739.pdf.txtExtracted Texttext/plain72019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28844/2/000564739.pdf.txt649068cd8a9f37575db79418b7d983feMD52ORIGINAL000564739.pdf000564739.pdfTexto completoapplication/pdf65368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28844/1/000564739.pdf2e77f673f02d505315898c08d302bf71MD51THUMBNAIL000564739.pdf.jpg000564739.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28844/3/000564739.pdf.jpgea34cf854003eae04cb43401b02b8d5fMD5310183/288442018-10-09 08:11:47.447oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28844Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:11:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação que temos e a que queremos : um olhar sobre os discursos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The education that we have and the one we want: a perspective on discourses
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La formación que tenemos y la que queremos: una mirada sobre los discursos
title A formação que temos e a que queremos : um olhar sobre os discursos
spellingShingle A formação que temos e a que queremos : um olhar sobre os discursos
Bonetti, Oswaldo Peralta
Educação em enfermagem
Educação superior
Política de saúde
Nursing education
State health care system
Nursing
Public health
Health policies
Educación en enfermaje
Sistema único de salud
Enfermaje
Salud pública
Políticas de salud
title_short A formação que temos e a que queremos : um olhar sobre os discursos
title_full A formação que temos e a que queremos : um olhar sobre os discursos
title_fullStr A formação que temos e a que queremos : um olhar sobre os discursos
title_full_unstemmed A formação que temos e a que queremos : um olhar sobre os discursos
title_sort A formação que temos e a que queremos : um olhar sobre os discursos
author Bonetti, Oswaldo Peralta
author_facet Bonetti, Oswaldo Peralta
Kruse, Maria Henriqueta Luce
author_role author
author2 Kruse, Maria Henriqueta Luce
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonetti, Oswaldo Peralta
Kruse, Maria Henriqueta Luce
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação superior
Política de saúde
topic Educação em enfermagem
Educação superior
Política de saúde
Nursing education
State health care system
Nursing
Public health
Health policies
Educación en enfermaje
Sistema único de salud
Enfermaje
Salud pública
Políticas de salud
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing education
State health care system
Nursing
Public health
Health policies
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en enfermaje
Sistema único de salud
Enfermaje
Salud pública
Políticas de salud
description O estudo procura aprofundar o conhecimento sobre as ações e políticas construídas para garantir a formação dos profissionais que trabalham nos serviços do Sistema Único de Saúde, considerando a relação direta e intrínseca entre a formação e a qualidade final do mesmo. Dividida em três eixos, aqui denominados de vozes, buscamos identificar, através dos discursos do controle social da área da saúde, da gestão do sistema e da formação, representada pelas escolas de enfermagem, quais são as críticas e proposições referentes ao tema da formação profissional para o SUS. O texto aborda os termos utilizados no contexto do ensino profissional, assim como a reflexão crítica sobre as novas tendências e paradigmas que estão em pauta nos debates e discussões atuais.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-04T06:00:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28844
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7167
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000564739
identifier_str_mv 0034-7167
000564739
url http://hdl.handle.net/10183/28844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 57, n. 3 (maio/jun. 2004), p. 371-379
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28844/2/000564739.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28844/1/000564739.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28844/3/000564739.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 649068cd8a9f37575db79418b7d983fe
2e77f673f02d505315898c08d302bf71
ea34cf854003eae04cb43401b02b8d5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224725831090176