Hora do conto na biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sallaberry, Bárbara Rocha Bittencourt
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Flores, Helen Rose Flores de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132606
Resumo: O presente trabalho apresenta o ambiente escolar das bibliotecas, definindo-as como unidades de informação especializadas em suprir as necessidades informacionais dos conteúdos ministrados em sala de aula e proporcionar literatura para lazer. Verifica a necessidade da parceria bibliotecários/professores para a formação de leitores. Descreve um panorama da leitura e literatura infantil no Brasil, no qual cita Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, Vinícius de Moraes entre outros. Em relação a hora do conto, destaca recursos para enriquecer o momento, entre eles a dramatização, a tela acrílica, o flanelógrafo, os varais e o teatro de sombras. Determina como metodologia a utilização de questionários aplicados a escolas particulares de Porto Alegre com, no mínimo, ensino fundamental completo, tendo como responsáveis pela biblioteca profissionais bibliotecários. Os resultados comprovam a atuação satisfatória em todas as instituições, com adequada periodicidade das turmas e grande envolvimento dos profissionais e funcionários na hora do conto.
id UFRGS-2_28cbcd0d7048f6b65ec513ba66120880
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132606
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sallaberry, Bárbara Rocha BittencourtFlores, Helen Rose Flores de2016-01-31T02:03:59Z20151989-4155http://hdl.handle.net/10183/132606000984066O presente trabalho apresenta o ambiente escolar das bibliotecas, definindo-as como unidades de informação especializadas em suprir as necessidades informacionais dos conteúdos ministrados em sala de aula e proporcionar literatura para lazer. Verifica a necessidade da parceria bibliotecários/professores para a formação de leitores. Descreve um panorama da leitura e literatura infantil no Brasil, no qual cita Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, Vinícius de Moraes entre outros. Em relação a hora do conto, destaca recursos para enriquecer o momento, entre eles a dramatização, a tela acrílica, o flanelógrafo, os varais e o teatro de sombras. Determina como metodologia a utilização de questionários aplicados a escolas particulares de Porto Alegre com, no mínimo, ensino fundamental completo, tendo como responsáveis pela biblioteca profissionais bibliotecários. Os resultados comprovam a atuação satisfatória em todas as instituições, com adequada periodicidade das turmas e grande envolvimento dos profissionais e funcionários na hora do conto.This paper presents the school environment of libraries, defining them as specialized information units in meeting the information needs of the contents taught in the classroom and provide literature for pleasure. Verifies the need for partnership librarians / teachers for the formation of readers. Describes an overview of reading and children's literature in Brazil, which cites Monteiro Lobato, Erico Verissimo, Vinicius de Moraes and others. Regarding storytelling, highlights resources to enrich the time, including the dramatization, acrylic fabric, flannel, the poles and the shadow theater. Methodology determines how the use of questionnaires given to private schools of Porto Alegre with at least completed elementary school, and to be responsible for professional librarians library. The results show satisfactory performance in all institutions, with appropriate frequency of classes and great involvement of professionals and employees in storytelling.Este artículo presenta el entorno escolar de las bibliotecas, definiéndo los como unidades de información especializadas en el cumplimiento de las necesidades de información de los contenidos que se imparten en el aula y proporcionar la literatura para el placer. Demuenstra la necesidad de asociación bibliotecarios/profesores para la formación de lectores. Describe una visión general de la lectura y la literatura infantil en Brasil, que cita conocidos autores Monteiro Lobato, Erico Verissimo, Vinicius de Moraes. En cuanto a la narrativa, destaca los recursos para enriquecer el tiempo, incluyendo la dramatización, tejido acrílico, franela, los tendederos y el teatro de sombras. Metodología determina cómo el uso de cuestionarios dados a las escuelas privadas de Porto Alegre con la escuela primaria al menos terminado, y que responsable de la biblioteca sea profesional de los bibliotecarios. Los resultados muestran un desempeño satisfactorio en todas las instituciones, con la frecuencia apropiada de las clases y una gran implicación de los profesionales y empleados en la narración.application/pdfporAtlante : Cuadernos de Educación y Desarrollo. San Luis Potosí : Universidad Autónoma de San Luis Potosí. (nov. 2015), p. [1-19]Biblioteca escolarHora do contoSchool libraryReadingChildren's literatureTale hourBiblioteca de la escuelaLeyendoLa literatura infantilHora del cuentoHora do conto na biblioteca escolarEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984066.pdf000984066.pdfTexto completoapplication/pdf489213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132606/1/000984066.pdf5b65aab7b614f8be71f75755d2c3c80aMD51TEXT000984066.pdf.txt000984066.pdf.txtExtracted Texttext/plain54264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132606/2/000984066.pdf.txt6f66b89f540d198dfabdd125151f3d2bMD52THUMBNAIL000984066.pdf.jpg000984066.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132606/3/000984066.pdf.jpg748df143e74b8d83d726192a7fb37574MD5310183/1326062018-10-26 09:42:05.887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132606Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:42:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hora do conto na biblioteca escolar
title Hora do conto na biblioteca escolar
spellingShingle Hora do conto na biblioteca escolar
Sallaberry, Bárbara Rocha Bittencourt
Biblioteca escolar
Hora do conto
School library
Reading
Children's literature
Tale hour
Biblioteca de la escuela
Leyendo
La literatura infantil
Hora del cuento
title_short Hora do conto na biblioteca escolar
title_full Hora do conto na biblioteca escolar
title_fullStr Hora do conto na biblioteca escolar
title_full_unstemmed Hora do conto na biblioteca escolar
title_sort Hora do conto na biblioteca escolar
author Sallaberry, Bárbara Rocha Bittencourt
author_facet Sallaberry, Bárbara Rocha Bittencourt
Flores, Helen Rose Flores de
author_role author
author2 Flores, Helen Rose Flores de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sallaberry, Bárbara Rocha Bittencourt
Flores, Helen Rose Flores de
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Hora do conto
topic Biblioteca escolar
Hora do conto
School library
Reading
Children's literature
Tale hour
Biblioteca de la escuela
Leyendo
La literatura infantil
Hora del cuento
dc.subject.eng.fl_str_mv School library
Reading
Children's literature
Tale hour
dc.subject.spa.fl_str_mv Biblioteca de la escuela
Leyendo
La literatura infantil
Hora del cuento
description O presente trabalho apresenta o ambiente escolar das bibliotecas, definindo-as como unidades de informação especializadas em suprir as necessidades informacionais dos conteúdos ministrados em sala de aula e proporcionar literatura para lazer. Verifica a necessidade da parceria bibliotecários/professores para a formação de leitores. Descreve um panorama da leitura e literatura infantil no Brasil, no qual cita Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, Vinícius de Moraes entre outros. Em relação a hora do conto, destaca recursos para enriquecer o momento, entre eles a dramatização, a tela acrílica, o flanelógrafo, os varais e o teatro de sombras. Determina como metodologia a utilização de questionários aplicados a escolas particulares de Porto Alegre com, no mínimo, ensino fundamental completo, tendo como responsáveis pela biblioteca profissionais bibliotecários. Os resultados comprovam a atuação satisfatória em todas as instituições, com adequada periodicidade das turmas e grande envolvimento dos profissionais e funcionários na hora do conto.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-31T02:03:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132606
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1989-4155
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984066
identifier_str_mv 1989-4155
000984066
url http://hdl.handle.net/10183/132606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Atlante : Cuadernos de Educación y Desarrollo. San Luis Potosí : Universidad Autónoma de San Luis Potosí. (nov. 2015), p. [1-19]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132606/1/000984066.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132606/2/000984066.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132606/3/000984066.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b65aab7b614f8be71f75755d2c3c80a
6f66b89f540d198dfabdd125151f3d2b
748df143e74b8d83d726192a7fb37574
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447606840524800