A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Andréia Cristina Paes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187555
Resumo: Este trabalho consiste no relato crítico-reflexivo de uma proposta pedagógica de Docência Compartilhada desenvolvida no Estágio de Docência, do curso de Licenciatura em Química Noturno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no segundo semestre de 2013. Essa modalidade de docência permitiu a aplicação de atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio Noturno de uma Escola da Rede Pública Estadual de Porto Alegre – RS. O objetivo desta pesquisa foi discutir a importância da Docência Compartilhada no Ensino de Química e analisar seus efeitos no processo motivacional, na busca pela participação dos estudantes envolvidos nas atividades em grupo. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter qualitativo, utilizando-se como método de pesquisa a Análise de Conteúdo em dois documentos: Registros Fotográficos, realizados durante as atividades propostas à turma e Questionário de Avaliação Participativa, respondido coletivamente por quatro grupos de estudantes em aula. Os dados revelaram que as atividades coletivas, desenvolvidas através da ação conjunta da dupla de docentes estagiárias, proporcionaram um Ensino de Química considerado pelos estudantes como atrativo, contribuindo, dessa forma, para um maior envolvimento e participação destes nos trabalhos em grupo.
id UFRGS-2_28d10106f8558137267a6d1108ded49b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187555
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pires, Andréia Cristina PaesDresch, Nelton Luis2019-01-03T04:01:36Z2014http://hdl.handle.net/10183/187555000951675Este trabalho consiste no relato crítico-reflexivo de uma proposta pedagógica de Docência Compartilhada desenvolvida no Estágio de Docência, do curso de Licenciatura em Química Noturno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no segundo semestre de 2013. Essa modalidade de docência permitiu a aplicação de atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio Noturno de uma Escola da Rede Pública Estadual de Porto Alegre – RS. O objetivo desta pesquisa foi discutir a importância da Docência Compartilhada no Ensino de Química e analisar seus efeitos no processo motivacional, na busca pela participação dos estudantes envolvidos nas atividades em grupo. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter qualitativo, utilizando-se como método de pesquisa a Análise de Conteúdo em dois documentos: Registros Fotográficos, realizados durante as atividades propostas à turma e Questionário de Avaliação Participativa, respondido coletivamente por quatro grupos de estudantes em aula. Os dados revelaram que as atividades coletivas, desenvolvidas através da ação conjunta da dupla de docentes estagiárias, proporcionaram um Ensino de Química considerado pelos estudantes como atrativo, contribuindo, dessa forma, para um maior envolvimento e participação destes nos trabalhos em grupo.application/pdfporEnsino de quimicaMétodos de ensinoA docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2013Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000951675.pdf.txt000951675.pdf.txtExtracted Texttext/plain85321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187555/2/000951675.pdf.txtfa7e268f40ad5522d2e7fb68715cd1e1MD52ORIGINAL000951675.pdfTexto completoapplication/pdf2246066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187555/1/000951675.pdf9ae16b55c76176e5fa9a55c4b30ee4b4MD5110183/1875552019-01-04 04:03:34.507915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187555Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-04T06:03:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes
title A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes
spellingShingle A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes
Pires, Andréia Cristina Paes
Ensino de quimica
Métodos de ensino
title_short A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes
title_full A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes
title_fullStr A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes
title_full_unstemmed A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes
title_sort A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes
author Pires, Andréia Cristina Paes
author_facet Pires, Andréia Cristina Paes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Andréia Cristina Paes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dresch, Nelton Luis
contributor_str_mv Dresch, Nelton Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Métodos de ensino
topic Ensino de quimica
Métodos de ensino
description Este trabalho consiste no relato crítico-reflexivo de uma proposta pedagógica de Docência Compartilhada desenvolvida no Estágio de Docência, do curso de Licenciatura em Química Noturno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no segundo semestre de 2013. Essa modalidade de docência permitiu a aplicação de atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio Noturno de uma Escola da Rede Pública Estadual de Porto Alegre – RS. O objetivo desta pesquisa foi discutir a importância da Docência Compartilhada no Ensino de Química e analisar seus efeitos no processo motivacional, na busca pela participação dos estudantes envolvidos nas atividades em grupo. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter qualitativo, utilizando-se como método de pesquisa a Análise de Conteúdo em dois documentos: Registros Fotográficos, realizados durante as atividades propostas à turma e Questionário de Avaliação Participativa, respondido coletivamente por quatro grupos de estudantes em aula. Os dados revelaram que as atividades coletivas, desenvolvidas através da ação conjunta da dupla de docentes estagiárias, proporcionaram um Ensino de Química considerado pelos estudantes como atrativo, contribuindo, dessa forma, para um maior envolvimento e participação destes nos trabalhos em grupo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-03T04:01:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187555
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000951675
url http://hdl.handle.net/10183/187555
identifier_str_mv 000951675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187555/2/000951675.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187555/1/000951675.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa7e268f40ad5522d2e7fb68715cd1e1
9ae16b55c76176e5fa9a55c4b30ee4b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224565748137984