A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187555 |
Resumo: | Este trabalho consiste no relato crítico-reflexivo de uma proposta pedagógica de Docência Compartilhada desenvolvida no Estágio de Docência, do curso de Licenciatura em Química Noturno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no segundo semestre de 2013. Essa modalidade de docência permitiu a aplicação de atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio Noturno de uma Escola da Rede Pública Estadual de Porto Alegre – RS. O objetivo desta pesquisa foi discutir a importância da Docência Compartilhada no Ensino de Química e analisar seus efeitos no processo motivacional, na busca pela participação dos estudantes envolvidos nas atividades em grupo. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter qualitativo, utilizando-se como método de pesquisa a Análise de Conteúdo em dois documentos: Registros Fotográficos, realizados durante as atividades propostas à turma e Questionário de Avaliação Participativa, respondido coletivamente por quatro grupos de estudantes em aula. Os dados revelaram que as atividades coletivas, desenvolvidas através da ação conjunta da dupla de docentes estagiárias, proporcionaram um Ensino de Química considerado pelos estudantes como atrativo, contribuindo, dessa forma, para um maior envolvimento e participação destes nos trabalhos em grupo. |
id |
UFRGS-2_28d10106f8558137267a6d1108ded49b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187555 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pires, Andréia Cristina PaesDresch, Nelton Luis2019-01-03T04:01:36Z2014http://hdl.handle.net/10183/187555000951675Este trabalho consiste no relato crítico-reflexivo de uma proposta pedagógica de Docência Compartilhada desenvolvida no Estágio de Docência, do curso de Licenciatura em Química Noturno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no segundo semestre de 2013. Essa modalidade de docência permitiu a aplicação de atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio Noturno de uma Escola da Rede Pública Estadual de Porto Alegre – RS. O objetivo desta pesquisa foi discutir a importância da Docência Compartilhada no Ensino de Química e analisar seus efeitos no processo motivacional, na busca pela participação dos estudantes envolvidos nas atividades em grupo. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter qualitativo, utilizando-se como método de pesquisa a Análise de Conteúdo em dois documentos: Registros Fotográficos, realizados durante as atividades propostas à turma e Questionário de Avaliação Participativa, respondido coletivamente por quatro grupos de estudantes em aula. Os dados revelaram que as atividades coletivas, desenvolvidas através da ação conjunta da dupla de docentes estagiárias, proporcionaram um Ensino de Química considerado pelos estudantes como atrativo, contribuindo, dessa forma, para um maior envolvimento e participação destes nos trabalhos em grupo.application/pdfporEnsino de quimicaMétodos de ensinoA docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2013Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000951675.pdf.txt000951675.pdf.txtExtracted Texttext/plain85321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187555/2/000951675.pdf.txtfa7e268f40ad5522d2e7fb68715cd1e1MD52ORIGINAL000951675.pdfTexto completoapplication/pdf2246066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187555/1/000951675.pdf9ae16b55c76176e5fa9a55c4b30ee4b4MD5110183/1875552019-01-04 04:03:34.507915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187555Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-04T06:03:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes |
title |
A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes |
spellingShingle |
A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes Pires, Andréia Cristina Paes Ensino de quimica Métodos de ensino |
title_short |
A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes |
title_full |
A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes |
title_fullStr |
A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes |
title_full_unstemmed |
A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes |
title_sort |
A docência compartilhada no ensino de química : promovendo atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes |
author |
Pires, Andréia Cristina Paes |
author_facet |
Pires, Andréia Cristina Paes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Andréia Cristina Paes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dresch, Nelton Luis |
contributor_str_mv |
Dresch, Nelton Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica Métodos de ensino |
topic |
Ensino de quimica Métodos de ensino |
description |
Este trabalho consiste no relato crítico-reflexivo de uma proposta pedagógica de Docência Compartilhada desenvolvida no Estágio de Docência, do curso de Licenciatura em Química Noturno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no segundo semestre de 2013. Essa modalidade de docência permitiu a aplicação de atividades prático-teóricas coletivas e diferenciadas aos estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio Noturno de uma Escola da Rede Pública Estadual de Porto Alegre – RS. O objetivo desta pesquisa foi discutir a importância da Docência Compartilhada no Ensino de Química e analisar seus efeitos no processo motivacional, na busca pela participação dos estudantes envolvidos nas atividades em grupo. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter qualitativo, utilizando-se como método de pesquisa a Análise de Conteúdo em dois documentos: Registros Fotográficos, realizados durante as atividades propostas à turma e Questionário de Avaliação Participativa, respondido coletivamente por quatro grupos de estudantes em aula. Os dados revelaram que as atividades coletivas, desenvolvidas através da ação conjunta da dupla de docentes estagiárias, proporcionaram um Ensino de Química considerado pelos estudantes como atrativo, contribuindo, dessa forma, para um maior envolvimento e participação destes nos trabalhos em grupo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-03T04:01:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187555 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000951675 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187555 |
identifier_str_mv |
000951675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187555/2/000951675.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187555/1/000951675.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa7e268f40ad5522d2e7fb68715cd1e1 9ae16b55c76176e5fa9a55c4b30ee4b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224565748137984 |