Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Denise Tolfo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Catalan, Vanessa Menezes, Neutzling, Agnes Ludwig, Martinato, Luísa Helena Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/65914
Resumo: Este estudo acompanhou o processo ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem com apoio de objetos educacionais digitais, por meio da metodologia ativa Problem Based Learning. Os objetivos foram avaliar os objetos educacionais digitais sobre consulta de enfermagem, desenvolver habilidades cognitivas do tema, utilizando aprendizagem baseada em problemas, e identificar as opiniões dos estudantes quanto ao uso da tecnologia. Trata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 71 estudantes da sexta etapa do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários para avaliar os objetos de aprendizagem. Os resultados apontam concordância positiva (58%) quanto ao conteúdo, usabilidade e didática da atividade proposta sobre consulta de enfermagem, mediada por computador. Considera-se positivo a aplicação dos materiais junto aos alunos.
id UFRGS-2_2930d3b1cc61031e3f26016c3bde271f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/65914
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Denise TolfoCatalan, Vanessa MenezesNeutzling, Agnes LudwigMartinato, Luísa Helena Machado2013-02-02T01:40:58Z20100104-1169http://hdl.handle.net/10183/65914000761354Este estudo acompanhou o processo ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem com apoio de objetos educacionais digitais, por meio da metodologia ativa Problem Based Learning. Os objetivos foram avaliar os objetos educacionais digitais sobre consulta de enfermagem, desenvolver habilidades cognitivas do tema, utilizando aprendizagem baseada em problemas, e identificar as opiniões dos estudantes quanto ao uso da tecnologia. Trata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 71 estudantes da sexta etapa do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários para avaliar os objetos de aprendizagem. Os resultados apontam concordância positiva (58%) quanto ao conteúdo, usabilidade e didática da atividade proposta sobre consulta de enfermagem, mediada por computador. Considera-se positivo a aplicação dos materiais junto aos alunos.This study followed the teaching-learning process about the nursing consultation, based on digital learning objects developed through the active Problem Based Learning method. The goals were to evaluate the digital learning objects about nursing consultation, develop cognitive skills on the subject using problem based learning and identify the students’ opinions on the use of technology. This is an exploratory and descriptive study with a quantitative approach. The sample consisted of 71 students in the sixth period of the nursing program at the Federal University of Rio Grande do Sul. The data was collected through a questionnaire to evaluate the learning objects. The results showed positive agreement (58%) on the content, usability and didactics of the proposed computer-mediated activity regarding the nursing consultation. The application of materials to the students is considered positive.Este estudio acompañó el proceso enseñanza-aprendizaje de la consulta de enfermería con apoyo de objetos educacionales digitales por medio de la metodología activa Problem Based Learning. Los objetivos fueron evaluar los objetos educacionales digitales sobre consulta de enfermería, desarrollar habilidades cognitivas del tema utilizando aprendizajes basados en problemas e identificar las opiniones de los estudiantes en cuanto al uso de la tecnología. Se trata de un estudio exploratorio descriptivo con abordaje cuantitativo cuya muestra fue compuesta por 71 estudiantes de la sexta etapa del curso de enfermería de la Universidad Federal del Rio Grande del Sur. La recolección de datos se realizó por medio de la aplicación de cuestionarios para evaluar los objetos de aprendizaje. Los resultados apuntan concordancia positiva (58%) en cuanto al contenido, usabilidad y didáctica de la actividad propuesta sobre consulta de enfermería mediada por computador. Se consideró positiva la aplicación de los materiales junto a los alumnos.application/pdfengRevista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 18, n.5 (sept./oct. 2010), p. 1005-1012Educação em enfermagemTecnologia educacionalObjetos de aprendizagemEducational technologyEducation, nursingProblem based learningNursingEducación en EnfermeríaAprendizaje Basado en ProblemasEnfermeríaDigital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate studentsObjetos educacionais na consulta de enfermagem : avaliação da tecnologia por estudantes de graduaçãoObjetos educacionales en la consulta de enfermería : evaluación de la tecnología por estudiantes de graduacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000761354.pdf000761354.pdfTexto completoapplication/pdf569587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/1/000761354.pdf20c7ac1700a37b36b4a6f05a59462b08MD51000761354-02.pdf000761354-02.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf620587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/2/000761354-02.pdf8272fb60e554f622e93d62a191138976MD52000761354-03.pdf000761354-03.pdfTexto completo (inglês)application/pdf481987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/3/000761354-03.pdf76a5c4dc51b5354f7d51cd188fa7e9f2MD53TEXT000761354-03.pdf.txt000761354-03.pdf.txtExtracted Texttext/plain29057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/4/000761354-03.pdf.txtf0aadddd086f3465d1fd6c808d54fbe6MD54000761354-02.pdf.txt000761354-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain33426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/5/000761354-02.pdf.txtd876a7bcc14515b2fa1a6addc5f537caMD55000761354.pdf.txt000761354.pdf.txtExtracted Texttext/plain32125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/6/000761354.pdf.txtf2f83b5e0473f6ca1a8ed0399539a16bMD56THUMBNAIL000761354.pdf.jpg000761354.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/7/000761354.pdf.jpgafc84e212083ae762fccfc13a6a74603MD57000761354-02.pdf.jpg000761354-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/8/000761354-02.pdf.jpg8b58ce7f25d16b08bec8b2af588f2d9eMD58000761354-03.pdf.jpg000761354-03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/9/000761354-03.pdf.jpgb89b47fdb7bc38f7ece8f629d76c7e05MD5910183/659142018-10-17 07:31:23.502oai:www.lume.ufrgs.br:10183/65914Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:31:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Objetos educacionais na consulta de enfermagem : avaliação da tecnologia por estudantes de graduação
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Objetos educacionales en la consulta de enfermería : evaluación de la tecnología por estudiantes de graduación
title Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students
spellingShingle Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students
Silveira, Denise Tolfo
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Objetos de aprendizagem
Educational technology
Education, nursing
Problem based learning
Nursing
Educación en Enfermería
Aprendizaje Basado en Problemas
Enfermería
title_short Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students
title_full Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students
title_fullStr Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students
title_full_unstemmed Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students
title_sort Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students
author Silveira, Denise Tolfo
author_facet Silveira, Denise Tolfo
Catalan, Vanessa Menezes
Neutzling, Agnes Ludwig
Martinato, Luísa Helena Machado
author_role author
author2 Catalan, Vanessa Menezes
Neutzling, Agnes Ludwig
Martinato, Luísa Helena Machado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Denise Tolfo
Catalan, Vanessa Menezes
Neutzling, Agnes Ludwig
Martinato, Luísa Helena Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Objetos de aprendizagem
topic Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Objetos de aprendizagem
Educational technology
Education, nursing
Problem based learning
Nursing
Educación en Enfermería
Aprendizaje Basado en Problemas
Enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational technology
Education, nursing
Problem based learning
Nursing
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en Enfermería
Aprendizaje Basado en Problemas
Enfermería
description Este estudo acompanhou o processo ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem com apoio de objetos educacionais digitais, por meio da metodologia ativa Problem Based Learning. Os objetivos foram avaliar os objetos educacionais digitais sobre consulta de enfermagem, desenvolver habilidades cognitivas do tema, utilizando aprendizagem baseada em problemas, e identificar as opiniões dos estudantes quanto ao uso da tecnologia. Trata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 71 estudantes da sexta etapa do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários para avaliar os objetos de aprendizagem. Os resultados apontam concordância positiva (58%) quanto ao conteúdo, usabilidade e didática da atividade proposta sobre consulta de enfermagem, mediada por computador. Considera-se positivo a aplicação dos materiais junto aos alunos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-02T01:40:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/65914
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-1169
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000761354
identifier_str_mv 0104-1169
000761354
url http://hdl.handle.net/10183/65914
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 18, n.5 (sept./oct. 2010), p. 1005-1012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/1/000761354.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/2/000761354-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/3/000761354-03.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/4/000761354-03.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/5/000761354-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/6/000761354.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/7/000761354.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/8/000761354-02.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/9/000761354-03.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 20c7ac1700a37b36b4a6f05a59462b08
8272fb60e554f622e93d62a191138976
76a5c4dc51b5354f7d51cd188fa7e9f2
f0aadddd086f3465d1fd6c808d54fbe6
d876a7bcc14515b2fa1a6addc5f537ca
f2f83b5e0473f6ca1a8ed0399539a16b
afc84e212083ae762fccfc13a6a74603
8b58ce7f25d16b08bec8b2af588f2d9e
b89b47fdb7bc38f7ece8f629d76c7e05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447487965560832