Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/65914 |
Resumo: | Este estudo acompanhou o processo ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem com apoio de objetos educacionais digitais, por meio da metodologia ativa Problem Based Learning. Os objetivos foram avaliar os objetos educacionais digitais sobre consulta de enfermagem, desenvolver habilidades cognitivas do tema, utilizando aprendizagem baseada em problemas, e identificar as opiniões dos estudantes quanto ao uso da tecnologia. Trata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 71 estudantes da sexta etapa do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários para avaliar os objetos de aprendizagem. Os resultados apontam concordância positiva (58%) quanto ao conteúdo, usabilidade e didática da atividade proposta sobre consulta de enfermagem, mediada por computador. Considera-se positivo a aplicação dos materiais junto aos alunos. |
id |
UFRGS-2_2930d3b1cc61031e3f26016c3bde271f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/65914 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Denise TolfoCatalan, Vanessa MenezesNeutzling, Agnes LudwigMartinato, Luísa Helena Machado2013-02-02T01:40:58Z20100104-1169http://hdl.handle.net/10183/65914000761354Este estudo acompanhou o processo ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem com apoio de objetos educacionais digitais, por meio da metodologia ativa Problem Based Learning. Os objetivos foram avaliar os objetos educacionais digitais sobre consulta de enfermagem, desenvolver habilidades cognitivas do tema, utilizando aprendizagem baseada em problemas, e identificar as opiniões dos estudantes quanto ao uso da tecnologia. Trata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 71 estudantes da sexta etapa do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários para avaliar os objetos de aprendizagem. Os resultados apontam concordância positiva (58%) quanto ao conteúdo, usabilidade e didática da atividade proposta sobre consulta de enfermagem, mediada por computador. Considera-se positivo a aplicação dos materiais junto aos alunos.This study followed the teaching-learning process about the nursing consultation, based on digital learning objects developed through the active Problem Based Learning method. The goals were to evaluate the digital learning objects about nursing consultation, develop cognitive skills on the subject using problem based learning and identify the students’ opinions on the use of technology. This is an exploratory and descriptive study with a quantitative approach. The sample consisted of 71 students in the sixth period of the nursing program at the Federal University of Rio Grande do Sul. The data was collected through a questionnaire to evaluate the learning objects. The results showed positive agreement (58%) on the content, usability and didactics of the proposed computer-mediated activity regarding the nursing consultation. The application of materials to the students is considered positive.Este estudio acompañó el proceso enseñanza-aprendizaje de la consulta de enfermería con apoyo de objetos educacionales digitales por medio de la metodología activa Problem Based Learning. Los objetivos fueron evaluar los objetos educacionales digitales sobre consulta de enfermería, desarrollar habilidades cognitivas del tema utilizando aprendizajes basados en problemas e identificar las opiniones de los estudiantes en cuanto al uso de la tecnología. Se trata de un estudio exploratorio descriptivo con abordaje cuantitativo cuya muestra fue compuesta por 71 estudiantes de la sexta etapa del curso de enfermería de la Universidad Federal del Rio Grande del Sur. La recolección de datos se realizó por medio de la aplicación de cuestionarios para evaluar los objetos de aprendizaje. Los resultados apuntan concordancia positiva (58%) en cuanto al contenido, usabilidad y didáctica de la actividad propuesta sobre consulta de enfermería mediada por computador. Se consideró positiva la aplicación de los materiales junto a los alumnos.application/pdfengRevista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 18, n.5 (sept./oct. 2010), p. 1005-1012Educação em enfermagemTecnologia educacionalObjetos de aprendizagemEducational technologyEducation, nursingProblem based learningNursingEducación en EnfermeríaAprendizaje Basado en ProblemasEnfermeríaDigital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate studentsObjetos educacionais na consulta de enfermagem : avaliação da tecnologia por estudantes de graduaçãoObjetos educacionales en la consulta de enfermería : evaluación de la tecnología por estudiantes de graduacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000761354.pdf000761354.pdfTexto completoapplication/pdf569587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/1/000761354.pdf20c7ac1700a37b36b4a6f05a59462b08MD51000761354-02.pdf000761354-02.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf620587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/2/000761354-02.pdf8272fb60e554f622e93d62a191138976MD52000761354-03.pdf000761354-03.pdfTexto completo (inglês)application/pdf481987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/3/000761354-03.pdf76a5c4dc51b5354f7d51cd188fa7e9f2MD53TEXT000761354-03.pdf.txt000761354-03.pdf.txtExtracted Texttext/plain29057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/4/000761354-03.pdf.txtf0aadddd086f3465d1fd6c808d54fbe6MD54000761354-02.pdf.txt000761354-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain33426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/5/000761354-02.pdf.txtd876a7bcc14515b2fa1a6addc5f537caMD55000761354.pdf.txt000761354.pdf.txtExtracted Texttext/plain32125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/6/000761354.pdf.txtf2f83b5e0473f6ca1a8ed0399539a16bMD56THUMBNAIL000761354.pdf.jpg000761354.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/7/000761354.pdf.jpgafc84e212083ae762fccfc13a6a74603MD57000761354-02.pdf.jpg000761354-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/8/000761354-02.pdf.jpg8b58ce7f25d16b08bec8b2af588f2d9eMD58000761354-03.pdf.jpg000761354-03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/9/000761354-03.pdf.jpgb89b47fdb7bc38f7ece8f629d76c7e05MD5910183/659142018-10-17 07:31:23.502oai:www.lume.ufrgs.br:10183/65914Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:31:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Objetos educacionais na consulta de enfermagem : avaliação da tecnologia por estudantes de graduação |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Objetos educacionales en la consulta de enfermería : evaluación de la tecnología por estudiantes de graduación |
title |
Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students |
spellingShingle |
Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students Silveira, Denise Tolfo Educação em enfermagem Tecnologia educacional Objetos de aprendizagem Educational technology Education, nursing Problem based learning Nursing Educación en Enfermería Aprendizaje Basado en Problemas Enfermería |
title_short |
Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students |
title_full |
Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students |
title_fullStr |
Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students |
title_full_unstemmed |
Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students |
title_sort |
Digital learning objects in nursing consultation : technology assessment by undergraduate students |
author |
Silveira, Denise Tolfo |
author_facet |
Silveira, Denise Tolfo Catalan, Vanessa Menezes Neutzling, Agnes Ludwig Martinato, Luísa Helena Machado |
author_role |
author |
author2 |
Catalan, Vanessa Menezes Neutzling, Agnes Ludwig Martinato, Luísa Helena Machado |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Denise Tolfo Catalan, Vanessa Menezes Neutzling, Agnes Ludwig Martinato, Luísa Helena Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Tecnologia educacional Objetos de aprendizagem |
topic |
Educação em enfermagem Tecnologia educacional Objetos de aprendizagem Educational technology Education, nursing Problem based learning Nursing Educación en Enfermería Aprendizaje Basado en Problemas Enfermería |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational technology Education, nursing Problem based learning Nursing |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación en Enfermería Aprendizaje Basado en Problemas Enfermería |
description |
Este estudo acompanhou o processo ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem com apoio de objetos educacionais digitais, por meio da metodologia ativa Problem Based Learning. Os objetivos foram avaliar os objetos educacionais digitais sobre consulta de enfermagem, desenvolver habilidades cognitivas do tema, utilizando aprendizagem baseada em problemas, e identificar as opiniões dos estudantes quanto ao uso da tecnologia. Trata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 71 estudantes da sexta etapa do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários para avaliar os objetos de aprendizagem. Os resultados apontam concordância positiva (58%) quanto ao conteúdo, usabilidade e didática da atividade proposta sobre consulta de enfermagem, mediada por computador. Considera-se positivo a aplicação dos materiais junto aos alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-02T01:40:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/65914 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-1169 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000761354 |
identifier_str_mv |
0104-1169 000761354 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/65914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 18, n.5 (sept./oct. 2010), p. 1005-1012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/1/000761354.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/2/000761354-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/3/000761354-03.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/4/000761354-03.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/5/000761354-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/6/000761354.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/7/000761354.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/8/000761354-02.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/65914/9/000761354-03.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20c7ac1700a37b36b4a6f05a59462b08 8272fb60e554f622e93d62a191138976 76a5c4dc51b5354f7d51cd188fa7e9f2 f0aadddd086f3465d1fd6c808d54fbe6 d876a7bcc14515b2fa1a6addc5f537ca f2f83b5e0473f6ca1a8ed0399539a16b afc84e212083ae762fccfc13a6a74603 8b58ce7f25d16b08bec8b2af588f2d9e b89b47fdb7bc38f7ece8f629d76c7e05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447487965560832 |