Ensino de matemática com o uso das TIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133978 |
Resumo: | A proposta de TIC na escola é antiga, afinal os computadores estão nos laboratórios de informática da escola, mas a questão é: todos os professores estão preparados para esse tipo de aula? Os softwares que serão analisados a seguir são de fácil acesso, por isso pode ser utilizado por iniciantes, que tenham o objetivo de criar aulas diferentes e dinâmicas para os seus alunos. O respectivo trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, leituras de livros e artigos relacionados ao ensino da Matemática com o uso de TIC, sua história e aplicações. Nesta procura de conhecimentos e referências com relação ao ensino de Matemática com o uso de TIC, buscou-se assinalar e distinguir os métodos desenvolvidos, variação e desenvolvimentos históricos, que o mesmo vem sofrendo na trajetória. No transcorrer do estudo, foram promovidas amostras de colocar os esquemas encontrados, investigando e assinalando métodos adaptados para serem utilizados em uma aula de matemática, com as aplicações tecnológicas. Nesse sentido, foi possível executar uma asserção de atividades para o ensino de Matemática, que pode ser colocado com precisão em uma aula dessa área, tornando esta mais apreciável e motivadora para o educando. Um dos propósitos dos primeiros passos seria de sobrepor em sala de aula constatar os resultados, porém o compromisso de no mínimo de um período para o desenvolvimento do trabalho de conclusão. |
id |
UFRGS-2_29b8dbc7b4eeb6f0a033682079d1750f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133978 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Daiane de Oliveira deBulegon, Ana Marli2016-03-19T02:04:27Z2015http://hdl.handle.net/10183/133978000979603A proposta de TIC na escola é antiga, afinal os computadores estão nos laboratórios de informática da escola, mas a questão é: todos os professores estão preparados para esse tipo de aula? Os softwares que serão analisados a seguir são de fácil acesso, por isso pode ser utilizado por iniciantes, que tenham o objetivo de criar aulas diferentes e dinâmicas para os seus alunos. O respectivo trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, leituras de livros e artigos relacionados ao ensino da Matemática com o uso de TIC, sua história e aplicações. Nesta procura de conhecimentos e referências com relação ao ensino de Matemática com o uso de TIC, buscou-se assinalar e distinguir os métodos desenvolvidos, variação e desenvolvimentos históricos, que o mesmo vem sofrendo na trajetória. No transcorrer do estudo, foram promovidas amostras de colocar os esquemas encontrados, investigando e assinalando métodos adaptados para serem utilizados em uma aula de matemática, com as aplicações tecnológicas. Nesse sentido, foi possível executar uma asserção de atividades para o ensino de Matemática, que pode ser colocado com precisão em uma aula dessa área, tornando esta mais apreciável e motivadora para o educando. Um dos propósitos dos primeiros passos seria de sobrepor em sala de aula constatar os resultados, porém o compromisso de no mínimo de um período para o desenvolvimento do trabalho de conclusão.The proposed ICT in school is old computers are in school computer labs, but the point is, all teachers are prepared for this type of class? The software that will be analyzed below are easily accessible, so it can be used by beginners, that aim to create different and dynamic lessons for their students. The respective study was conducted through bibliographical research, reading books and articles related to Mathematics teaching with the use of ICT, its history and applications. This search for knowledge and references with respect to teaching math with the use of ICT, he sought to point out and distinguish the developed methods, variation and historical developments, that it has suffered in the path. In the course of the study, as samples were promoted to place found schemes, investigating and marking methods adapted for use in a math class with technological applications. Thus, it was available to perform an assertion of activities for the teaching of mathematics, which can be placed accurately in a math class, for the purpose of teaching and learning procedure, being able to be more sensible and motivating for the student, which granted this in the outcome of this work. One of the purposes of the first steps would overlap in the classroom see the results, but the commitment to the minimum period for the expansion of completion of work.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MatemáticaJogos pedagógicosAmbiente virtualMathematicsTechnologyTeacherStudentEnsino de matemática com o uso das TICinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979603.pdf000979603.pdfTexto completoapplication/pdf512415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133978/1/000979603.pdf9f6d92bb18987f15104285bafbc9b6e4MD51TEXT000979603.pdf.txt000979603.pdf.txtExtracted Texttext/plain47953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133978/2/000979603.pdf.txtb8aa77173600d7df9d6a783c16a1fc53MD52THUMBNAIL000979603.pdf.jpg000979603.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133978/3/000979603.pdf.jpg33d3e229d8f17b82f3e671baf6d0e5aeMD5310183/1339782018-10-29 07:44:36.351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133978Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de matemática com o uso das TIC |
title |
Ensino de matemática com o uso das TIC |
spellingShingle |
Ensino de matemática com o uso das TIC Souza, Daiane de Oliveira de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Jogos pedagógicos Ambiente virtual Mathematics Technology Teacher Student |
title_short |
Ensino de matemática com o uso das TIC |
title_full |
Ensino de matemática com o uso das TIC |
title_fullStr |
Ensino de matemática com o uso das TIC |
title_full_unstemmed |
Ensino de matemática com o uso das TIC |
title_sort |
Ensino de matemática com o uso das TIC |
author |
Souza, Daiane de Oliveira de |
author_facet |
Souza, Daiane de Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Daiane de Oliveira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bulegon, Ana Marli |
contributor_str_mv |
Bulegon, Ana Marli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Jogos pedagógicos Ambiente virtual |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Jogos pedagógicos Ambiente virtual Mathematics Technology Teacher Student |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics Technology Teacher Student |
description |
A proposta de TIC na escola é antiga, afinal os computadores estão nos laboratórios de informática da escola, mas a questão é: todos os professores estão preparados para esse tipo de aula? Os softwares que serão analisados a seguir são de fácil acesso, por isso pode ser utilizado por iniciantes, que tenham o objetivo de criar aulas diferentes e dinâmicas para os seus alunos. O respectivo trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, leituras de livros e artigos relacionados ao ensino da Matemática com o uso de TIC, sua história e aplicações. Nesta procura de conhecimentos e referências com relação ao ensino de Matemática com o uso de TIC, buscou-se assinalar e distinguir os métodos desenvolvidos, variação e desenvolvimentos históricos, que o mesmo vem sofrendo na trajetória. No transcorrer do estudo, foram promovidas amostras de colocar os esquemas encontrados, investigando e assinalando métodos adaptados para serem utilizados em uma aula de matemática, com as aplicações tecnológicas. Nesse sentido, foi possível executar uma asserção de atividades para o ensino de Matemática, que pode ser colocado com precisão em uma aula dessa área, tornando esta mais apreciável e motivadora para o educando. Um dos propósitos dos primeiros passos seria de sobrepor em sala de aula constatar os resultados, porém o compromisso de no mínimo de um período para o desenvolvimento do trabalho de conclusão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-19T02:04:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133978 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000979603 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133978 |
identifier_str_mv |
000979603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133978/1/000979603.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133978/2/000979603.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133978/3/000979603.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f6d92bb18987f15104285bafbc9b6e4 b8aa77173600d7df9d6a783c16a1fc53 33d3e229d8f17b82f3e671baf6d0e5ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500752154624 |