Ensino de matemática com o uso das TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daiane de Oliveira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133978
Resumo: A proposta de TIC na escola é antiga, afinal os computadores estão nos laboratórios de informática da escola, mas a questão é: todos os professores estão preparados para esse tipo de aula? Os softwares que serão analisados a seguir são de fácil acesso, por isso pode ser utilizado por iniciantes, que tenham o objetivo de criar aulas diferentes e dinâmicas para os seus alunos. O respectivo trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, leituras de livros e artigos relacionados ao ensino da Matemática com o uso de TIC, sua história e aplicações. Nesta procura de conhecimentos e referências com relação ao ensino de Matemática com o uso de TIC, buscou-se assinalar e distinguir os métodos desenvolvidos, variação e desenvolvimentos históricos, que o mesmo vem sofrendo na trajetória. No transcorrer do estudo, foram promovidas amostras de colocar os esquemas encontrados, investigando e assinalando métodos adaptados para serem utilizados em uma aula de matemática, com as aplicações tecnológicas. Nesse sentido, foi possível executar uma asserção de atividades para o ensino de Matemática, que pode ser colocado com precisão em uma aula dessa área, tornando esta mais apreciável e motivadora para o educando. Um dos propósitos dos primeiros passos seria de sobrepor em sala de aula constatar os resultados, porém o compromisso de no mínimo de um período para o desenvolvimento do trabalho de conclusão.
id UFRGS-2_29b8dbc7b4eeb6f0a033682079d1750f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133978
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Daiane de Oliveira deBulegon, Ana Marli2016-03-19T02:04:27Z2015http://hdl.handle.net/10183/133978000979603A proposta de TIC na escola é antiga, afinal os computadores estão nos laboratórios de informática da escola, mas a questão é: todos os professores estão preparados para esse tipo de aula? Os softwares que serão analisados a seguir são de fácil acesso, por isso pode ser utilizado por iniciantes, que tenham o objetivo de criar aulas diferentes e dinâmicas para os seus alunos. O respectivo trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, leituras de livros e artigos relacionados ao ensino da Matemática com o uso de TIC, sua história e aplicações. Nesta procura de conhecimentos e referências com relação ao ensino de Matemática com o uso de TIC, buscou-se assinalar e distinguir os métodos desenvolvidos, variação e desenvolvimentos históricos, que o mesmo vem sofrendo na trajetória. No transcorrer do estudo, foram promovidas amostras de colocar os esquemas encontrados, investigando e assinalando métodos adaptados para serem utilizados em uma aula de matemática, com as aplicações tecnológicas. Nesse sentido, foi possível executar uma asserção de atividades para o ensino de Matemática, que pode ser colocado com precisão em uma aula dessa área, tornando esta mais apreciável e motivadora para o educando. Um dos propósitos dos primeiros passos seria de sobrepor em sala de aula constatar os resultados, porém o compromisso de no mínimo de um período para o desenvolvimento do trabalho de conclusão.The proposed ICT in school is old computers are in school computer labs, but the point is, all teachers are prepared for this type of class? The software that will be analyzed below are easily accessible, so it can be used by beginners, that aim to create different and dynamic lessons for their students. The respective study was conducted through bibliographical research, reading books and articles related to Mathematics teaching with the use of ICT, its history and applications. This search for knowledge and references with respect to teaching math with the use of ICT, he sought to point out and distinguish the developed methods, variation and historical developments, that it has suffered in the path. In the course of the study, as samples were promoted to place found schemes, investigating and marking methods adapted for use in a math class with technological applications. Thus, it was available to perform an assertion of activities for the teaching of mathematics, which can be placed accurately in a math class, for the purpose of teaching and learning procedure, being able to be more sensible and motivating for the student, which granted this in the outcome of this work. One of the purposes of the first steps would overlap in the classroom see the results, but the commitment to the minimum period for the expansion of completion of work.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MatemáticaJogos pedagógicosAmbiente virtualMathematicsTechnologyTeacherStudentEnsino de matemática com o uso das TICinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979603.pdf000979603.pdfTexto completoapplication/pdf512415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133978/1/000979603.pdf9f6d92bb18987f15104285bafbc9b6e4MD51TEXT000979603.pdf.txt000979603.pdf.txtExtracted Texttext/plain47953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133978/2/000979603.pdf.txtb8aa77173600d7df9d6a783c16a1fc53MD52THUMBNAIL000979603.pdf.jpg000979603.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133978/3/000979603.pdf.jpg33d3e229d8f17b82f3e671baf6d0e5aeMD5310183/1339782018-10-29 07:44:36.351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133978Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de matemática com o uso das TIC
title Ensino de matemática com o uso das TIC
spellingShingle Ensino de matemática com o uso das TIC
Souza, Daiane de Oliveira de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Jogos pedagógicos
Ambiente virtual
Mathematics
Technology
Teacher
Student
title_short Ensino de matemática com o uso das TIC
title_full Ensino de matemática com o uso das TIC
title_fullStr Ensino de matemática com o uso das TIC
title_full_unstemmed Ensino de matemática com o uso das TIC
title_sort Ensino de matemática com o uso das TIC
author Souza, Daiane de Oliveira de
author_facet Souza, Daiane de Oliveira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daiane de Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulegon, Ana Marli
contributor_str_mv Bulegon, Ana Marli
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Jogos pedagógicos
Ambiente virtual
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Jogos pedagógicos
Ambiente virtual
Mathematics
Technology
Teacher
Student
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics
Technology
Teacher
Student
description A proposta de TIC na escola é antiga, afinal os computadores estão nos laboratórios de informática da escola, mas a questão é: todos os professores estão preparados para esse tipo de aula? Os softwares que serão analisados a seguir são de fácil acesso, por isso pode ser utilizado por iniciantes, que tenham o objetivo de criar aulas diferentes e dinâmicas para os seus alunos. O respectivo trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, leituras de livros e artigos relacionados ao ensino da Matemática com o uso de TIC, sua história e aplicações. Nesta procura de conhecimentos e referências com relação ao ensino de Matemática com o uso de TIC, buscou-se assinalar e distinguir os métodos desenvolvidos, variação e desenvolvimentos históricos, que o mesmo vem sofrendo na trajetória. No transcorrer do estudo, foram promovidas amostras de colocar os esquemas encontrados, investigando e assinalando métodos adaptados para serem utilizados em uma aula de matemática, com as aplicações tecnológicas. Nesse sentido, foi possível executar uma asserção de atividades para o ensino de Matemática, que pode ser colocado com precisão em uma aula dessa área, tornando esta mais apreciável e motivadora para o educando. Um dos propósitos dos primeiros passos seria de sobrepor em sala de aula constatar os resultados, porém o compromisso de no mínimo de um período para o desenvolvimento do trabalho de conclusão.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133978
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000979603
url http://hdl.handle.net/10183/133978
identifier_str_mv 000979603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133978/1/000979603.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133978/2/000979603.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133978/3/000979603.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f6d92bb18987f15104285bafbc9b6e4
b8aa77173600d7df9d6a783c16a1fc53
33d3e229d8f17b82f3e671baf6d0e5ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500752154624