Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daiane Ignácio de Aguiar de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134021
Resumo: O presente trabalho teve uma abordagem qualitativa e apresenta o relato de experiência da utilização de três jogos digitais matemáticos em uma turma de 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Barão de Santo Ângelo Balneário Pinhal. O propósito da pesquisa foi observar em um grupo focal se os jogos Mathematical Game, Basquete do Ben 10 e Calculadora Quebrada escolhidos para a experiência paralela aos conteúdos de adição e subtração trabalhados em sala de aula, durante um período de dez aulas com duração de cinquenta minutos otimizaram a assimilação destes conteúdos. Como resultado obtivemos que o nível de eficiência dos jogos no auxílio da aprendizagem do conteúdo contribui de forma positiva possibilitando aos alunos um melhor entendimento do conteúdo de adição e subtração.
id UFRGS-2_31ad29fb2f8285597bdb0c73211fbd88
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134021
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Daiane Ignácio de Aguiar deOliveira, Josi Rosa de2016-03-19T02:04:53Z2015http://hdl.handle.net/10183/134021000979686O presente trabalho teve uma abordagem qualitativa e apresenta o relato de experiência da utilização de três jogos digitais matemáticos em uma turma de 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Barão de Santo Ângelo Balneário Pinhal. O propósito da pesquisa foi observar em um grupo focal se os jogos Mathematical Game, Basquete do Ben 10 e Calculadora Quebrada escolhidos para a experiência paralela aos conteúdos de adição e subtração trabalhados em sala de aula, durante um período de dez aulas com duração de cinquenta minutos otimizaram a assimilação destes conteúdos. Como resultado obtivemos que o nível de eficiência dos jogos no auxílio da aprendizagem do conteúdo contribui de forma positiva possibilitando aos alunos um melhor entendimento do conteúdo de adição e subtração.This study was a qualitative approach and presents the experience report using three mathematical digital games in a 4th grade class of elementary school of the School of Santo Baron Angelo Pinhal. The purpose of the research was to observe in a focus group if the Mathematical Game games, Well Basketball 10 and Calculator Quebrada chosen for the parallel experience to the contents of addition and subtraction worked in the classroom, during a period of ten classes with fifty duration minute optimized the assimilation of this content. As a result we obtained that the game level of efficiency in supporting the learning content contributes positively enabling students to a better understanding of the content of addition and subtraction. According to Nascimento, the aid is in the contents of the educational gains among many others that games can offer to education and it is up to students the task of seeking the knowledge to be able to provide this more enjoyable way to learn.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Jogos pedagógicosAmbiente virtualMatemáticaDigital gamesTeaching learningMathematicsJogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979686.pdf000979686.pdfTexto completoapplication/pdf1391549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134021/1/000979686.pdf858699812f8239ea742e721005023b25MD51TEXT000979686.pdf.txt000979686.pdf.txtExtracted Texttext/plain62717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134021/2/000979686.pdf.txte1d0e64ce7d9149fa9271086787eff1dMD52THUMBNAIL000979686.pdf.jpg000979686.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134021/3/000979686.pdf.jpg9336c3f6090d87aaa6d380ae6040fe43MD5310183/1340212018-10-29 07:46:02.361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134021Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-29T10:46:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
title Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
Souza, Daiane Ignácio de Aguiar de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
Ambiente virtual
Matemática
Digital games
Teaching learning
Mathematics
title_short Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
title_full Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
title_sort Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
author Souza, Daiane Ignácio de Aguiar de
author_facet Souza, Daiane Ignácio de Aguiar de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daiane Ignácio de Aguiar de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Josi Rosa de
contributor_str_mv Oliveira, Josi Rosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
Ambiente virtual
Matemática
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
Ambiente virtual
Matemática
Digital games
Teaching learning
Mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital games
Teaching learning
Mathematics
description O presente trabalho teve uma abordagem qualitativa e apresenta o relato de experiência da utilização de três jogos digitais matemáticos em uma turma de 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Barão de Santo Ângelo Balneário Pinhal. O propósito da pesquisa foi observar em um grupo focal se os jogos Mathematical Game, Basquete do Ben 10 e Calculadora Quebrada escolhidos para a experiência paralela aos conteúdos de adição e subtração trabalhados em sala de aula, durante um período de dez aulas com duração de cinquenta minutos otimizaram a assimilação destes conteúdos. Como resultado obtivemos que o nível de eficiência dos jogos no auxílio da aprendizagem do conteúdo contribui de forma positiva possibilitando aos alunos um melhor entendimento do conteúdo de adição e subtração.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134021
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000979686
url http://hdl.handle.net/10183/134021
identifier_str_mv 000979686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134021/1/000979686.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134021/2/000979686.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134021/3/000979686.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 858699812f8239ea742e721005023b25
e1d0e64ce7d9149fa9271086787eff1d
9336c3f6090d87aaa6d380ae6040fe43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724595864600576