Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134021 |
Resumo: | O presente trabalho teve uma abordagem qualitativa e apresenta o relato de experiência da utilização de três jogos digitais matemáticos em uma turma de 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Barão de Santo Ângelo Balneário Pinhal. O propósito da pesquisa foi observar em um grupo focal se os jogos Mathematical Game, Basquete do Ben 10 e Calculadora Quebrada escolhidos para a experiência paralela aos conteúdos de adição e subtração trabalhados em sala de aula, durante um período de dez aulas com duração de cinquenta minutos otimizaram a assimilação destes conteúdos. Como resultado obtivemos que o nível de eficiência dos jogos no auxílio da aprendizagem do conteúdo contribui de forma positiva possibilitando aos alunos um melhor entendimento do conteúdo de adição e subtração. |
id |
UFRGS-2_31ad29fb2f8285597bdb0c73211fbd88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134021 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Daiane Ignácio de Aguiar deOliveira, Josi Rosa de2016-03-19T02:04:53Z2015http://hdl.handle.net/10183/134021000979686O presente trabalho teve uma abordagem qualitativa e apresenta o relato de experiência da utilização de três jogos digitais matemáticos em uma turma de 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Barão de Santo Ângelo Balneário Pinhal. O propósito da pesquisa foi observar em um grupo focal se os jogos Mathematical Game, Basquete do Ben 10 e Calculadora Quebrada escolhidos para a experiência paralela aos conteúdos de adição e subtração trabalhados em sala de aula, durante um período de dez aulas com duração de cinquenta minutos otimizaram a assimilação destes conteúdos. Como resultado obtivemos que o nível de eficiência dos jogos no auxílio da aprendizagem do conteúdo contribui de forma positiva possibilitando aos alunos um melhor entendimento do conteúdo de adição e subtração.This study was a qualitative approach and presents the experience report using three mathematical digital games in a 4th grade class of elementary school of the School of Santo Baron Angelo Pinhal. The purpose of the research was to observe in a focus group if the Mathematical Game games, Well Basketball 10 and Calculator Quebrada chosen for the parallel experience to the contents of addition and subtraction worked in the classroom, during a period of ten classes with fifty duration minute optimized the assimilation of this content. As a result we obtained that the game level of efficiency in supporting the learning content contributes positively enabling students to a better understanding of the content of addition and subtraction. According to Nascimento, the aid is in the contents of the educational gains among many others that games can offer to education and it is up to students the task of seeking the knowledge to be able to provide this more enjoyable way to learn.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Jogos pedagógicosAmbiente virtualMatemáticaDigital gamesTeaching learningMathematicsJogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979686.pdf000979686.pdfTexto completoapplication/pdf1391549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134021/1/000979686.pdf858699812f8239ea742e721005023b25MD51TEXT000979686.pdf.txt000979686.pdf.txtExtracted Texttext/plain62717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134021/2/000979686.pdf.txte1d0e64ce7d9149fa9271086787eff1dMD52THUMBNAIL000979686.pdf.jpg000979686.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134021/3/000979686.pdf.jpg9336c3f6090d87aaa6d380ae6040fe43MD5310183/1340212018-10-29 07:46:02.361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134021Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-29T10:46:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental |
title |
Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental Souza, Daiane Ignácio de Aguiar de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos pedagógicos Ambiente virtual Matemática Digital games Teaching learning Mathematics |
title_short |
Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental |
author |
Souza, Daiane Ignácio de Aguiar de |
author_facet |
Souza, Daiane Ignácio de Aguiar de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Daiane Ignácio de Aguiar de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Josi Rosa de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Josi Rosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos pedagógicos Ambiente virtual Matemática |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos pedagógicos Ambiente virtual Matemática Digital games Teaching learning Mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital games Teaching learning Mathematics |
description |
O presente trabalho teve uma abordagem qualitativa e apresenta o relato de experiência da utilização de três jogos digitais matemáticos em uma turma de 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Barão de Santo Ângelo Balneário Pinhal. O propósito da pesquisa foi observar em um grupo focal se os jogos Mathematical Game, Basquete do Ben 10 e Calculadora Quebrada escolhidos para a experiência paralela aos conteúdos de adição e subtração trabalhados em sala de aula, durante um período de dez aulas com duração de cinquenta minutos otimizaram a assimilação destes conteúdos. Como resultado obtivemos que o nível de eficiência dos jogos no auxílio da aprendizagem do conteúdo contribui de forma positiva possibilitando aos alunos um melhor entendimento do conteúdo de adição e subtração. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-19T02:04:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134021 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000979686 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134021 |
identifier_str_mv |
000979686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134021/1/000979686.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134021/2/000979686.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134021/3/000979686.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
858699812f8239ea742e721005023b25 e1d0e64ce7d9149fa9271086787eff1d 9336c3f6090d87aaa6d380ae6040fe43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724595864600576 |