Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wink Junior, Marcos Vinicio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Felipe Garcia, Florissi, Stefano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273588
Resumo: Este artigo estima o impacto da cultura do professor sobre a proficiência de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Estimativas obtidas a partir do método de variáveis instrumentais indicam que o capital cultural do professor impacta positivamente apenas a proficiência em língua portuguesa. Um desvio padrão a mais no índice de cultura do professor amplia, em média, em 0,15 desvio padrão a proficiência. Os mecanismos encontrados para os resultados são que professores com maior capital cultural incentivam as crianças a consumirem bens e serviços culturais, além de, em sala de aula, lerem livros de leitura em geral.
id UFRGS-2_29c2e1b3ed8f92265be01b9820123112
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273588
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wink Junior, Marcos VinicioRibeiro, Felipe GarciaFlorissi, Stefano2024-03-15T05:00:54Z20171413-8050http://hdl.handle.net/10183/273588001058579Este artigo estima o impacto da cultura do professor sobre a proficiência de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Estimativas obtidas a partir do método de variáveis instrumentais indicam que o capital cultural do professor impacta positivamente apenas a proficiência em língua portuguesa. Um desvio padrão a mais no índice de cultura do professor amplia, em média, em 0,15 desvio padrão a proficiência. Os mecanismos encontrados para os resultados são que professores com maior capital cultural incentivam as crianças a consumirem bens e serviços culturais, além de, em sala de aula, lerem livros de leitura em geral.This paper measures the impact of cultural capital of teachers on the proficiency of 5th grade students in Portuguese and Mathematics. Through the instrumental variables method our results indicate that cultural capital of teachers has a positive effect only for children’s learning in portuguese. An additional standard deviation in the teacher culture index increases, on average, 0.15 standard deviation to proficiency. We found that the mechanisms for the findings is that the teachers with high cultural capital levels encourage children to demand cultural goods and services and to read books inside the classroom.application/pdfporEconomia aplicada. São Paulo. Vol. 21, n. 2 (abr./jun. 2017), p. [339]-381Capital humanoAprendizagemCriançasDesempenhoCultural capitalTeachers qualificationsSchool achievementsCapital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das criançasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001058579.pdf.txt001058579.pdf.txtExtracted Texttext/plain104000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273588/2/001058579.pdf.txt5bd63071d709932d16d11a7508d011e9MD52ORIGINAL001058579.pdfTexto completoapplication/pdf322607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273588/1/001058579.pdfba6f592a07e3ea8d4ec0bfffd260a7f3MD5110183/2735882024-03-16 05:06:44.993429oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273588Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-16T08:06:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças
title Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças
spellingShingle Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças
Wink Junior, Marcos Vinicio
Capital humano
Aprendizagem
Crianças
Desempenho
Cultural capital
Teachers qualifications
School achievements
title_short Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças
title_full Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças
title_fullStr Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças
title_full_unstemmed Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças
title_sort Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças
author Wink Junior, Marcos Vinicio
author_facet Wink Junior, Marcos Vinicio
Ribeiro, Felipe Garcia
Florissi, Stefano
author_role author
author2 Ribeiro, Felipe Garcia
Florissi, Stefano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wink Junior, Marcos Vinicio
Ribeiro, Felipe Garcia
Florissi, Stefano
dc.subject.por.fl_str_mv Capital humano
Aprendizagem
Crianças
Desempenho
topic Capital humano
Aprendizagem
Crianças
Desempenho
Cultural capital
Teachers qualifications
School achievements
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural capital
Teachers qualifications
School achievements
description Este artigo estima o impacto da cultura do professor sobre a proficiência de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Estimativas obtidas a partir do método de variáveis instrumentais indicam que o capital cultural do professor impacta positivamente apenas a proficiência em língua portuguesa. Um desvio padrão a mais no índice de cultura do professor amplia, em média, em 0,15 desvio padrão a proficiência. Os mecanismos encontrados para os resultados são que professores com maior capital cultural incentivam as crianças a consumirem bens e serviços culturais, além de, em sala de aula, lerem livros de leitura em geral.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-15T05:00:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273588
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-8050
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001058579
identifier_str_mv 1413-8050
001058579
url http://hdl.handle.net/10183/273588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Economia aplicada. São Paulo. Vol. 21, n. 2 (abr./jun. 2017), p. [339]-381
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273588/2/001058579.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273588/1/001058579.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bd63071d709932d16d11a7508d011e9
ba6f592a07e3ea8d4ec0bfffd260a7f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225114310672384