Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273588 |
Resumo: | Este artigo estima o impacto da cultura do professor sobre a proficiência de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Estimativas obtidas a partir do método de variáveis instrumentais indicam que o capital cultural do professor impacta positivamente apenas a proficiência em língua portuguesa. Um desvio padrão a mais no índice de cultura do professor amplia, em média, em 0,15 desvio padrão a proficiência. Os mecanismos encontrados para os resultados são que professores com maior capital cultural incentivam as crianças a consumirem bens e serviços culturais, além de, em sala de aula, lerem livros de leitura em geral. |
id |
UFRGS-2_29c2e1b3ed8f92265be01b9820123112 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273588 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wink Junior, Marcos VinicioRibeiro, Felipe GarciaFlorissi, Stefano2024-03-15T05:00:54Z20171413-8050http://hdl.handle.net/10183/273588001058579Este artigo estima o impacto da cultura do professor sobre a proficiência de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Estimativas obtidas a partir do método de variáveis instrumentais indicam que o capital cultural do professor impacta positivamente apenas a proficiência em língua portuguesa. Um desvio padrão a mais no índice de cultura do professor amplia, em média, em 0,15 desvio padrão a proficiência. Os mecanismos encontrados para os resultados são que professores com maior capital cultural incentivam as crianças a consumirem bens e serviços culturais, além de, em sala de aula, lerem livros de leitura em geral.This paper measures the impact of cultural capital of teachers on the proficiency of 5th grade students in Portuguese and Mathematics. Through the instrumental variables method our results indicate that cultural capital of teachers has a positive effect only for children’s learning in portuguese. An additional standard deviation in the teacher culture index increases, on average, 0.15 standard deviation to proficiency. We found that the mechanisms for the findings is that the teachers with high cultural capital levels encourage children to demand cultural goods and services and to read books inside the classroom.application/pdfporEconomia aplicada. São Paulo. Vol. 21, n. 2 (abr./jun. 2017), p. [339]-381Capital humanoAprendizagemCriançasDesempenhoCultural capitalTeachers qualificationsSchool achievementsCapital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das criançasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001058579.pdf.txt001058579.pdf.txtExtracted Texttext/plain104000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273588/2/001058579.pdf.txt5bd63071d709932d16d11a7508d011e9MD52ORIGINAL001058579.pdfTexto completoapplication/pdf322607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273588/1/001058579.pdfba6f592a07e3ea8d4ec0bfffd260a7f3MD5110183/2735882024-03-16 05:06:44.993429oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273588Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-16T08:06:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças |
title |
Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças |
spellingShingle |
Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças Wink Junior, Marcos Vinicio Capital humano Aprendizagem Crianças Desempenho Cultural capital Teachers qualifications School achievements |
title_short |
Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças |
title_full |
Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças |
title_fullStr |
Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças |
title_full_unstemmed |
Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças |
title_sort |
Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças |
author |
Wink Junior, Marcos Vinicio |
author_facet |
Wink Junior, Marcos Vinicio Ribeiro, Felipe Garcia Florissi, Stefano |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Felipe Garcia Florissi, Stefano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wink Junior, Marcos Vinicio Ribeiro, Felipe Garcia Florissi, Stefano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capital humano Aprendizagem Crianças Desempenho |
topic |
Capital humano Aprendizagem Crianças Desempenho Cultural capital Teachers qualifications School achievements |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural capital Teachers qualifications School achievements |
description |
Este artigo estima o impacto da cultura do professor sobre a proficiência de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Estimativas obtidas a partir do método de variáveis instrumentais indicam que o capital cultural do professor impacta positivamente apenas a proficiência em língua portuguesa. Um desvio padrão a mais no índice de cultura do professor amplia, em média, em 0,15 desvio padrão a proficiência. Os mecanismos encontrados para os resultados são que professores com maior capital cultural incentivam as crianças a consumirem bens e serviços culturais, além de, em sala de aula, lerem livros de leitura em geral. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-15T05:00:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/273588 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-8050 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001058579 |
identifier_str_mv |
1413-8050 001058579 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/273588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Economia aplicada. São Paulo. Vol. 21, n. 2 (abr./jun. 2017), p. [339]-381 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273588/2/001058579.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273588/1/001058579.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5bd63071d709932d16d11a7508d011e9 ba6f592a07e3ea8d4ec0bfffd260a7f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225114310672384 |