Reflexões do digital : o WPP e a sala de aula – um estudo de caso na Emem Emílio Meyer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Jean Felipe
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243130
Resumo: O presente trabalho se inscreve no debate do ensino de sociologia e o uso de TICs, em especial de grupos de turma no WhatsApp, como afetam o processo de ensino aprendizagem e a relação educador-educando. Buscando debater os limites dos efeitos do uso dos grupos, bem como o processo de aprendizagem na formação de um senso crítico do educador-educando. O trabalho é um estudo de caso, foi realizado entre agosto de 2018 e novembro de 2019, na EMEM Emílio Meyer, através do programa piloto de Residência Pedagógica da Licenciatura em Ciências Sociais. Para tal empreendimento o trabalho tem como referencial e aporte teórico conceitos advindos da antropologia da cibercultura, teoria ator-rede, paralelos com teorias clássicas da antropologia e cibernética, além de interface com a educação. A metodologia adotada compreende uma etnografia no espaço escolar (como o laboratório de informática e sala de aula) e nos ambientes digitais (redes sociais). Destaca-se como uso central para descrição os cadernos de campo, em face a falha parcial da proposta do uso dos grupos de turma no WhatsApp e adoção de uma abordagem mais tradicional no processo de ensino-aprendizagem. Nesses cruzamentos, o trabalho busca trazer reflexões sobre as possíveis contradições e afetações contextuais dessa falha de uso.
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spelling Motta, Jean FelipeAlves, Evandro2022-07-19T04:46:33Z2022http://hdl.handle.net/10183/243130001145260O presente trabalho se inscreve no debate do ensino de sociologia e o uso de TICs, em especial de grupos de turma no WhatsApp, como afetam o processo de ensino aprendizagem e a relação educador-educando. Buscando debater os limites dos efeitos do uso dos grupos, bem como o processo de aprendizagem na formação de um senso crítico do educador-educando. O trabalho é um estudo de caso, foi realizado entre agosto de 2018 e novembro de 2019, na EMEM Emílio Meyer, através do programa piloto de Residência Pedagógica da Licenciatura em Ciências Sociais. Para tal empreendimento o trabalho tem como referencial e aporte teórico conceitos advindos da antropologia da cibercultura, teoria ator-rede, paralelos com teorias clássicas da antropologia e cibernética, além de interface com a educação. A metodologia adotada compreende uma etnografia no espaço escolar (como o laboratório de informática e sala de aula) e nos ambientes digitais (redes sociais). Destaca-se como uso central para descrição os cadernos de campo, em face a falha parcial da proposta do uso dos grupos de turma no WhatsApp e adoção de uma abordagem mais tradicional no processo de ensino-aprendizagem. Nesses cruzamentos, o trabalho busca trazer reflexões sobre as possíveis contradições e afetações contextuais dessa falha de uso.The present work is part of the debate on the teaching of sociology and the use of ICTs, especially in WhatsApp class groups, as they affect the teaching-learning process and the educator-student relationship. Seeking to debate the limits of the effects of the use of groups, as well as the learning process in the formation of a critical sense of the educator-student. The work is a case study, it was carried out between August 2018 and November 2019, at EMEM Emílio Meyer, through the pilot program of Pedagogical Residency of the Degree in Social Sciences. For such an undertaking, the work has concepts of reference from the anthropology of cyberculture, actor-network theory, parallels with classical theories of anthropology and cybernetics, as well as an interface with education. The methodology adopted comprises an ethnography in the school space (such as the computer lab and classroom) and in digital environments (social networks). Field notebooks stand out as a central use for description, given the partial failure of the proposal to use class groups on WhatsApp and the adoption of a more traditional approach in the teaching-learning process. In these crossings, the work seeks to bring reflections on the possible contradictions and contextual affectations of this failure to use.application/pdfporAntropologia da educaçãoCiberculturaEnsino-aprendizagemEtnografiaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)WhatsappAnthropology of educationCybercultureEducationTeaching-learningEthnographyCase studyICTsWhatsAppReflexões do digital : o WPP e a sala de aula – um estudo de caso na Emem Emílio Meyerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145260.pdf.txt001145260.pdf.txtExtracted Texttext/plain106338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243130/2/001145260.pdf.txt113b4cbc6b1b636b11e477ba0162a411MD52ORIGINAL001145260.pdfTexto completoapplication/pdf2698806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243130/1/001145260.pdf997a5e2ab2759b48ee54bd9f82e11ea8MD5110183/2431302022-07-20 04:49:40.584666oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243130Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-20T07:49:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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