Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matzenbacher, Tairine
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103326
Resumo: O presente trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia apresenta uma análise sobre a escolarização de mulheres idosas. A curiosidade, que gerou tal pesquisa, surgiu no estágio obrigatório, pelo convívio com mulheres idosas que retornam à escola. Objetivamos problematizar os motivos para o retorno e permanência destas mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como refletir sobre a relação entre suas vivências e este retorno, além de analisar suas expectativas e percepções sobre a EJA. Para a realização da pesquisa foram entrevistadas quatro estudantes idosas, matriculadas em escolas da rede estadual de Porto Alegre. Estas mulheres frequentam a EJA há mais de cinco anos, permanecendo na mesma totalidade durante este período. O diálogo com os autores (FREIRE, 2011; SOARES, 2011; SILVA, 2004) permitiu refletir sobre o tema e os depoimentos. Também foram referências: o Estatuto do Idoso (Capítulo V) e o Parecer CNE/CEB 11/2000.O amparo teórico possibilitou compreender vivências das estudantes idosas em que a escolarização de mulheres não era vista como prioridade, gerando a saída da escola em nome de afazeres destinados a elas. Para além da formação, o retorno à escola se deu pela possibilidade de sentirem-se pertencentes a um grupo e ativas em um coletivo. Por fim, consideramos que este estudo é pertinente e necessário porque possibilita uma análise reflexiva em torno da escolarização de mulheres idosas visando problematizar suas perspectivas e expectativas.
id UFRGS-2_2a05f2ede173878181492d7d53facae5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103326
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Matzenbacher, TairineDella Libera, Aline Lemos da Cunha2014-09-17T02:11:53Z2014http://hdl.handle.net/10183/103326000937007O presente trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia apresenta uma análise sobre a escolarização de mulheres idosas. A curiosidade, que gerou tal pesquisa, surgiu no estágio obrigatório, pelo convívio com mulheres idosas que retornam à escola. Objetivamos problematizar os motivos para o retorno e permanência destas mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como refletir sobre a relação entre suas vivências e este retorno, além de analisar suas expectativas e percepções sobre a EJA. Para a realização da pesquisa foram entrevistadas quatro estudantes idosas, matriculadas em escolas da rede estadual de Porto Alegre. Estas mulheres frequentam a EJA há mais de cinco anos, permanecendo na mesma totalidade durante este período. O diálogo com os autores (FREIRE, 2011; SOARES, 2011; SILVA, 2004) permitiu refletir sobre o tema e os depoimentos. Também foram referências: o Estatuto do Idoso (Capítulo V) e o Parecer CNE/CEB 11/2000.O amparo teórico possibilitou compreender vivências das estudantes idosas em que a escolarização de mulheres não era vista como prioridade, gerando a saída da escola em nome de afazeres destinados a elas. Para além da formação, o retorno à escola se deu pela possibilidade de sentirem-se pertencentes a um grupo e ativas em um coletivo. Por fim, consideramos que este estudo é pertinente e necessário porque possibilita uma análise reflexiva em torno da escolarização de mulheres idosas visando problematizar suas perspectivas e expectativas.application/pdfporMulherPessoa idosaEducação de jovens e adultosEscolarizaçãoMulheres idosas : uma análise acerca da escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937007.pdf000937007.pdfTexto completoapplication/pdf632152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103326/1/000937007.pdf97ce89acc3c143970aafc2fb781f42f8MD51TEXT000937007.pdf.txt000937007.pdf.txtExtracted Texttext/plain60638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103326/2/000937007.pdf.txta19a834707a2a507ae2c10f88a62052bMD52THUMBNAIL000937007.pdf.jpg000937007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103326/3/000937007.pdf.jpg6bbed9b0d77a5c8e901482019d68fb1fMD5310183/1033262018-10-24 08:52:13.646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103326Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:52:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização
title Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização
spellingShingle Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização
Matzenbacher, Tairine
Mulher
Pessoa idosa
Educação de jovens e adultos
Escolarização
title_short Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização
title_full Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização
title_fullStr Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização
title_full_unstemmed Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização
title_sort Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização
author Matzenbacher, Tairine
author_facet Matzenbacher, Tairine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matzenbacher, Tairine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
contributor_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Pessoa idosa
Educação de jovens e adultos
Escolarização
topic Mulher
Pessoa idosa
Educação de jovens e adultos
Escolarização
description O presente trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia apresenta uma análise sobre a escolarização de mulheres idosas. A curiosidade, que gerou tal pesquisa, surgiu no estágio obrigatório, pelo convívio com mulheres idosas que retornam à escola. Objetivamos problematizar os motivos para o retorno e permanência destas mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como refletir sobre a relação entre suas vivências e este retorno, além de analisar suas expectativas e percepções sobre a EJA. Para a realização da pesquisa foram entrevistadas quatro estudantes idosas, matriculadas em escolas da rede estadual de Porto Alegre. Estas mulheres frequentam a EJA há mais de cinco anos, permanecendo na mesma totalidade durante este período. O diálogo com os autores (FREIRE, 2011; SOARES, 2011; SILVA, 2004) permitiu refletir sobre o tema e os depoimentos. Também foram referências: o Estatuto do Idoso (Capítulo V) e o Parecer CNE/CEB 11/2000.O amparo teórico possibilitou compreender vivências das estudantes idosas em que a escolarização de mulheres não era vista como prioridade, gerando a saída da escola em nome de afazeres destinados a elas. Para além da formação, o retorno à escola se deu pela possibilidade de sentirem-se pertencentes a um grupo e ativas em um coletivo. Por fim, consideramos que este estudo é pertinente e necessário porque possibilita uma análise reflexiva em torno da escolarização de mulheres idosas visando problematizar suas perspectivas e expectativas.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-17T02:11:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103326
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000937007
url http://hdl.handle.net/10183/103326
identifier_str_mv 000937007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103326/1/000937007.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103326/2/000937007.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103326/3/000937007.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 97ce89acc3c143970aafc2fb781f42f8
a19a834707a2a507ae2c10f88a62052b
6bbed9b0d77a5c8e901482019d68fb1f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447134219010048