Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103326 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia apresenta uma análise sobre a escolarização de mulheres idosas. A curiosidade, que gerou tal pesquisa, surgiu no estágio obrigatório, pelo convívio com mulheres idosas que retornam à escola. Objetivamos problematizar os motivos para o retorno e permanência destas mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como refletir sobre a relação entre suas vivências e este retorno, além de analisar suas expectativas e percepções sobre a EJA. Para a realização da pesquisa foram entrevistadas quatro estudantes idosas, matriculadas em escolas da rede estadual de Porto Alegre. Estas mulheres frequentam a EJA há mais de cinco anos, permanecendo na mesma totalidade durante este período. O diálogo com os autores (FREIRE, 2011; SOARES, 2011; SILVA, 2004) permitiu refletir sobre o tema e os depoimentos. Também foram referências: o Estatuto do Idoso (Capítulo V) e o Parecer CNE/CEB 11/2000.O amparo teórico possibilitou compreender vivências das estudantes idosas em que a escolarização de mulheres não era vista como prioridade, gerando a saída da escola em nome de afazeres destinados a elas. Para além da formação, o retorno à escola se deu pela possibilidade de sentirem-se pertencentes a um grupo e ativas em um coletivo. Por fim, consideramos que este estudo é pertinente e necessário porque possibilita uma análise reflexiva em torno da escolarização de mulheres idosas visando problematizar suas perspectivas e expectativas. |
id |
UFRGS-2_2a05f2ede173878181492d7d53facae5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103326 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Matzenbacher, TairineDella Libera, Aline Lemos da Cunha2014-09-17T02:11:53Z2014http://hdl.handle.net/10183/103326000937007O presente trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia apresenta uma análise sobre a escolarização de mulheres idosas. A curiosidade, que gerou tal pesquisa, surgiu no estágio obrigatório, pelo convívio com mulheres idosas que retornam à escola. Objetivamos problematizar os motivos para o retorno e permanência destas mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como refletir sobre a relação entre suas vivências e este retorno, além de analisar suas expectativas e percepções sobre a EJA. Para a realização da pesquisa foram entrevistadas quatro estudantes idosas, matriculadas em escolas da rede estadual de Porto Alegre. Estas mulheres frequentam a EJA há mais de cinco anos, permanecendo na mesma totalidade durante este período. O diálogo com os autores (FREIRE, 2011; SOARES, 2011; SILVA, 2004) permitiu refletir sobre o tema e os depoimentos. Também foram referências: o Estatuto do Idoso (Capítulo V) e o Parecer CNE/CEB 11/2000.O amparo teórico possibilitou compreender vivências das estudantes idosas em que a escolarização de mulheres não era vista como prioridade, gerando a saída da escola em nome de afazeres destinados a elas. Para além da formação, o retorno à escola se deu pela possibilidade de sentirem-se pertencentes a um grupo e ativas em um coletivo. Por fim, consideramos que este estudo é pertinente e necessário porque possibilita uma análise reflexiva em torno da escolarização de mulheres idosas visando problematizar suas perspectivas e expectativas.application/pdfporMulherPessoa idosaEducação de jovens e adultosEscolarizaçãoMulheres idosas : uma análise acerca da escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937007.pdf000937007.pdfTexto completoapplication/pdf632152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103326/1/000937007.pdf97ce89acc3c143970aafc2fb781f42f8MD51TEXT000937007.pdf.txt000937007.pdf.txtExtracted Texttext/plain60638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103326/2/000937007.pdf.txta19a834707a2a507ae2c10f88a62052bMD52THUMBNAIL000937007.pdf.jpg000937007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103326/3/000937007.pdf.jpg6bbed9b0d77a5c8e901482019d68fb1fMD5310183/1033262018-10-24 08:52:13.646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103326Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:52:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização |
title |
Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização |
spellingShingle |
Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização Matzenbacher, Tairine Mulher Pessoa idosa Educação de jovens e adultos Escolarização |
title_short |
Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização |
title_full |
Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização |
title_fullStr |
Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização |
title_full_unstemmed |
Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização |
title_sort |
Mulheres idosas : uma análise acerca da escolarização |
author |
Matzenbacher, Tairine |
author_facet |
Matzenbacher, Tairine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matzenbacher, Tairine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
contributor_str_mv |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulher Pessoa idosa Educação de jovens e adultos Escolarização |
topic |
Mulher Pessoa idosa Educação de jovens e adultos Escolarização |
description |
O presente trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia apresenta uma análise sobre a escolarização de mulheres idosas. A curiosidade, que gerou tal pesquisa, surgiu no estágio obrigatório, pelo convívio com mulheres idosas que retornam à escola. Objetivamos problematizar os motivos para o retorno e permanência destas mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como refletir sobre a relação entre suas vivências e este retorno, além de analisar suas expectativas e percepções sobre a EJA. Para a realização da pesquisa foram entrevistadas quatro estudantes idosas, matriculadas em escolas da rede estadual de Porto Alegre. Estas mulheres frequentam a EJA há mais de cinco anos, permanecendo na mesma totalidade durante este período. O diálogo com os autores (FREIRE, 2011; SOARES, 2011; SILVA, 2004) permitiu refletir sobre o tema e os depoimentos. Também foram referências: o Estatuto do Idoso (Capítulo V) e o Parecer CNE/CEB 11/2000.O amparo teórico possibilitou compreender vivências das estudantes idosas em que a escolarização de mulheres não era vista como prioridade, gerando a saída da escola em nome de afazeres destinados a elas. Para além da formação, o retorno à escola se deu pela possibilidade de sentirem-se pertencentes a um grupo e ativas em um coletivo. Por fim, consideramos que este estudo é pertinente e necessário porque possibilita uma análise reflexiva em torno da escolarização de mulheres idosas visando problematizar suas perspectivas e expectativas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-17T02:11:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/103326 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000937007 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/103326 |
identifier_str_mv |
000937007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103326/1/000937007.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103326/2/000937007.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103326/3/000937007.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97ce89acc3c143970aafc2fb781f42f8 a19a834707a2a507ae2c10f88a62052b 6bbed9b0d77a5c8e901482019d68fb1f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447134219010048 |