A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Machado, Cássia Cilene de Almeida Chalá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053
Resumo: O artigo busca evidenciar a relação com o saber de pessoas idosas matriculadas em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi essencial o registrar/ destacar a voz de cada pessoa idosa, que ao falar de si e, simultaneamente, dos outros e das coisas, trouxe ao estudo científico a possibilidade de apontar as dimensões da escolarização para a vida das pessoas idosas, sobretudo ao buscar compreender quais as relações estabelecidas com o aprender podem contribuir para o processo de empoderamento emancipatório desses sujeitos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com características exploratórias, em que se dialoga com teóricos como: Freire, Charlot, Bosi, Lisboa, entre outros; além do respaldo de documentos legais e de orientação de educação. Como principais resultados aponta-se para o fato de que a escolarização na vida dos participantes idosos vem como possibilidade de se perceberem como pessoas de saberes e de cultura. Notadamente, ao ter uma postura positiva perante a velhice, quanto ao desejo de compartilhar saberes e sentimentos e de serem protagonistas da sua história, elas têm o reconhecimento e a valorização no espaço familiar e social.
id UFPR-4_0c7cc351713885b16d61625f3f4668ae
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/82053
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarizaçãoEducação; Educação de Jovens e AdultosEducação de Jovens e Adultos. Pessoas idosas; Escolarização; Empoderamento.Educação de AdultosO artigo busca evidenciar a relação com o saber de pessoas idosas matriculadas em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi essencial o registrar/ destacar a voz de cada pessoa idosa, que ao falar de si e, simultaneamente, dos outros e das coisas, trouxe ao estudo científico a possibilidade de apontar as dimensões da escolarização para a vida das pessoas idosas, sobretudo ao buscar compreender quais as relações estabelecidas com o aprender podem contribuir para o processo de empoderamento emancipatório desses sujeitos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com características exploratórias, em que se dialoga com teóricos como: Freire, Charlot, Bosi, Lisboa, entre outros; além do respaldo de documentos legais e de orientação de educação. Como principais resultados aponta-se para o fato de que a escolarização na vida dos participantes idosos vem como possibilidade de se perceberem como pessoas de saberes e de cultura. Notadamente, ao ter uma postura positiva perante a velhice, quanto ao desejo de compartilhar saberes e sentimentos e de serem protagonistas da sua história, elas têm o reconhecimento e a valorização no espaço familiar e social.UFPRUniversidade Federal de Santa CatarinaLaffin, Maria Hermínia Lage FernandesMachado, Cássia Cilene de Almeida Chalá2022-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053/45835https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053/45836https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/82053/49749Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:45:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/82053Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:45:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização
title A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização
spellingShingle A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização
Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
Educação; Educação de Jovens e Adultos
Educação de Jovens e Adultos. Pessoas idosas; Escolarização; Empoderamento.
Educação de Adultos
title_short A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização
title_full A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização
title_fullStr A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização
title_full_unstemmed A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização
title_sort A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização
author Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
author_facet Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
Machado, Cássia Cilene de Almeida Chalá
author_role author
author2 Machado, Cássia Cilene de Almeida Chalá
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
Machado, Cássia Cilene de Almeida Chalá
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação de Jovens e Adultos
Educação de Jovens e Adultos. Pessoas idosas; Escolarização; Empoderamento.
Educação de Adultos
topic Educação; Educação de Jovens e Adultos
Educação de Jovens e Adultos. Pessoas idosas; Escolarização; Empoderamento.
Educação de Adultos
description O artigo busca evidenciar a relação com o saber de pessoas idosas matriculadas em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi essencial o registrar/ destacar a voz de cada pessoa idosa, que ao falar de si e, simultaneamente, dos outros e das coisas, trouxe ao estudo científico a possibilidade de apontar as dimensões da escolarização para a vida das pessoas idosas, sobretudo ao buscar compreender quais as relações estabelecidas com o aprender podem contribuir para o processo de empoderamento emancipatório desses sujeitos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com características exploratórias, em que se dialoga com teóricos como: Freire, Charlot, Bosi, Lisboa, entre outros; além do respaldo de documentos legais e de orientação de educação. Como principais resultados aponta-se para o fato de que a escolarização na vida dos participantes idosos vem como possibilidade de se perceberem como pessoas de saberes e de cultura. Notadamente, ao ter uma postura positiva perante a velhice, quanto ao desejo de compartilhar saberes e sentimentos e de serem protagonistas da sua história, elas têm o reconhecimento e a valorização no espaço familiar e social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053/45835
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053/45836
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/82053/49749
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900315942912