A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053 |
Resumo: | O artigo busca evidenciar a relação com o saber de pessoas idosas matriculadas em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi essencial o registrar/ destacar a voz de cada pessoa idosa, que ao falar de si e, simultaneamente, dos outros e das coisas, trouxe ao estudo científico a possibilidade de apontar as dimensões da escolarização para a vida das pessoas idosas, sobretudo ao buscar compreender quais as relações estabelecidas com o aprender podem contribuir para o processo de empoderamento emancipatório desses sujeitos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com características exploratórias, em que se dialoga com teóricos como: Freire, Charlot, Bosi, Lisboa, entre outros; além do respaldo de documentos legais e de orientação de educação. Como principais resultados aponta-se para o fato de que a escolarização na vida dos participantes idosos vem como possibilidade de se perceberem como pessoas de saberes e de cultura. Notadamente, ao ter uma postura positiva perante a velhice, quanto ao desejo de compartilhar saberes e sentimentos e de serem protagonistas da sua história, elas têm o reconhecimento e a valorização no espaço familiar e social. |
id |
UFPR-4_0c7cc351713885b16d61625f3f4668ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/82053 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarizaçãoEducação; Educação de Jovens e AdultosEducação de Jovens e Adultos. Pessoas idosas; Escolarização; Empoderamento.Educação de AdultosO artigo busca evidenciar a relação com o saber de pessoas idosas matriculadas em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi essencial o registrar/ destacar a voz de cada pessoa idosa, que ao falar de si e, simultaneamente, dos outros e das coisas, trouxe ao estudo científico a possibilidade de apontar as dimensões da escolarização para a vida das pessoas idosas, sobretudo ao buscar compreender quais as relações estabelecidas com o aprender podem contribuir para o processo de empoderamento emancipatório desses sujeitos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com características exploratórias, em que se dialoga com teóricos como: Freire, Charlot, Bosi, Lisboa, entre outros; além do respaldo de documentos legais e de orientação de educação. Como principais resultados aponta-se para o fato de que a escolarização na vida dos participantes idosos vem como possibilidade de se perceberem como pessoas de saberes e de cultura. Notadamente, ao ter uma postura positiva perante a velhice, quanto ao desejo de compartilhar saberes e sentimentos e de serem protagonistas da sua história, elas têm o reconhecimento e a valorização no espaço familiar e social.UFPRUniversidade Federal de Santa CatarinaLaffin, Maria Hermínia Lage FernandesMachado, Cássia Cilene de Almeida Chalá2022-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053/45835https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053/45836https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/82053/49749Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:45:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/82053Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:45:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização |
title |
A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização |
spellingShingle |
A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes Educação; Educação de Jovens e Adultos Educação de Jovens e Adultos. Pessoas idosas; Escolarização; Empoderamento. Educação de Adultos |
title_short |
A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização |
title_full |
A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização |
title_fullStr |
A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização |
title_full_unstemmed |
A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização |
title_sort |
A relação com o saber e o empoderamento de idosos em processos de escolarização |
author |
Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes |
author_facet |
Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes Machado, Cássia Cilene de Almeida Chalá |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Cássia Cilene de Almeida Chalá |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes Machado, Cássia Cilene de Almeida Chalá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação de Jovens e Adultos Educação de Jovens e Adultos. Pessoas idosas; Escolarização; Empoderamento. Educação de Adultos |
topic |
Educação; Educação de Jovens e Adultos Educação de Jovens e Adultos. Pessoas idosas; Escolarização; Empoderamento. Educação de Adultos |
description |
O artigo busca evidenciar a relação com o saber de pessoas idosas matriculadas em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi essencial o registrar/ destacar a voz de cada pessoa idosa, que ao falar de si e, simultaneamente, dos outros e das coisas, trouxe ao estudo científico a possibilidade de apontar as dimensões da escolarização para a vida das pessoas idosas, sobretudo ao buscar compreender quais as relações estabelecidas com o aprender podem contribuir para o processo de empoderamento emancipatório desses sujeitos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com características exploratórias, em que se dialoga com teóricos como: Freire, Charlot, Bosi, Lisboa, entre outros; além do respaldo de documentos legais e de orientação de educação. Como principais resultados aponta-se para o fato de que a escolarização na vida dos participantes idosos vem como possibilidade de se perceberem como pessoas de saberes e de cultura. Notadamente, ao ter uma postura positiva perante a velhice, quanto ao desejo de compartilhar saberes e sentimentos e de serem protagonistas da sua história, elas têm o reconhecimento e a valorização no espaço familiar e social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053/45835 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82053/45836 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/82053/49749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900315942912 |