A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181677 |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender de que forma ocorre a gestão de marca no contexto da Sustentabilidade, a partir do estudo da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil. Em um primeiro momento, através de uma revisão teórica, debruçou-se na compreensão do papel social de uma empresa, apresentando os termos Responsabilidade Social e Sustentabilidade de forma a estabelecer as origens e as definições dos conceitos. Também foram levantados aspectos característicos das marcas para entender a relação das estratégias do Marketing 3.0 com as vertentes da Sustentabilidade. Após, a partir de um Estudo de Caso articulado à Análise de Conteúdo, foi realizada uma análise das manifestações da marca Lush sob as três categorias da Sustentabilidade: econômica, social e ambiental. Os resultados encontrados evidenciaram que as políticas e ações da Lush são relacionadas a todas as vertentes para o desenvolvimento sustentável e ancoradas nos valores da marca, propondo uma perspectiva integrada da gestão da marca com a Sustentabilidade. |
id |
UFRGS-2_2a1c0bedbbd63ea0abd14ac9c1d5b142 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181677 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Mariana da Rosa deRodrigues, André Iribure2018-09-06T02:30:20Z2018http://hdl.handle.net/10183/181677001073924O presente trabalho busca compreender de que forma ocorre a gestão de marca no contexto da Sustentabilidade, a partir do estudo da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil. Em um primeiro momento, através de uma revisão teórica, debruçou-se na compreensão do papel social de uma empresa, apresentando os termos Responsabilidade Social e Sustentabilidade de forma a estabelecer as origens e as definições dos conceitos. Também foram levantados aspectos característicos das marcas para entender a relação das estratégias do Marketing 3.0 com as vertentes da Sustentabilidade. Após, a partir de um Estudo de Caso articulado à Análise de Conteúdo, foi realizada uma análise das manifestações da marca Lush sob as três categorias da Sustentabilidade: econômica, social e ambiental. Os resultados encontrados evidenciaram que as políticas e ações da Lush são relacionadas a todas as vertentes para o desenvolvimento sustentável e ancoradas nos valores da marca, propondo uma perspectiva integrada da gestão da marca com a Sustentabilidade.This study aims to comprehend how brand management takes place in the context of Sustainability, from the analysis of Lush Fresh Handmade Cosmetics in Brazil. Initially, through the agency of a theoretical review, this study shall focus on understanding the social role and impact of a company, presenting the conceptual terms of Social Responsibility and Sustainability and then establishing the origin and definition of each of these concepts. Brand characteristics will also be discussed, as to better understand the relationship between Marketing 3.0 strategies and Sustainability strands. A Case Study will then be presented, concerning Content Analysis. This focuses on Lush’s manifestations, which are presented under three separate categories of Sustainability: economic, social, and environmental. The results of this analysis showed that the policies and actions of Lush are related to all aspects of sustainable development and are indeed anchored in their brand values, which propose an integrated perspective on the concept of brand management and Sustainability.application/pdfporGestão de marcasSustentabilidadeSocial ResponsibilityLush Fresh Handmade CosmeticsMarketing 3.0BrandSustainabilityA gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073924.pdfTexto completoapplication/pdf2523369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181677/1/001073924.pdf4a7163f20ade9fb39c2591c0d6de9686MD51TEXT001073924.pdf.txt001073924.pdf.txtExtracted Texttext/plain181432http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181677/2/001073924.pdf.txt321111fdf7f79b785800bf482d6b7eebMD52THUMBNAIL001073924.pdf.jpg001073924.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181677/3/001073924.pdf.jpg916903821efc10263ef1c76428203f9dMD5310183/1816772018-10-05 07:46:24.901oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181677Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:46:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil |
title |
A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil |
spellingShingle |
A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil Oliveira, Mariana da Rosa de Gestão de marcas Sustentabilidade Social Responsibility Lush Fresh Handmade Cosmetics Marketing 3.0 Brand Sustainability |
title_short |
A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil |
title_full |
A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil |
title_fullStr |
A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil |
title_full_unstemmed |
A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil |
title_sort |
A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil |
author |
Oliveira, Mariana da Rosa de |
author_facet |
Oliveira, Mariana da Rosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mariana da Rosa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, André Iribure |
contributor_str_mv |
Rodrigues, André Iribure |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de marcas Sustentabilidade |
topic |
Gestão de marcas Sustentabilidade Social Responsibility Lush Fresh Handmade Cosmetics Marketing 3.0 Brand Sustainability |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social Responsibility Lush Fresh Handmade Cosmetics Marketing 3.0 Brand Sustainability |
description |
O presente trabalho busca compreender de que forma ocorre a gestão de marca no contexto da Sustentabilidade, a partir do estudo da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil. Em um primeiro momento, através de uma revisão teórica, debruçou-se na compreensão do papel social de uma empresa, apresentando os termos Responsabilidade Social e Sustentabilidade de forma a estabelecer as origens e as definições dos conceitos. Também foram levantados aspectos característicos das marcas para entender a relação das estratégias do Marketing 3.0 com as vertentes da Sustentabilidade. Após, a partir de um Estudo de Caso articulado à Análise de Conteúdo, foi realizada uma análise das manifestações da marca Lush sob as três categorias da Sustentabilidade: econômica, social e ambiental. Os resultados encontrados evidenciaram que as políticas e ações da Lush são relacionadas a todas as vertentes para o desenvolvimento sustentável e ancoradas nos valores da marca, propondo uma perspectiva integrada da gestão da marca com a Sustentabilidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-06T02:30:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181677 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001073924 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181677 |
identifier_str_mv |
001073924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181677/1/001073924.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181677/2/001073924.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181677/3/001073924.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a7163f20ade9fb39c2591c0d6de9686 321111fdf7f79b785800bf482d6b7eeb 916903821efc10263ef1c76428203f9d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447223257792512 |