A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana da Rosa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181677
Resumo: O presente trabalho busca compreender de que forma ocorre a gestão de marca no contexto da Sustentabilidade, a partir do estudo da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil. Em um primeiro momento, através de uma revisão teórica, debruçou-se na compreensão do papel social de uma empresa, apresentando os termos Responsabilidade Social e Sustentabilidade de forma a estabelecer as origens e as definições dos conceitos. Também foram levantados aspectos característicos das marcas para entender a relação das estratégias do Marketing 3.0 com as vertentes da Sustentabilidade. Após, a partir de um Estudo de Caso articulado à Análise de Conteúdo, foi realizada uma análise das manifestações da marca Lush sob as três categorias da Sustentabilidade: econômica, social e ambiental. Os resultados encontrados evidenciaram que as políticas e ações da Lush são relacionadas a todas as vertentes para o desenvolvimento sustentável e ancoradas nos valores da marca, propondo uma perspectiva integrada da gestão da marca com a Sustentabilidade.
id UFRGS-2_2a1c0bedbbd63ea0abd14ac9c1d5b142
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181677
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Mariana da Rosa deRodrigues, André Iribure2018-09-06T02:30:20Z2018http://hdl.handle.net/10183/181677001073924O presente trabalho busca compreender de que forma ocorre a gestão de marca no contexto da Sustentabilidade, a partir do estudo da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil. Em um primeiro momento, através de uma revisão teórica, debruçou-se na compreensão do papel social de uma empresa, apresentando os termos Responsabilidade Social e Sustentabilidade de forma a estabelecer as origens e as definições dos conceitos. Também foram levantados aspectos característicos das marcas para entender a relação das estratégias do Marketing 3.0 com as vertentes da Sustentabilidade. Após, a partir de um Estudo de Caso articulado à Análise de Conteúdo, foi realizada uma análise das manifestações da marca Lush sob as três categorias da Sustentabilidade: econômica, social e ambiental. Os resultados encontrados evidenciaram que as políticas e ações da Lush são relacionadas a todas as vertentes para o desenvolvimento sustentável e ancoradas nos valores da marca, propondo uma perspectiva integrada da gestão da marca com a Sustentabilidade.This study aims to comprehend how brand management takes place in the context of Sustainability, from the analysis of Lush Fresh Handmade Cosmetics in Brazil. Initially, through the agency of a theoretical review, this study shall focus on understanding the social role and impact of a company, presenting the conceptual terms of Social Responsibility and Sustainability and then establishing the origin and definition of each of these concepts. Brand characteristics will also be discussed, as to better understand the relationship between Marketing 3.0 strategies and Sustainability strands. A Case Study will then be presented, concerning Content Analysis. This focuses on Lush’s manifestations, which are presented under three separate categories of Sustainability: economic, social, and environmental. The results of this analysis showed that the policies and actions of Lush are related to all aspects of sustainable development and are indeed anchored in their brand values, which propose an integrated perspective on the concept of brand management and Sustainability.application/pdfporGestão de marcasSustentabilidadeSocial ResponsibilityLush Fresh Handmade CosmeticsMarketing 3.0BrandSustainabilityA gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073924.pdfTexto completoapplication/pdf2523369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181677/1/001073924.pdf4a7163f20ade9fb39c2591c0d6de9686MD51TEXT001073924.pdf.txt001073924.pdf.txtExtracted Texttext/plain181432http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181677/2/001073924.pdf.txt321111fdf7f79b785800bf482d6b7eebMD52THUMBNAIL001073924.pdf.jpg001073924.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181677/3/001073924.pdf.jpg916903821efc10263ef1c76428203f9dMD5310183/1816772018-10-05 07:46:24.901oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181677Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:46:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil
title A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil
spellingShingle A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil
Oliveira, Mariana da Rosa de
Gestão de marcas
Sustentabilidade
Social Responsibility
Lush Fresh Handmade Cosmetics
Marketing 3.0
Brand
Sustainability
title_short A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil
title_full A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil
title_fullStr A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil
title_full_unstemmed A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil
title_sort A gestão de marca no contexto da sustentabilidade: um estudo de caso da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil
author Oliveira, Mariana da Rosa de
author_facet Oliveira, Mariana da Rosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mariana da Rosa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, André Iribure
contributor_str_mv Rodrigues, André Iribure
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marcas
Sustentabilidade
topic Gestão de marcas
Sustentabilidade
Social Responsibility
Lush Fresh Handmade Cosmetics
Marketing 3.0
Brand
Sustainability
dc.subject.eng.fl_str_mv Social Responsibility
Lush Fresh Handmade Cosmetics
Marketing 3.0
Brand
Sustainability
description O presente trabalho busca compreender de que forma ocorre a gestão de marca no contexto da Sustentabilidade, a partir do estudo da marca Lush Fresh Handmade Cosmetics no Brasil. Em um primeiro momento, através de uma revisão teórica, debruçou-se na compreensão do papel social de uma empresa, apresentando os termos Responsabilidade Social e Sustentabilidade de forma a estabelecer as origens e as definições dos conceitos. Também foram levantados aspectos característicos das marcas para entender a relação das estratégias do Marketing 3.0 com as vertentes da Sustentabilidade. Após, a partir de um Estudo de Caso articulado à Análise de Conteúdo, foi realizada uma análise das manifestações da marca Lush sob as três categorias da Sustentabilidade: econômica, social e ambiental. Os resultados encontrados evidenciaram que as políticas e ações da Lush são relacionadas a todas as vertentes para o desenvolvimento sustentável e ancoradas nos valores da marca, propondo uma perspectiva integrada da gestão da marca com a Sustentabilidade.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-06T02:30:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181677
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073924
url http://hdl.handle.net/10183/181677
identifier_str_mv 001073924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181677/1/001073924.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181677/2/001073924.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181677/3/001073924.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a7163f20ade9fb39c2591c0d6de9686
321111fdf7f79b785800bf482d6b7eeb
916903821efc10263ef1c76428203f9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447223257792512