O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordignon, Suelen
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zibetti, Murilo Ricardo, Trentini, Clarissa Marceli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163634
Resumo: Os pesquisadores têm à sua disposição uma variedade de métodos que auxiliam a compreensão dos processos de memória e aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo revisitar o procedimento de recordação seletiva, apresentando suas características e variações, e realizar um levantamento de estudos brasileiros que fizeram uso do mesmo. São apresentadas as diferenças entre a recordação seletiva e o procedimento padrão em tarefas de aprendizagem por recordação livre. Constatouse que, no Brasil, além de diferentes tarefas, são utilizadas formas de aplicações distintas do procedimento. A utilização da recordação seletiva apresenta relevância no estudo da memória e da aprendizagem, em especial na busca pela diferenciação entre as dificuldades normais de memórias e os déficits patológicos dessa função cognitiva.
id UFRGS-2_2a429fd5205babede741bd932865af13
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163634
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bordignon, SuelenZibetti, Murilo RicardoTrentini, Clarissa Marceli2017-07-04T02:32:15Z20160102-3772http://hdl.handle.net/10183/163634001020405Os pesquisadores têm à sua disposição uma variedade de métodos que auxiliam a compreensão dos processos de memória e aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo revisitar o procedimento de recordação seletiva, apresentando suas características e variações, e realizar um levantamento de estudos brasileiros que fizeram uso do mesmo. São apresentadas as diferenças entre a recordação seletiva e o procedimento padrão em tarefas de aprendizagem por recordação livre. Constatouse que, no Brasil, além de diferentes tarefas, são utilizadas formas de aplicações distintas do procedimento. A utilização da recordação seletiva apresenta relevância no estudo da memória e da aprendizagem, em especial na busca pela diferenciação entre as dificuldades normais de memórias e os déficits patológicos dessa função cognitiva.Researchers have a wide variety of methods that help to understand the processes of memory and learning. This paper aims to revisit the selective reminding procedure by presenting its characteristics and variations, and carry out a survey of Brazilian studies that made use of it. Differences are presented between the selective reminding procedure and the standard procedure in the use of free recall learning tests. The study showed that, in Brazil, the selective reminding procedure uses, not only different tasks, but also different application methods. The use of selective reminding is relevant to the study of memory and learning, especially to differentiate normal memory difficulties from pathological deficits in this cognitive function.application/pdfporPsicologia: teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 32, n. 2 (2016), p. 1-11, e32221MemóriaAprendizagemCogniçãoSelective remindingFCRTLearningMemoryO procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileirosAssessing memory and learning using the selective reminding procedure : a survey of Brazilian studiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020405.pdf001020405.pdfTexto completoapplication/pdf908423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163634/1/001020405.pdfade64a77ed4940b0b31c0015b56da073MD51TEXT001020405.pdf.txt001020405.pdf.txtExtracted Texttext/plain64706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163634/2/001020405.pdf.txtee7e966d54a455f563c02008c76048c0MD52THUMBNAIL001020405.pdf.jpg001020405.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163634/3/001020405.pdf.jpg60e0d41aeb61810be9b5dc7179d39a7dMD5310183/1636342018-10-09 08:23:02.954oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163634Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:23:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Assessing memory and learning using the selective reminding procedure : a survey of Brazilian studies
title O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros
spellingShingle O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros
Bordignon, Suelen
Memória
Aprendizagem
Cognição
Selective reminding
FCRT
Learning
Memory
title_short O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros
title_full O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros
title_fullStr O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros
title_full_unstemmed O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros
title_sort O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros
author Bordignon, Suelen
author_facet Bordignon, Suelen
Zibetti, Murilo Ricardo
Trentini, Clarissa Marceli
author_role author
author2 Zibetti, Murilo Ricardo
Trentini, Clarissa Marceli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordignon, Suelen
Zibetti, Murilo Ricardo
Trentini, Clarissa Marceli
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Aprendizagem
Cognição
topic Memória
Aprendizagem
Cognição
Selective reminding
FCRT
Learning
Memory
dc.subject.eng.fl_str_mv Selective reminding
FCRT
Learning
Memory
description Os pesquisadores têm à sua disposição uma variedade de métodos que auxiliam a compreensão dos processos de memória e aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo revisitar o procedimento de recordação seletiva, apresentando suas características e variações, e realizar um levantamento de estudos brasileiros que fizeram uso do mesmo. São apresentadas as diferenças entre a recordação seletiva e o procedimento padrão em tarefas de aprendizagem por recordação livre. Constatouse que, no Brasil, além de diferentes tarefas, são utilizadas formas de aplicações distintas do procedimento. A utilização da recordação seletiva apresenta relevância no estudo da memória e da aprendizagem, em especial na busca pela diferenciação entre as dificuldades normais de memórias e os déficits patológicos dessa função cognitiva.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-04T02:32:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163634
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-3772
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001020405
identifier_str_mv 0102-3772
001020405
url http://hdl.handle.net/10183/163634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 32, n. 2 (2016), p. 1-11, e32221
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163634/1/001020405.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163634/2/001020405.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163634/3/001020405.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ade64a77ed4940b0b31c0015b56da073
ee7e966d54a455f563c02008c76048c0
60e0d41aeb61810be9b5dc7179d39a7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224920626102272