O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163634 |
Resumo: | Os pesquisadores têm à sua disposição uma variedade de métodos que auxiliam a compreensão dos processos de memória e aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo revisitar o procedimento de recordação seletiva, apresentando suas características e variações, e realizar um levantamento de estudos brasileiros que fizeram uso do mesmo. São apresentadas as diferenças entre a recordação seletiva e o procedimento padrão em tarefas de aprendizagem por recordação livre. Constatouse que, no Brasil, além de diferentes tarefas, são utilizadas formas de aplicações distintas do procedimento. A utilização da recordação seletiva apresenta relevância no estudo da memória e da aprendizagem, em especial na busca pela diferenciação entre as dificuldades normais de memórias e os déficits patológicos dessa função cognitiva. |
id |
UFRGS-2_2a429fd5205babede741bd932865af13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163634 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bordignon, SuelenZibetti, Murilo RicardoTrentini, Clarissa Marceli2017-07-04T02:32:15Z20160102-3772http://hdl.handle.net/10183/163634001020405Os pesquisadores têm à sua disposição uma variedade de métodos que auxiliam a compreensão dos processos de memória e aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo revisitar o procedimento de recordação seletiva, apresentando suas características e variações, e realizar um levantamento de estudos brasileiros que fizeram uso do mesmo. São apresentadas as diferenças entre a recordação seletiva e o procedimento padrão em tarefas de aprendizagem por recordação livre. Constatouse que, no Brasil, além de diferentes tarefas, são utilizadas formas de aplicações distintas do procedimento. A utilização da recordação seletiva apresenta relevância no estudo da memória e da aprendizagem, em especial na busca pela diferenciação entre as dificuldades normais de memórias e os déficits patológicos dessa função cognitiva.Researchers have a wide variety of methods that help to understand the processes of memory and learning. This paper aims to revisit the selective reminding procedure by presenting its characteristics and variations, and carry out a survey of Brazilian studies that made use of it. Differences are presented between the selective reminding procedure and the standard procedure in the use of free recall learning tests. The study showed that, in Brazil, the selective reminding procedure uses, not only different tasks, but also different application methods. The use of selective reminding is relevant to the study of memory and learning, especially to differentiate normal memory difficulties from pathological deficits in this cognitive function.application/pdfporPsicologia: teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 32, n. 2 (2016), p. 1-11, e32221MemóriaAprendizagemCogniçãoSelective remindingFCRTLearningMemoryO procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileirosAssessing memory and learning using the selective reminding procedure : a survey of Brazilian studiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020405.pdf001020405.pdfTexto completoapplication/pdf908423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163634/1/001020405.pdfade64a77ed4940b0b31c0015b56da073MD51TEXT001020405.pdf.txt001020405.pdf.txtExtracted Texttext/plain64706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163634/2/001020405.pdf.txtee7e966d54a455f563c02008c76048c0MD52THUMBNAIL001020405.pdf.jpg001020405.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163634/3/001020405.pdf.jpg60e0d41aeb61810be9b5dc7179d39a7dMD5310183/1636342018-10-09 08:23:02.954oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163634Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:23:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Assessing memory and learning using the selective reminding procedure : a survey of Brazilian studies |
title |
O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros |
spellingShingle |
O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros Bordignon, Suelen Memória Aprendizagem Cognição Selective reminding FCRT Learning Memory |
title_short |
O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros |
title_full |
O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros |
title_fullStr |
O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros |
title_full_unstemmed |
O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros |
title_sort |
O procedimento selective reminding na avaliação da memória e aprendizagem : um levantamento de estudos brasileiros |
author |
Bordignon, Suelen |
author_facet |
Bordignon, Suelen Zibetti, Murilo Ricardo Trentini, Clarissa Marceli |
author_role |
author |
author2 |
Zibetti, Murilo Ricardo Trentini, Clarissa Marceli |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordignon, Suelen Zibetti, Murilo Ricardo Trentini, Clarissa Marceli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Aprendizagem Cognição |
topic |
Memória Aprendizagem Cognição Selective reminding FCRT Learning Memory |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Selective reminding FCRT Learning Memory |
description |
Os pesquisadores têm à sua disposição uma variedade de métodos que auxiliam a compreensão dos processos de memória e aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo revisitar o procedimento de recordação seletiva, apresentando suas características e variações, e realizar um levantamento de estudos brasileiros que fizeram uso do mesmo. São apresentadas as diferenças entre a recordação seletiva e o procedimento padrão em tarefas de aprendizagem por recordação livre. Constatouse que, no Brasil, além de diferentes tarefas, são utilizadas formas de aplicações distintas do procedimento. A utilização da recordação seletiva apresenta relevância no estudo da memória e da aprendizagem, em especial na busca pela diferenciação entre as dificuldades normais de memórias e os déficits patológicos dessa função cognitiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-04T02:32:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/163634 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-3772 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001020405 |
identifier_str_mv |
0102-3772 001020405 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/163634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 32, n. 2 (2016), p. 1-11, e32221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163634/1/001020405.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163634/2/001020405.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163634/3/001020405.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ade64a77ed4940b0b31c0015b56da073 ee7e966d54a455f563c02008c76048c0 60e0d41aeb61810be9b5dc7179d39a7d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224920626102272 |