Pedagogia da alternância : cartografando os sentidos do tempo na Licenciatura em Educação do Campo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181661 |
Resumo: | Esta monografia tem como intencionalidade problematizar de que modo a concepção de tempo vem se atualizando no discurso da Pedagogia da Alternância, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo – UFRGS / CLN? E de que forma o conceito de “tempo” se cola na proposta de ensino em Alternância. A perspectiva pós-estruturalista contribui para esta pesquisa, pois visa problematizar as concepções de tempo e espaço contidas no discurso da Pedagogia da Alternância, enquanto verdades construídas historicamente. A partir da análise do material empírico de pesquisa, Marcos Normativos para Educação do Campo e o Projeto Pedagógico do Curso. Documentos escolhidos por regimentar a Educação do Campo contemporaneamente. Garimpamos nos documentos excertos que contivessem as palavras: Alternância e Tempo. Analisamos as idéias centrais trazidas em cada excerto, a fim de coletar as recorrências nos discursos e separá-los por densidades de sentido. Na pedagogia da Alternância o objetivo metodológico é estabelecer, justamente, conexões e interações nos processos de ensino/aprendizagem, voltado aos povos do/no campo, considerando as relações sociais em espaços não escolares e estabelecendo relações entre teoria, prática e realidade dos estudantes e das comunidades do campo. Destacamos duas densidades de sentido para a concepção de “tempo” e “alternância”, as quais intitulamos: i) Entre Tempos e Espaços e ii) Entre Ensino – Tempo - Aprendizagem. As densidades de sentido apontam para um modelo de ensino que, ao alternar espaços, lugares e territórios em um determinado tempo de curso criam-se possibilidades múltiplas de/para aprendizagens, além de concepções diferentes do tempo entre ensino e aprendizagens. |
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Silva, Cíntia MeloSantos, Suelen Assunção2018-09-05T10:26:04Z2018http://hdl.handle.net/10183/181661001073890Esta monografia tem como intencionalidade problematizar de que modo a concepção de tempo vem se atualizando no discurso da Pedagogia da Alternância, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo – UFRGS / CLN? E de que forma o conceito de “tempo” se cola na proposta de ensino em Alternância. A perspectiva pós-estruturalista contribui para esta pesquisa, pois visa problematizar as concepções de tempo e espaço contidas no discurso da Pedagogia da Alternância, enquanto verdades construídas historicamente. A partir da análise do material empírico de pesquisa, Marcos Normativos para Educação do Campo e o Projeto Pedagógico do Curso. Documentos escolhidos por regimentar a Educação do Campo contemporaneamente. Garimpamos nos documentos excertos que contivessem as palavras: Alternância e Tempo. Analisamos as idéias centrais trazidas em cada excerto, a fim de coletar as recorrências nos discursos e separá-los por densidades de sentido. Na pedagogia da Alternância o objetivo metodológico é estabelecer, justamente, conexões e interações nos processos de ensino/aprendizagem, voltado aos povos do/no campo, considerando as relações sociais em espaços não escolares e estabelecendo relações entre teoria, prática e realidade dos estudantes e das comunidades do campo. Destacamos duas densidades de sentido para a concepção de “tempo” e “alternância”, as quais intitulamos: i) Entre Tempos e Espaços e ii) Entre Ensino – Tempo - Aprendizagem. As densidades de sentido apontam para um modelo de ensino que, ao alternar espaços, lugares e territórios em um determinado tempo de curso criam-se possibilidades múltiplas de/para aprendizagens, além de concepções diferentes do tempo entre ensino e aprendizagens.This monograph has as intentionality problematize that follows the conception of time comes if upgrading in the discourse of the Pedagogy of Alternation, linked to the course of Bachelor in Education Field - UFRGS / CLN. And how the concept of "time" if glue on proposal for teaching in alternation. The post-structuralist perspective contributes to this research, it aims to problematize the conceptions of time and space contained in the discourse of the Pedagogy of Alternation, while truths constructed historically. From the analysis of the empirical material of research frameworks for Education and the Pedagogical Project of the course. Regimentar papers chosen by the Field Education contemporaneously. Garimpamos in documents excerpts that contained the words: Alternation and time. We analyze the central ideas brought in each excerpt, in order to collect the recurrences in speeches and separate them by densities of sense. In the Pedagogy of Alternation the methodological objective is to establish precisely, connections and interactions in the teaching/learning processes, pointing to the peoples of/in the field, considering the social relations in non-school spaces and establishing relations between theory, practice and reality of the students and the communities in the field. We highlight two densities of meaning to the concept of "time" and "switching", to which, intitulamos: (i) between times and spaces and (ii) between Teaching - time - Learning. The densities of sense point toward a model of education which, when switching spaces, places and territories at a certain time of course creates multiple chances of/for learning, in addition to different conceptions of time between teaching and learning.application/pdfporEducação do campoPedagogia da alternânciaEnsino e aprendizagemEducation in the fieldTimePedagogy of AlternationSpaceTeaching - learningPedagogia da alternância : cartografando os sentidos do tempo na Licenciatura em Educação do Campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2018Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073890.pdfTexto completoapplication/pdf1447682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181661/1/001073890.pdf08bda1ce644332ba5fa34680b70055b3MD51TEXT001073890.pdf.txt001073890.pdf.txtExtracted Texttext/plain99393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181661/2/001073890.pdf.txt8d7f6497de629953af581983d1cd1b27MD52THUMBNAIL001073890.pdf.jpg001073890.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181661/3/001073890.pdf.jpgae2af9357ffedfeb4be1a22d3d864b03MD5310183/1816612018-10-05 07:54:38.836oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181661Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:54:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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