Pedagogia da alternância : cartografando os sentidos do tempo na Licenciatura em Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cíntia Melo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181661
Resumo: Esta monografia tem como intencionalidade problematizar de que modo a concepção de tempo vem se atualizando no discurso da Pedagogia da Alternância, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo – UFRGS / CLN? E de que forma o conceito de “tempo” se cola na proposta de ensino em Alternância. A perspectiva pós-estruturalista contribui para esta pesquisa, pois visa problematizar as concepções de tempo e espaço contidas no discurso da Pedagogia da Alternância, enquanto verdades construídas historicamente. A partir da análise do material empírico de pesquisa, Marcos Normativos para Educação do Campo e o Projeto Pedagógico do Curso. Documentos escolhidos por regimentar a Educação do Campo contemporaneamente. Garimpamos nos documentos excertos que contivessem as palavras: Alternância e Tempo. Analisamos as idéias centrais trazidas em cada excerto, a fim de coletar as recorrências nos discursos e separá-los por densidades de sentido. Na pedagogia da Alternância o objetivo metodológico é estabelecer, justamente, conexões e interações nos processos de ensino/aprendizagem, voltado aos povos do/no campo, considerando as relações sociais em espaços não escolares e estabelecendo relações entre teoria, prática e realidade dos estudantes e das comunidades do campo. Destacamos duas densidades de sentido para a concepção de “tempo” e “alternância”, as quais intitulamos: i) Entre Tempos e Espaços e ii) Entre Ensino – Tempo - Aprendizagem. As densidades de sentido apontam para um modelo de ensino que, ao alternar espaços, lugares e territórios em um determinado tempo de curso criam-se possibilidades múltiplas de/para aprendizagens, além de concepções diferentes do tempo entre ensino e aprendizagens.
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