O saber/fazer na pedagogia da alternância numa escola do Campo de Nova Friburgo na perspectiva da etnomatemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heringer, Constancia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12568
Resumo: O ensino da Matemática representa um grande desafio para a Educação do Campo e deve ser associado aos conhecimentos cotidianos para que o educando desenvolva o pensamento lógico, a criatividade, a capacidade de análise crítica e torne-se ativo na organização e transformação do ambiente em que vive. Esta pesquisa busca responder como se estabelecem as relações entre a Educação do Campo e a Etnomatemática numa Escola rural que adota a Pedagogia da Alternância. Como estratégia metodológica adotou as seguintes etapas: vivência no meio sócio profissional dos envolvidos, aplicação de questionários, elaboração e aplicação de questões sobre os conhecimentos prévios dos alunos e sobre a produção de flores, levantamento, análise e síntese dos dados obtidos, valorização dos saberes dos familiares, aplicação dos conteúdos próprios para o 7º ano do ensino fundamental partindo das informações obtidas nas etapas anteriores e novamente aplicação de questionários para fins de comparação. Os resultados apontam que os jovens têm atitudes positivas em relação à Matemática, dominam diferentes procedimentos matemáticos de maneira informal, demonstram facilidade de compreensão de conceitos quando esses são associados aos seus saberes e, indicam ainda, que a Pedagogia da Alternância possibilita a construção do processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva Etnomatemática ao considerar Educação do Campo como uma Pedagogia Libertadora que valoriza os saberes prévios dos alunos.
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Esta pesquisa busca responder como se estabelecem as relações entre a Educação do Campo e a Etnomatemática numa Escola rural que adota a Pedagogia da Alternância. Como estratégia metodológica adotou as seguintes etapas: vivência no meio sócio profissional dos envolvidos, aplicação de questionários, elaboração e aplicação de questões sobre os conhecimentos prévios dos alunos e sobre a produção de flores, levantamento, análise e síntese dos dados obtidos, valorização dos saberes dos familiares, aplicação dos conteúdos próprios para o 7º ano do ensino fundamental partindo das informações obtidas nas etapas anteriores e novamente aplicação de questionários para fins de comparação. Os resultados apontam que os jovens têm atitudes positivas em relação à Matemática, dominam diferentes procedimentos matemáticos de maneira informal, demonstram facilidade de compreensão de conceitos quando esses são associados aos seus saberes e, indicam ainda, que a Pedagogia da Alternância possibilita a construção do processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva Etnomatemática ao considerar Educação do Campo como uma Pedagogia Libertadora que valoriza os saberes prévios dos alunos.The teaching of mathematics represents a great challenge for the field education and should be associated with everyday knowledge so that the student develops logical thinking, creativity, the capacity for critical analysis and becomes active in the organization and transformation of the environment in which lives. This research seeks to answer how the relations between Field Education and Ethnomathematics are established in a Rural School that adopts the Pedagogy of Alternation. As a methodological strategy, the following steps were taken: experience in the socio-professional environment of the participants, app lication of questionnaires, elaboration and application of questions about students' previous knowledge and flower production, survey, analysis and synthesis of data obtained, valorization of knowledge of the relatives, application of the contents proper to the 7th year of elementary school based on the information obtained in the previous stages and again application of questionnaires for comparison purposes. The results show that young people have positive attitudes towards Mathematics, they have different mathematical procedures in an informal way, they demonstrate the comprehension of concepts when they are associated with their knowledge, and also indicate that the Alternation Pedagogy allows the construction of the process of teaching and learning in an ethnomathematical perspective when considering Field Education as a Liberating Pedagogy that values the students' previous knowledge.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação do CampoPedagogia da AlternânciaEtnomatemáticaField EducationPedagogy of AlternationEthnomathematicsEducaçãoO saber/fazer na pedagogia da alternância numa escola do Campo de Nova Friburgo na perspectiva da etnomatemáticaThe knowledge / to do in the pedagogy of alternation in a school of the Field of Nova Friburgo in the perspective of ethnomathematicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65092/2018%20-%20Constancia%20Heringer.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4642Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-05-17T21:08:13Z No. of bitstreams: 1 2018 - Constancia Heringer.pdf: 4921033 bytes, checksum: 7c466fb16d10019bac19faa334969f0a (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-17T21:08:14Z (GMT). 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