Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Sidnei Renato
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Barone, Dante Augusto Couto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23178
Resumo: Este artigo apresenta a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial, mais especificamente Sistemas Multiagentes, para a formação de grupos colaborativos em um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem na Web. A definição e implementação de uma arquitetura de agentes, modelados com algoritmos genéticos é apresentada, bem como sua integração com o ambiente TelEduc. O professor pode escolher, entre os critérios definidos, quais deverão ser utilizados na formação dos grupos colaborativos. Finalizando o artigo, apresenta-se a validação realizada através de um estudo de caso com estudantes de graduação de cursos na área da Informática, oriundos de 3 Instituições de Ensino Superior, através da formação de grupos colaborativos.
id UFRGS-2_2b07178bf6b5bf1e29f3414af07adf8e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23178
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Sidnei RenatoBarone, Dante Augusto Couto2010-06-01T04:18:04Z20061414-5685http://hdl.handle.net/10183/23178000559581Este artigo apresenta a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial, mais especificamente Sistemas Multiagentes, para a formação de grupos colaborativos em um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem na Web. A definição e implementação de uma arquitetura de agentes, modelados com algoritmos genéticos é apresentada, bem como sua integração com o ambiente TelEduc. O professor pode escolher, entre os critérios definidos, quais deverão ser utilizados na formação dos grupos colaborativos. Finalizando o artigo, apresenta-se a validação realizada através de um estudo de caso com estudantes de graduação de cursos na área da Informática, oriundos de 3 Instituições de Ensino Superior, através da formação de grupos colaborativos.This paper employs Distributed Artificial Intelligence (more specifically Multi-Agent Systems – MAS) techniques to approach the formation of collaborative groups in a web-based interactive multi-agent environment. The definition and implementation of an architecture of agents modeled with genetic algorithms is presented, as well as their integration with TelEduc, a collaborative learning environment. Also describes the architecture proposed, which is integrated to the TelEduc environment, by defining the functionality of each agent and the platform of development. Finally, the agent that forms collaborative groups by using aspects defined by the teacher is presented. Validation was performed through a case study carried out with students from three college courses on Computer Science, in computer programming classes where the agent implemented was tested in its task of forming collaborative groups.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 14, n. 2 (maio-ago. 2006), p. 29-40Informática : EducaçãoInteligência artificialAprendizagem colaborativaEducação a distânciaArtificial Intelligence in EducationMulti-Agent SystemsIntelligent Learning EnvironmentGenetic AlgorithmsCollaborative GroupsFormação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificialinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000559581.pdf000559581.pdfTexto completoapplication/pdf803200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23178/1/000559581.pdfb94b6897cc14636678175ef7765e3ae3MD51TEXT000559581.pdf.txt000559581.pdf.txtExtracted Texttext/plain42863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23178/2/000559581.pdf.txt19adb5c705e04095110fa86b8aba43b7MD52THUMBNAIL000559581.pdf.jpg000559581.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23178/3/000559581.pdf.jpgcd3b64943ef6636bfff00fa55d00e2f1MD5310183/231782022-09-18 04:48:13.848711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23178Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial
title Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial
spellingShingle Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial
Silveira, Sidnei Renato
Informática : Educação
Inteligência artificial
Aprendizagem colaborativa
Educação a distância
Artificial Intelligence in Education
Multi-Agent Systems
Intelligent Learning Environment
Genetic Algorithms
Collaborative Groups
title_short Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial
title_full Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial
title_fullStr Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial
title_full_unstemmed Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial
title_sort Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial
author Silveira, Sidnei Renato
author_facet Silveira, Sidnei Renato
Barone, Dante Augusto Couto
author_role author
author2 Barone, Dante Augusto Couto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Sidnei Renato
Barone, Dante Augusto Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Informática : Educação
Inteligência artificial
Aprendizagem colaborativa
Educação a distância
topic Informática : Educação
Inteligência artificial
Aprendizagem colaborativa
Educação a distância
Artificial Intelligence in Education
Multi-Agent Systems
Intelligent Learning Environment
Genetic Algorithms
Collaborative Groups
dc.subject.eng.fl_str_mv Artificial Intelligence in Education
Multi-Agent Systems
Intelligent Learning Environment
Genetic Algorithms
Collaborative Groups
description Este artigo apresenta a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial, mais especificamente Sistemas Multiagentes, para a formação de grupos colaborativos em um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem na Web. A definição e implementação de uma arquitetura de agentes, modelados com algoritmos genéticos é apresentada, bem como sua integração com o ambiente TelEduc. O professor pode escolher, entre os critérios definidos, quais deverão ser utilizados na formação dos grupos colaborativos. Finalizando o artigo, apresenta-se a validação realizada através de um estudo de caso com estudantes de graduação de cursos na área da Informática, oriundos de 3 Instituições de Ensino Superior, através da formação de grupos colaborativos.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-01T04:18:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23178
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-5685
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000559581
identifier_str_mv 1414-5685
000559581
url http://hdl.handle.net/10183/23178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 14, n. 2 (maio-ago. 2006), p. 29-40
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23178/1/000559581.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23178/2/000559581.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23178/3/000559581.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b94b6897cc14636678175ef7765e3ae3
19adb5c705e04095110fa86b8aba43b7
cd3b64943ef6636bfff00fa55d00e2f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790159411904512